Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/30764 |
Resumo: | A monitorização e avaliação de projetos de educação ambiental e/ou educação para o desenvolvimento apresenta uma elevada relevância para compreender mudanças de comportamento e impactos sociais e ambientais dos indivíduos e grupos na sociedade. O programa Generation Earth Portugal, um programa de liderança ambiental jovem em Portugal, capacita jovens para a mudança de comportamentos em Portugal, mas carece de um modelo de avaliação que permita compreender os reais impactos do programa. Este trabalho de projeto pretende dar resposta a este desafio, propondo um modelo de avaliação e monitorização que acompanhe este programa. Assim, é realizado um enquadramento teórico sobre a educação ambiental em Portugal, diversidade juvenil e empoderamento, educação não-formal, competências-chave e modelos de monitorização e avaliação para a educação. Este enquadramento é a base para o diagnóstico e construção de indicadores e instrumentos que são contemplados nesta proposta de modelo de avaliação, que deverá ser testado e aplicado no decorrer da quarta edição do programa Generation Earth Portugal. |
id |
RCAP_75ae67a692d3b2bcc95dadc688dcfcf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30764 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal"Cidadania ativaEducação ambiental -- Environmental educationEmpoderamento jovemLiderança ambientalMonitorização e avaliaçãoActive citizenshipYouth empowermentEnvironmental leadershipMonitoring and evaluationA monitorização e avaliação de projetos de educação ambiental e/ou educação para o desenvolvimento apresenta uma elevada relevância para compreender mudanças de comportamento e impactos sociais e ambientais dos indivíduos e grupos na sociedade. O programa Generation Earth Portugal, um programa de liderança ambiental jovem em Portugal, capacita jovens para a mudança de comportamentos em Portugal, mas carece de um modelo de avaliação que permita compreender os reais impactos do programa. Este trabalho de projeto pretende dar resposta a este desafio, propondo um modelo de avaliação e monitorização que acompanhe este programa. Assim, é realizado um enquadramento teórico sobre a educação ambiental em Portugal, diversidade juvenil e empoderamento, educação não-formal, competências-chave e modelos de monitorização e avaliação para a educação. Este enquadramento é a base para o diagnóstico e construção de indicadores e instrumentos que são contemplados nesta proposta de modelo de avaliação, que deverá ser testado e aplicado no decorrer da quarta edição do programa Generation Earth Portugal.Monitoring and evaluation of environmental education and/or education for development projects is highly relevant for understanding changes in behaviour and social and environmental impacts of individuals and groups in society. Generation Earth Portugal program, a youth environmental leadership program, empowers young people to change behaviours and be active citizens, but lacks an evaluation model that allows understanding the real impacts of the program. This project work aims to respond to this challenge, proposing an evaluation and monitoring model that accompanies this program. Thus, a theoretical framework is provided within this document, focusing on environmental education in Portugal, youth diversity and empowerment, non-formal education, key skills and monitoring and evaluation models for education. This framework is the basis for the diagnosis and construction of indicators and instruments that are included in this proposed evaluation model, which shall be tested and applied during the fourth edition of the Generation Earth Portugal program.2024-02-01T11:58:06Z2023-11-27T00:00:00Z2023-11-272023-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/30764TID:203469070porNunes, Cátia Sofia Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-04T01:18:58Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:59.717563Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal" |
title |
Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal" |
spellingShingle |
Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal" Nunes, Cátia Sofia Gomes Cidadania ativa Educação ambiental -- Environmental education Empoderamento jovem Liderança ambiental Monitorização e avaliação Active citizenship Youth empowerment Environmental leadership Monitoring and evaluation |
title_short |
Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal" |
title_full |
Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal" |
title_fullStr |
Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal" |
title_full_unstemmed |
Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal" |
title_sort |
Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal" |
author |
Nunes, Cátia Sofia Gomes |
author_facet |
Nunes, Cátia Sofia Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Cátia Sofia Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania ativa Educação ambiental -- Environmental education Empoderamento jovem Liderança ambiental Monitorização e avaliação Active citizenship Youth empowerment Environmental leadership Monitoring and evaluation |
topic |
Cidadania ativa Educação ambiental -- Environmental education Empoderamento jovem Liderança ambiental Monitorização e avaliação Active citizenship Youth empowerment Environmental leadership Monitoring and evaluation |
description |
A monitorização e avaliação de projetos de educação ambiental e/ou educação para o desenvolvimento apresenta uma elevada relevância para compreender mudanças de comportamento e impactos sociais e ambientais dos indivíduos e grupos na sociedade. O programa Generation Earth Portugal, um programa de liderança ambiental jovem em Portugal, capacita jovens para a mudança de comportamentos em Portugal, mas carece de um modelo de avaliação que permita compreender os reais impactos do programa. Este trabalho de projeto pretende dar resposta a este desafio, propondo um modelo de avaliação e monitorização que acompanhe este programa. Assim, é realizado um enquadramento teórico sobre a educação ambiental em Portugal, diversidade juvenil e empoderamento, educação não-formal, competências-chave e modelos de monitorização e avaliação para a educação. Este enquadramento é a base para o diagnóstico e construção de indicadores e instrumentos que são contemplados nesta proposta de modelo de avaliação, que deverá ser testado e aplicado no decorrer da quarta edição do programa Generation Earth Portugal. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-27T00:00:00Z 2023-11-27 2023-10 2024-02-01T11:58:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/30764 TID:203469070 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/30764 |
identifier_str_mv |
TID:203469070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137168644374528 |