O Discurso de uma Professora sobre a Atividade Prescritiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ataíde Ferreira , Sandra Patrícia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Leal, Audria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/110852
Resumo: UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 SFRH/BPD/111234/2015
id RCAP_75afd8adde9d1c5d6f03e9ff377aa1c0
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/110852
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Discurso de uma Professora sobre a Atividade PrescritivaThe teacher discourse about the prescriptive activitysignifications about the teaching and learning work of Portuguese/domain of readingSignificações sobre o Trabalho e Ensino e de Aprendizagem do Português/Domínio da LeituraAtividade PrescritivaArtefato CulturalEnsino do PortuguêsDomínio da LeituraPrecribed ActivityCultural ArtifactPortuguese TeachingReading DomainUIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 SFRH/BPD/111234/2015Com base na Ergonomia da Atividade, defende-se que as prescrições são artefatos culturais e consubstanciais à atividade professoral, apresentando-se como uma das dimensões do trabalho docente. Assim, objetivaram-se (i) analisar as (re)conceptualizações e aorganização de meios de trabalho coletivos para a realização das prescrições no âmbito do ensino e da aprendizagem do Português; (ii) apreender as autoprescrições realizadas pelo(a) professor(a) para a favorecer a aprendizagem da leitura por parte do aluno. Para tal, foi realizada uma entrevista com uma professora do 2º Ano, 1º Ciclo, do Sistema Educacional de Portugal, que foi analisada de acordo com o procedimento dos Núcleos de Significação. Os resultados demonstram que a participação da professora em diferentes coletivos de trabalho, permitem-lhe contrariar, adiantar-se ou contrapor-se às prescrições dos textos institucionais de políticas públicas de educação para garantir a eficácia da aprendizagem dos alunos no domínio da leitura/literatura. // Based on Activity Ergonomics, it is argued that prescriptions are cultural artifacts and consubstantial to teaching activity, presenting as one of the dimensions of teaching work. Thus, this work aims (i) to analyze the (re) conceptualizations and the organization of collective means of work for the realization of the prescriptions in the context of teaching and learning Portuguese; (ii) to learn the self-prescriptions made by the teacher in order to favor the student's learning of reading. For this, an interview was conducted with one teacher of the 2nd Year, 1st Cycle, of the Educational System of Portugal, which was analyzed according to the procedure of the Nuclei of Meaning. The results show that the participation of the teacher in different work groups allows her to contradict, advance or counteract the prescriptions of the institutional texts of public education policies to ensure the effectiveness of students' learning in the field of reading/literature.Centro de Linguística da UNL (CLUNL)RUNAtaíde Ferreira , Sandra PatríciaLeal, Audria2021-01-27T23:39:44Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article28application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/110852por1678-8931PURE: 27375627info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:54:44Zoai:run.unl.pt:10362/110852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:41:44.275965Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Discurso de uma Professora sobre a Atividade Prescritiva
The teacher discourse about the prescriptive activitysignifications about the teaching and learning work of Portuguese/domain of reading
Significações sobre o Trabalho e Ensino e de Aprendizagem do Português/Domínio da Leitura
title O Discurso de uma Professora sobre a Atividade Prescritiva
spellingShingle O Discurso de uma Professora sobre a Atividade Prescritiva
Ataíde Ferreira , Sandra Patrícia
Atividade Prescritiva
Artefato Cultural
Ensino do Português
Domínio da Leitura
Precribed Activity
Cultural Artifact
Portuguese Teaching
Reading Domain
title_short O Discurso de uma Professora sobre a Atividade Prescritiva
title_full O Discurso de uma Professora sobre a Atividade Prescritiva
title_fullStr O Discurso de uma Professora sobre a Atividade Prescritiva
title_full_unstemmed O Discurso de uma Professora sobre a Atividade Prescritiva
title_sort O Discurso de uma Professora sobre a Atividade Prescritiva
author Ataíde Ferreira , Sandra Patrícia
author_facet Ataíde Ferreira , Sandra Patrícia
Leal, Audria
author_role author
author2 Leal, Audria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro de Linguística da UNL (CLUNL)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Ataíde Ferreira , Sandra Patrícia
Leal, Audria
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade Prescritiva
Artefato Cultural
Ensino do Português
Domínio da Leitura
Precribed Activity
Cultural Artifact
Portuguese Teaching
Reading Domain
topic Atividade Prescritiva
Artefato Cultural
Ensino do Português
Domínio da Leitura
Precribed Activity
Cultural Artifact
Portuguese Teaching
Reading Domain
description UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 SFRH/BPD/111234/2015
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-01-27T23:39:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/110852
url http://hdl.handle.net/10362/110852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1678-8931
PURE: 27375627
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 28
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138030347354112