O Discurso de uma Professora sobre a Atividade Prescritiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/110852 |
Resumo: | UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 SFRH/BPD/111234/2015 |
id |
RCAP_75afd8adde9d1c5d6f03e9ff377aa1c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/110852 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Discurso de uma Professora sobre a Atividade PrescritivaThe teacher discourse about the prescriptive activitysignifications about the teaching and learning work of Portuguese/domain of readingSignificações sobre o Trabalho e Ensino e de Aprendizagem do Português/Domínio da LeituraAtividade PrescritivaArtefato CulturalEnsino do PortuguêsDomínio da LeituraPrecribed ActivityCultural ArtifactPortuguese TeachingReading DomainUIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 SFRH/BPD/111234/2015Com base na Ergonomia da Atividade, defende-se que as prescrições são artefatos culturais e consubstanciais à atividade professoral, apresentando-se como uma das dimensões do trabalho docente. Assim, objetivaram-se (i) analisar as (re)conceptualizações e aorganização de meios de trabalho coletivos para a realização das prescrições no âmbito do ensino e da aprendizagem do Português; (ii) apreender as autoprescrições realizadas pelo(a) professor(a) para a favorecer a aprendizagem da leitura por parte do aluno. Para tal, foi realizada uma entrevista com uma professora do 2º Ano, 1º Ciclo, do Sistema Educacional de Portugal, que foi analisada de acordo com o procedimento dos Núcleos de Significação. Os resultados demonstram que a participação da professora em diferentes coletivos de trabalho, permitem-lhe contrariar, adiantar-se ou contrapor-se às prescrições dos textos institucionais de políticas públicas de educação para garantir a eficácia da aprendizagem dos alunos no domínio da leitura/literatura. // Based on Activity Ergonomics, it is argued that prescriptions are cultural artifacts and consubstantial to teaching activity, presenting as one of the dimensions of teaching work. Thus, this work aims (i) to analyze the (re) conceptualizations and the organization of collective means of work for the realization of the prescriptions in the context of teaching and learning Portuguese; (ii) to learn the self-prescriptions made by the teacher in order to favor the student's learning of reading. For this, an interview was conducted with one teacher of the 2nd Year, 1st Cycle, of the Educational System of Portugal, which was analyzed according to the procedure of the Nuclei of Meaning. The results show that the participation of the teacher in different work groups allows her to contradict, advance or counteract the prescriptions of the institutional texts of public education policies to ensure the effectiveness of students' learning in the field of reading/literature.Centro de Linguística da UNL (CLUNL)RUNAtaíde Ferreira , Sandra PatríciaLeal, Audria2021-01-27T23:39:44Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article28application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/110852por1678-8931PURE: 27375627info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:54:44Zoai:run.unl.pt:10362/110852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:41:44.275965Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Discurso de uma Professora sobre a Atividade Prescritiva The teacher discourse about the prescriptive activitysignifications about the teaching and learning work of Portuguese/domain of reading Significações sobre o Trabalho e Ensino e de Aprendizagem do Português/Domínio da Leitura |
title |
O Discurso de uma Professora sobre a Atividade Prescritiva |
spellingShingle |
O Discurso de uma Professora sobre a Atividade Prescritiva Ataíde Ferreira , Sandra Patrícia Atividade Prescritiva Artefato Cultural Ensino do Português Domínio da Leitura Precribed Activity Cultural Artifact Portuguese Teaching Reading Domain |
title_short |
O Discurso de uma Professora sobre a Atividade Prescritiva |
title_full |
O Discurso de uma Professora sobre a Atividade Prescritiva |
title_fullStr |
O Discurso de uma Professora sobre a Atividade Prescritiva |
title_full_unstemmed |
O Discurso de uma Professora sobre a Atividade Prescritiva |
title_sort |
O Discurso de uma Professora sobre a Atividade Prescritiva |
author |
Ataíde Ferreira , Sandra Patrícia |
author_facet |
Ataíde Ferreira , Sandra Patrícia Leal, Audria |
author_role |
author |
author2 |
Leal, Audria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro de Linguística da UNL (CLUNL) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ataíde Ferreira , Sandra Patrícia Leal, Audria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade Prescritiva Artefato Cultural Ensino do Português Domínio da Leitura Precribed Activity Cultural Artifact Portuguese Teaching Reading Domain |
topic |
Atividade Prescritiva Artefato Cultural Ensino do Português Domínio da Leitura Precribed Activity Cultural Artifact Portuguese Teaching Reading Domain |
description |
UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 SFRH/BPD/111234/2015 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-01-27T23:39:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/110852 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/110852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1678-8931 PURE: 27375627 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
28 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138030347354112 |