A cobertura jornalística nos esports (esportes eletrônicos)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jean Lucas Azambuja da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5447
Resumo: Nos últimos anos um fenômeno vem chamando a atenção dos públicos. Porém, além desses públicos, investidores e patrocinadores também têm se voltado para este acontecimento: os eSports, esportes eletrônicos disputados através de jogos online que compreendem elementos característicos dos esportes tradicionais como jogadores profissionais, equipes técnicas, jogadores reservas, centros e rotinas de treinamento, patrocinadores e apoiadores, cobertura midiática, transmissões ao vivo com grandes audiências e torcedores. Desde 2014 os índices de audiência vêm alcançando grandes números, dessa forma, empresas pertencentes aos conglomerados midiáticos mundiais passaram a apostar na produção de conteúdo midiático e jornalístico sobre o tema. Nesse contexto, nos questionamos: Como o jornalismo digital aborda os eSports? Considerando que o jornalismo é uma atividade que acompanha a sociedade e aborda os temas relevantes de serem informados, bem como a gênese dos esportes eletrônicos que partem dos jogos digitais, e são vistos pelos mais conservadores como “apenas um jogo”, mas que movimenta quantias financeiras enormes ao redor do mundo. Para encontrarmos as respostas para esta questão, nos orientamos a partir de três hipóteses: 1) O jornalismo digital aborda a redação jornalística sobre eSports de maneira fidedigna às práticas jornalísticas; 2) O jornalismo digital aborda a apuração das informações sobre eSports de maneira fidedigna às práticas jornalísticas; 3) O jornalismo digital aborda a pauta jornalística sobre eSports de maneira fidedigna às práticas jornalísticas. Afim de comprovar tais hipóteses, observou-se a necessidade de analisar as produções relacionadas a eSports na cobertura jornalística de esportes no site do canal SporTV, com o objetivo de identificar se as práticas jornalísticas básicas de uma redação podem ser encontradas em suas narrativas. De acordo com o exposto, este trabalho se divide em quatro capítulos que visam responder a tais questionamentos. Parte-se da contextualização da Era da Informação segundo Castells (1999) onde Lévy (1999) e Jenkins (2009) contribuem com as reflexões sobre o ciberespaço, cibercultura e uma sociedade da convergência, de modo que explicam o surgimento da sociedade que possibilita uma prática virtual como os eSports. Num segundo momento, apresenta-se a gênese dos eSports, a partir de Wagner (2006), Jensen (2017) e Pereira (2014) que explicam como essa prática se desenvolveu, culminando em sua esportivização, profissionalização e sua mercantilização. Por fim, apresentamos a metodologiautilizada nesta pesquisa, que parte de uma técnica de pesquisa a partir da análise documental proposta por Gil (2008) e de uma técnica de uma técnica de análise a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), as quais aplicamos a nove reportagens do site SporTV, nosso objeto de pesquisa, uma vez que representa um conglomerado midiático de grande reconhecimento no público consumidor de jornalismo esportivo. Ao final de nossa análise, pudemos concluir que o veículo se empenha na produção, ainda que sua fidedignidade às práticas jornalísticas se mostre parcial.
id UNIP_e8bfd8ac72a6de7bc588fa54d2da0d97
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/5447
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Beras, César Andre Luizhttp://lattes.cnpq.br/4890563318872361Klein, Eloísa Joseane da CunhaComassetto, Leandro Ramireshttp://lattes.cnpq.br/6781495501519494http://lattes.cnpq.br/4478473359082044Silva, Jean Lucas Azambuja da2021-03-31T11:53:00Z2021-03-31T11:53:00Z2019-12-05SILVA, Jean Lucas Azambuja da. A cobertura jornalística nos esports (esportes eletrônicos). 2019. 107 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5447Nos últimos anos um fenômeno vem chamando a atenção dos públicos. Porém, além desses públicos, investidores e patrocinadores também têm se voltado para este acontecimento: os eSports, esportes eletrônicos disputados através de jogos online que compreendem elementos característicos dos esportes tradicionais como jogadores profissionais, equipes técnicas, jogadores reservas, centros e rotinas de treinamento, patrocinadores e apoiadores, cobertura midiática, transmissões ao vivo com grandes audiências e torcedores. Desde 2014 os índices de audiência vêm alcançando grandes números, dessa forma, empresas pertencentes aos conglomerados midiáticos mundiais passaram a apostar na produção de conteúdo midiático e jornalístico sobre o tema. Nesse contexto, nos questionamos: Como o jornalismo digital aborda os eSports? Considerando que o jornalismo é uma atividade que acompanha a sociedade e aborda os temas relevantes de serem informados, bem como a gênese dos esportes eletrônicos que partem dos jogos digitais, e são vistos pelos mais conservadores como “apenas um jogo”, mas que movimenta quantias financeiras enormes ao redor do mundo. Para encontrarmos as respostas para esta questão, nos orientamos a partir de três hipóteses: 1) O jornalismo digital aborda a redação jornalística sobre eSports de maneira fidedigna às práticas jornalísticas; 2) O jornalismo digital aborda a apuração das informações sobre eSports de maneira fidedigna às práticas jornalísticas; 3) O jornalismo digital aborda a pauta jornalística sobre eSports de maneira fidedigna às práticas jornalísticas. Afim de comprovar tais hipóteses, observou-se a necessidade de analisar as produções relacionadas a eSports na cobertura jornalística de esportes no site do canal SporTV, com o objetivo de identificar se as práticas jornalísticas básicas de uma redação podem ser encontradas em suas narrativas. De acordo com o exposto, este trabalho se divide em quatro capítulos que visam responder a tais questionamentos. Parte-se da contextualização da Era da Informação segundo Castells (1999) onde Lévy (1999) e Jenkins (2009) contribuem com as reflexões sobre o ciberespaço, cibercultura e uma sociedade da convergência, de modo que explicam o surgimento da sociedade que possibilita uma prática virtual como os eSports. Num segundo momento, apresenta-se a gênese dos eSports, a partir de Wagner (2006), Jensen (2017) e Pereira (2014) que explicam como essa prática se desenvolveu, culminando em sua esportivização, profissionalização e sua mercantilização. Por fim, apresentamos a metodologiautilizada nesta pesquisa, que parte de uma técnica de pesquisa a partir da análise documental proposta por Gil (2008) e de uma técnica de uma técnica de análise a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), as quais aplicamos a nove reportagens do site SporTV, nosso objeto de pesquisa, uma vez que representa um conglomerado midiático de grande reconhecimento no público consumidor de jornalismo esportivo. Ao final de nossa análise, pudemos concluir que o veículo se empenha na produção, ainda que sua fidedignidade às práticas jornalísticas se mostre parcial.In recent years a phenomenon has attracted the attention of the public. However, beyond these audiences, investors and sponsors have also turned to this event: eSports, electronic sports played through online games that include elements characteristic of traditional sports such as professional players, coaches, reserve players, training centers and routines, sponsors and sup-porters, media coverage, live broadcasts with audiences and fans. Since 2014, the audience ra-tings have been reaching high rates, so companies belonging to the global media conglomerates started to invest in the production of media and journalistic content on the subject. In this con-text, we ask ourselves: How does digital journalism approach eSports?, whereas journalism is an activity that accompanies society and addresses the relevant topics of being informed, as well as the genesis of electronic sports that depart from digital games, and are viewed by the most conservative as “just a game”, but one that moves numbers huge financial markets around the world. In order to find the answers to this question, we are guided by three hypotheses: 1)Di-gital journalism approaches the journalistic writing about eSports in a reliable way to journa-listic practices; 2) Digital journalism approaches the verification of information about eSports in a reliable way to journalistic practices; 3) Digital journalism approaches the eSports journa-listic agenda in a way that is reliable to journalistic practices. In order to prove such hypothe-sis, bservor the need to analyze eS ports - related productions has news value in sports journa-listic coverage on the SporTV channel's website in order to identify whether the basic journa-listic practices of a newsroom can be found in their narratives. Accordingly, this paper is divi-ded into four chapters that aim to answer such questions. It starts from the contextualization of the Information Age according to Castells (1999) where Lévy (1999) and Jenkins (2009) con-tribute to the reflections on cyberspace, cyberculture and a society of convergence, so that they explain the emergence of society that enables a virtual practice like eSports. In a second mo-ment, we present the genesis of eSports, from Wagner (2006), Jensen (2017) and Pereira (2014) that explain how this practice developed, culminating in its professionalization and its commer-cialization. Finally, we present the methodology used in this research, which starts from a rese-arch technique based on the documentary analysis proposed by Gil (2008) and a technique of an analysis technique based on the content analysis proposed by Bardin (1977), which we ap-plied to nine reports from the SporTV site, our research object, since it represents a media con-glomerate of great recognition in the sports journalism consuming public. At the end of our analysis, we could conclude that the vehicle is engaged in production, even though its reliability to journalistic practices is partial.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASJogos eletrônicosMídia digitalJornalismoEsportesVideo gamesDigital mediaA cobertura jornalística nos esports (esportes eletrônicos)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPATEXTJean Lucas Azambuja da Silva 2019 - TCC.pdf.txtJean Lucas Azambuja da Silva 2019 - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain248412https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5447/3/Jean%20Lucas%20Azambuja%20da%20Silva%20%202019%20-%20TCC.pdf.txt78a05ec9f4b4e4511ce8b034aa8458deMD53ORIGINALJean Lucas Azambuja da Silva 2019 - TCC.pdfJean Lucas Azambuja da Silva 2019 - TCC.pdfapplication/pdf3241057https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5447/1/Jean%20Lucas%20Azambuja%20da%20Silva%20%202019%20-%20TCC.pdf3eb16578809befa8965e4e1e3eac94a7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81867https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5447/2/license.txtba21f2de58f2bed282863187a61580ffMD52riu/54472021-04-01 03:03:19.559oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-04-01T06:03:19Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cobertura jornalística nos esports (esportes eletrônicos)
title A cobertura jornalística nos esports (esportes eletrônicos)
spellingShingle A cobertura jornalística nos esports (esportes eletrônicos)
Silva, Jean Lucas Azambuja da
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Jogos eletrônicos
Mídia digital
Jornalismo
Esportes
Video games
Digital media
title_short A cobertura jornalística nos esports (esportes eletrônicos)
title_full A cobertura jornalística nos esports (esportes eletrônicos)
title_fullStr A cobertura jornalística nos esports (esportes eletrônicos)
title_full_unstemmed A cobertura jornalística nos esports (esportes eletrônicos)
title_sort A cobertura jornalística nos esports (esportes eletrônicos)
author Silva, Jean Lucas Azambuja da
author_facet Silva, Jean Lucas Azambuja da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Beras, César Andre Luiz
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4890563318872361
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Klein, Eloísa Joseane da Cunha
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Comassetto, Leandro Ramires
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6781495501519494
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4478473359082044
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jean Lucas Azambuja da
contributor_str_mv Beras, César Andre Luiz
Klein, Eloísa Joseane da Cunha
Comassetto, Leandro Ramires
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Jogos eletrônicos
Mídia digital
Jornalismo
Esportes
Video games
Digital media
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos eletrônicos
Mídia digital
Jornalismo
Esportes
Video games
Digital media
description Nos últimos anos um fenômeno vem chamando a atenção dos públicos. Porém, além desses públicos, investidores e patrocinadores também têm se voltado para este acontecimento: os eSports, esportes eletrônicos disputados através de jogos online que compreendem elementos característicos dos esportes tradicionais como jogadores profissionais, equipes técnicas, jogadores reservas, centros e rotinas de treinamento, patrocinadores e apoiadores, cobertura midiática, transmissões ao vivo com grandes audiências e torcedores. Desde 2014 os índices de audiência vêm alcançando grandes números, dessa forma, empresas pertencentes aos conglomerados midiáticos mundiais passaram a apostar na produção de conteúdo midiático e jornalístico sobre o tema. Nesse contexto, nos questionamos: Como o jornalismo digital aborda os eSports? Considerando que o jornalismo é uma atividade que acompanha a sociedade e aborda os temas relevantes de serem informados, bem como a gênese dos esportes eletrônicos que partem dos jogos digitais, e são vistos pelos mais conservadores como “apenas um jogo”, mas que movimenta quantias financeiras enormes ao redor do mundo. Para encontrarmos as respostas para esta questão, nos orientamos a partir de três hipóteses: 1) O jornalismo digital aborda a redação jornalística sobre eSports de maneira fidedigna às práticas jornalísticas; 2) O jornalismo digital aborda a apuração das informações sobre eSports de maneira fidedigna às práticas jornalísticas; 3) O jornalismo digital aborda a pauta jornalística sobre eSports de maneira fidedigna às práticas jornalísticas. Afim de comprovar tais hipóteses, observou-se a necessidade de analisar as produções relacionadas a eSports na cobertura jornalística de esportes no site do canal SporTV, com o objetivo de identificar se as práticas jornalísticas básicas de uma redação podem ser encontradas em suas narrativas. De acordo com o exposto, este trabalho se divide em quatro capítulos que visam responder a tais questionamentos. Parte-se da contextualização da Era da Informação segundo Castells (1999) onde Lévy (1999) e Jenkins (2009) contribuem com as reflexões sobre o ciberespaço, cibercultura e uma sociedade da convergência, de modo que explicam o surgimento da sociedade que possibilita uma prática virtual como os eSports. Num segundo momento, apresenta-se a gênese dos eSports, a partir de Wagner (2006), Jensen (2017) e Pereira (2014) que explicam como essa prática se desenvolveu, culminando em sua esportivização, profissionalização e sua mercantilização. Por fim, apresentamos a metodologiautilizada nesta pesquisa, que parte de uma técnica de pesquisa a partir da análise documental proposta por Gil (2008) e de uma técnica de uma técnica de análise a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), as quais aplicamos a nove reportagens do site SporTV, nosso objeto de pesquisa, uma vez que representa um conglomerado midiático de grande reconhecimento no público consumidor de jornalismo esportivo. Ao final de nossa análise, pudemos concluir que o veículo se empenha na produção, ainda que sua fidedignidade às práticas jornalísticas se mostre parcial.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-31T11:53:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-31T11:53:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Jean Lucas Azambuja da. A cobertura jornalística nos esports (esportes eletrônicos). 2019. 107 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5447
identifier_str_mv SILVA, Jean Lucas Azambuja da. A cobertura jornalística nos esports (esportes eletrônicos). 2019. 107 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5447/3/Jean%20Lucas%20Azambuja%20da%20Silva%20%202019%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5447/1/Jean%20Lucas%20Azambuja%20da%20Silva%20%202019%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5447/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 78a05ec9f4b4e4511ce8b034aa8458de
3eb16578809befa8965e4e1e3eac94a7
ba21f2de58f2bed282863187a61580ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1823681928720547840