Cobertura Jornalística dos Números da Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/135624 |
Resumo: | UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020 |
id |
RCAP_75c01c2b684f3d4ede05563d80aadf49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/135624 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cobertura Jornalística dos Números da Covid-19Casos de Inovação em PortugalInovação nos mediaCultura DigitalMuseus PortuguesesUIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020A pandemia da Covid-19 foi, desde o início, sinónimo de incertezas para o jornalismo, mas também de oportunidades para inovar na sua cobertura. A natureza dos dados – os números – levaram a um maior investimento no jornalismo visual e explicativo, para facilitar a compreensão de informação complexa, mas também nas narrativas imersivas e geradoras de empatia, sobretudo na cobertura da morte. Dois estudos realizados pelos autores do presente estudo (Santos-Silva & Granado, 2021; Santos Silva, 2021) sobre práticas de inovação na cobertura dos números na Covid-19 em dois órgãos de comunicação social internacionais de referência – The Guardian, no Reino Unido, e o The New York Times, nos EUA – foram a motivação para estender a análise ao contexto português. Não se pretendeu fazer uma análise comparativa nem quantitativa, mas, sim, identificar práticas de inovação semelhantes às encontradas nos casos internacionais, testando, assim, a hipótese de que a pandemia foi também uma oportunidade para o jornalismo português apostar em estórias visuais com estratégias narrativas sobretudo explicativas, dando sentido aos números, e restabelecer um vínculo com o seu público. Este estudo insere-se no Obi.media – Observatório de Inovação nos Media que tem como objetivo monitorizar e analisar práticas de inovação digital, criativa, editorial, social e financeira presentes nos órgãos de comunicação social e noutras indústrias culturais e criativas portuguesas. O Obi.media está integrado no ICNOVA, unidade de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH).ICNOVA – Instituto de Comunicação da NovaInstituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)Departamento de Ciências da Comunicação (DCC)RUNSantos-Silva, DoraGranado, António2022-04-01T15:18:37Z2021-112021-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/report14application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/135624por978-989-9048-19-5PURE: 36503415https://doi.org/10.34619/x70x-posbinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:14:00Zoai:run.unl.pt:10362/135624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:48:28.624529Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cobertura Jornalística dos Números da Covid-19 Casos de Inovação em Portugal |
title |
Cobertura Jornalística dos Números da Covid-19 |
spellingShingle |
Cobertura Jornalística dos Números da Covid-19 Santos-Silva, Dora Inovação nos media Cultura Digital Museus Portugueses |
title_short |
Cobertura Jornalística dos Números da Covid-19 |
title_full |
Cobertura Jornalística dos Números da Covid-19 |
title_fullStr |
Cobertura Jornalística dos Números da Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Cobertura Jornalística dos Números da Covid-19 |
title_sort |
Cobertura Jornalística dos Números da Covid-19 |
author |
Santos-Silva, Dora |
author_facet |
Santos-Silva, Dora Granado, António |
author_role |
author |
author2 |
Granado, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA) Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos-Silva, Dora Granado, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação nos media Cultura Digital Museus Portugueses |
topic |
Inovação nos media Cultura Digital Museus Portugueses |
description |
UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11 2021-11-01T00:00:00Z 2022-04-01T15:18:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/135624 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/135624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-9048-19-5 PURE: 36503415 https://doi.org/10.34619/x70x-posb |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
14 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova |
publisher.none.fl_str_mv |
ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138086169346048 |