Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Cátia Sofia Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/30764
Resumo: A monitorização e avaliação de projetos de educação ambiental e/ou educação para o desenvolvimento apresenta uma elevada relevância para compreender mudanças de comportamento e impactos sociais e ambientais dos indivíduos e grupos na sociedade. O programa Generation Earth Portugal, um programa de liderança ambiental jovem em Portugal, capacita jovens para a mudança de comportamentos em Portugal, mas carece de um modelo de avaliação que permita compreender os reais impactos do programa. Este trabalho de projeto pretende dar resposta a este desafio, propondo um modelo de avaliação e monitorização que acompanhe este programa. Assim, é realizado um enquadramento teórico sobre a educação ambiental em Portugal, diversidade juvenil e empoderamento, educação não-formal, competências-chave e modelos de monitorização e avaliação para a educação. Este enquadramento é a base para o diagnóstico e construção de indicadores e instrumentos que são contemplados nesta proposta de modelo de avaliação, que deverá ser testado e aplicado no decorrer da quarta edição do programa Generation Earth Portugal.
id RCAP_75ae67a692d3b2bcc95dadc688dcfcf6
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30764
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal"Cidadania ativaEducação ambiental -- Environmental educationEmpoderamento jovemLiderança ambientalMonitorização e avaliaçãoActive citizenshipYouth empowermentEnvironmental leadershipMonitoring and evaluationA monitorização e avaliação de projetos de educação ambiental e/ou educação para o desenvolvimento apresenta uma elevada relevância para compreender mudanças de comportamento e impactos sociais e ambientais dos indivíduos e grupos na sociedade. O programa Generation Earth Portugal, um programa de liderança ambiental jovem em Portugal, capacita jovens para a mudança de comportamentos em Portugal, mas carece de um modelo de avaliação que permita compreender os reais impactos do programa. Este trabalho de projeto pretende dar resposta a este desafio, propondo um modelo de avaliação e monitorização que acompanhe este programa. Assim, é realizado um enquadramento teórico sobre a educação ambiental em Portugal, diversidade juvenil e empoderamento, educação não-formal, competências-chave e modelos de monitorização e avaliação para a educação. Este enquadramento é a base para o diagnóstico e construção de indicadores e instrumentos que são contemplados nesta proposta de modelo de avaliação, que deverá ser testado e aplicado no decorrer da quarta edição do programa Generation Earth Portugal.Monitoring and evaluation of environmental education and/or education for development projects is highly relevant for understanding changes in behaviour and social and environmental impacts of individuals and groups in society. Generation Earth Portugal program, a youth environmental leadership program, empowers young people to change behaviours and be active citizens, but lacks an evaluation model that allows understanding the real impacts of the program. This project work aims to respond to this challenge, proposing an evaluation and monitoring model that accompanies this program. Thus, a theoretical framework is provided within this document, focusing on environmental education in Portugal, youth diversity and empowerment, non-formal education, key skills and monitoring and evaluation models for education. This framework is the basis for the diagnosis and construction of indicators and instruments that are included in this proposed evaluation model, which shall be tested and applied during the fourth edition of the Generation Earth Portugal program.2024-02-01T11:58:06Z2023-11-27T00:00:00Z2023-11-272023-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/30764TID:203469070porNunes, Cátia Sofia Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-04T01:18:58Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:59.717563Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal"
title Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal"
spellingShingle Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal"
Nunes, Cátia Sofia Gomes
Cidadania ativa
Educação ambiental -- Environmental education
Empoderamento jovem
Liderança ambiental
Monitorização e avaliação
Active citizenship
Youth empowerment
Environmental leadership
Monitoring and evaluation
title_short Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal"
title_full Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal"
title_fullStr Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal"
title_full_unstemmed Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal"
title_sort Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal"
author Nunes, Cátia Sofia Gomes
author_facet Nunes, Cátia Sofia Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Cátia Sofia Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania ativa
Educação ambiental -- Environmental education
Empoderamento jovem
Liderança ambiental
Monitorização e avaliação
Active citizenship
Youth empowerment
Environmental leadership
Monitoring and evaluation
topic Cidadania ativa
Educação ambiental -- Environmental education
Empoderamento jovem
Liderança ambiental
Monitorização e avaliação
Active citizenship
Youth empowerment
Environmental leadership
Monitoring and evaluation
description A monitorização e avaliação de projetos de educação ambiental e/ou educação para o desenvolvimento apresenta uma elevada relevância para compreender mudanças de comportamento e impactos sociais e ambientais dos indivíduos e grupos na sociedade. O programa Generation Earth Portugal, um programa de liderança ambiental jovem em Portugal, capacita jovens para a mudança de comportamentos em Portugal, mas carece de um modelo de avaliação que permita compreender os reais impactos do programa. Este trabalho de projeto pretende dar resposta a este desafio, propondo um modelo de avaliação e monitorização que acompanhe este programa. Assim, é realizado um enquadramento teórico sobre a educação ambiental em Portugal, diversidade juvenil e empoderamento, educação não-formal, competências-chave e modelos de monitorização e avaliação para a educação. Este enquadramento é a base para o diagnóstico e construção de indicadores e instrumentos que são contemplados nesta proposta de modelo de avaliação, que deverá ser testado e aplicado no decorrer da quarta edição do programa Generation Earth Portugal.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27T00:00:00Z
2023-11-27
2023-10
2024-02-01T11:58:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/30764
TID:203469070
url http://hdl.handle.net/10071/30764
identifier_str_mv TID:203469070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137168644374528