2º Ciclo em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2262 |
Resumo: | A atividade física e desportiva(AFD) foi uma das atividades que surgiram no ano de 2006, no âmbito das atividades de enriquecimento curricular, sendo oficializadas através do despacho nº 12 591/2006 . Desde essa altura até ao presente, parecem ter ocorrido alterações relativamente à prática de atividade física no 1.º CEB. Apesar de se esperar um maior enriquecimento curricular na área da atividade física, tal parece não ter sucedido, desaparecendo a sua prática durante o tempo curricular. O objetivo do presente estudo foi conhecer as conceções de quatro docentes de AFD, relativamente a vários aspetos da sua atividade, bem como as variáveis que a podem condicionar. Desta forma, procuramos retratar e analisar os diferentes docentes, sobre as várias questões em análise. O estudo foi realizado recorrendo à metodologia qualitativa, para isso utilizamos uma entrevista semi-estruturada para a recolha de dados, junto de quatro docentes de AEC-AFD(dois do sexo masculino e dois do sexo feminino). A análise e organização dos dados realizou-se mediante a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 1977) em categorias e subcategorias(Vala, 1986). No decorrer do estudo, chegamos a um conjunto de conclusões. A EEFM raramente é lecionada pelos professores das turmas, sendo cada vez mais a AFD a única atividade que proporciona atividade física aos alunos, por essa razão, os docentes consideram que as duas atividades não são complementares, verificando-se ainda uma ausência de articulação entre a EEFM e a AEC-AFD. A dificuldade mais referida pelos docentes de AFD na implementação da sua atividade, prende-se com a falta de qualidade dos espaços físicos ou a escassez de materiais. Todavia, os docentes de AFD, denotam preocupação com o ensino, mencionando finalidades educativas como o cerne da sua prática, revelando bons conhecimentos e preparação adequada para a sua atividade. Verifica-se uma taxa elevada de participação dos alunos, que gostam bastante da atividade. A perceção sobre os encarregados de educação é menos consensual, dividindo-se entre a valorização e a desvalorização atribuída por estes à AFD. |
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2º Ciclo em ensino de educação física nos ensinos básico e secundárioAtividades de enriquecimento curricular (AEC´S)Atividade física e desportiva (AFD)Conceções dos docentesProfessoresA atividade física e desportiva(AFD) foi uma das atividades que surgiram no ano de 2006, no âmbito das atividades de enriquecimento curricular, sendo oficializadas através do despacho nº 12 591/2006 . Desde essa altura até ao presente, parecem ter ocorrido alterações relativamente à prática de atividade física no 1.º CEB. Apesar de se esperar um maior enriquecimento curricular na área da atividade física, tal parece não ter sucedido, desaparecendo a sua prática durante o tempo curricular. O objetivo do presente estudo foi conhecer as conceções de quatro docentes de AFD, relativamente a vários aspetos da sua atividade, bem como as variáveis que a podem condicionar. Desta forma, procuramos retratar e analisar os diferentes docentes, sobre as várias questões em análise. O estudo foi realizado recorrendo à metodologia qualitativa, para isso utilizamos uma entrevista semi-estruturada para a recolha de dados, junto de quatro docentes de AEC-AFD(dois do sexo masculino e dois do sexo feminino). A análise e organização dos dados realizou-se mediante a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 1977) em categorias e subcategorias(Vala, 1986). No decorrer do estudo, chegamos a um conjunto de conclusões. A EEFM raramente é lecionada pelos professores das turmas, sendo cada vez mais a AFD a única atividade que proporciona atividade física aos alunos, por essa razão, os docentes consideram que as duas atividades não são complementares, verificando-se ainda uma ausência de articulação entre a EEFM e a AEC-AFD. A dificuldade mais referida pelos docentes de AFD na implementação da sua atividade, prende-se com a falta de qualidade dos espaços físicos ou a escassez de materiais. Todavia, os docentes de AFD, denotam preocupação com o ensino, mencionando finalidades educativas como o cerne da sua prática, revelando bons conhecimentos e preparação adequada para a sua atividade. Verifica-se uma taxa elevada de participação dos alunos, que gostam bastante da atividade. A perceção sobre os encarregados de educação é menos consensual, dividindo-se entre a valorização e a desvalorização atribuída por estes à AFD.Physical and sport activity (AFD) was one of the subjects that emerged in 2006 as part of the curriculum enrichment activities, made official by the decree No. 591 / 2006 12. Since then until now, there seems to have been changes regarding physical activity in the 1st CEB. Although an increase in physical activity was to be expected in the curriculum, in fact, this seems not to have happened, resulting in such practice having almost disappeared from it. The aim of this study was to understand four AFD teachers’ conceptions about various aspects of their activity, as well as the variables that might influence it. Thus, we tried to portray and analyze the different teachers, on the various issues under discussion. The study was conducted using the qualitative methodology. For this data gathering, we used a semi-structured interview of the four teachers from AEC-AFD (two males and two females). The analysis and classification of the collected data was done using the content analysis technique (Bardin, 1977) through categories and subcategories (Vala, 1986). During the study, we reached various conclusions. EEFM is rarely taught by the teacher assigned to the class, thus AFD is increasingly becoming the only physical activity that the students practice. For this reason, the teachers consider that the two activities are not complementary to each other and that there is still no coordination between EEFM and AEC-AFD. Most AFD teachers mentioned that the main obstacles for an effective practice of their subject are the lack of quality of the facilities and the shortage of equipment or materials. However, AFD teachers, show concern for quality teaching, citing educational purposes as the core of their activity, revealing a profound know-how and adequate preparation for their work. There is a high participation rate by the students, who love the subject. Caregivers’ perception about the it is less consensual, falling in between the appraisal and depreciation of AFD.2012-12-03T15:54:48Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2262porRocha, Gilberto Marques dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:53:50Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:43.708775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A atividade física e desportiva(AFD) foi uma das atividades que surgiram no ano de 2006, no âmbito das atividades de enriquecimento curricular, sendo oficializadas através do despacho nº 12 591/2006 . Desde essa altura até ao presente, parecem ter ocorrido alterações relativamente à prática de atividade física no 1.º CEB. Apesar de se esperar um maior enriquecimento curricular na área da atividade física, tal parece não ter sucedido, desaparecendo a sua prática durante o tempo curricular. O objetivo do presente estudo foi conhecer as conceções de quatro docentes de AFD, relativamente a vários aspetos da sua atividade, bem como as variáveis que a podem condicionar. Desta forma, procuramos retratar e analisar os diferentes docentes, sobre as várias questões em análise. O estudo foi realizado recorrendo à metodologia qualitativa, para isso utilizamos uma entrevista semi-estruturada para a recolha de dados, junto de quatro docentes de AEC-AFD(dois do sexo masculino e dois do sexo feminino). A análise e organização dos dados realizou-se mediante a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 1977) em categorias e subcategorias(Vala, 1986). No decorrer do estudo, chegamos a um conjunto de conclusões. A EEFM raramente é lecionada pelos professores das turmas, sendo cada vez mais a AFD a única atividade que proporciona atividade física aos alunos, por essa razão, os docentes consideram que as duas atividades não são complementares, verificando-se ainda uma ausência de articulação entre a EEFM e a AEC-AFD. A dificuldade mais referida pelos docentes de AFD na implementação da sua atividade, prende-se com a falta de qualidade dos espaços físicos ou a escassez de materiais. Todavia, os docentes de AFD, denotam preocupação com o ensino, mencionando finalidades educativas como o cerne da sua prática, revelando bons conhecimentos e preparação adequada para a sua atividade. Verifica-se uma taxa elevada de participação dos alunos, que gostam bastante da atividade. A perceção sobre os encarregados de educação é menos consensual, dividindo-se entre a valorização e a desvalorização atribuída por estes à AFD. |
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