Desenvolvimento da competência plurilingue e canções em aulas de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torre Alonso, Alda de La
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38311
Resumo: O presente trabalho, um Relatório sobre a Prática de Ensino de Inglês, apresenta o desenvolvimento de um Projeto de Investigação-Intervenção sobre o uso de canções e a competência plurilingue nos primeiros anos de escolaridade, nomeadamente nos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os objetivos principais foram compreender como as canções podem desenvolver a Competência Plurilingue em aula de Inglês e identificar as atividades que permitem desenvolver o gosto pelas línguas e a sua aprendizagem. Nesse sentido, foi desenvolvido um Projeto de Intervenção formado por cinco sessões nas quais foram trabalhados o léxico, por meio da realização de diferentes atividades e da audição de canções nas duas línguas alvo de estudo, e a importância da aprendizagem de línguas, em que foram recolhidos dados junto dos alunos, através da realização de vídeo-gravações, da resposta a inquéritos por questionário e da realização de uma ficha final de avaliação. A análise de ditos dados revelou a importância das canções enquanto “sementes” que fazem crescer o interesse dos alunos para saber e aprender mais sobre outras línguas, bem como a existência de um vasto leque de atividades que permitem desenvolver o gosto pelas línguas e a sua aprendizagem, tais como a já referida audição de canções, a leitura de picturebooks e a realização de jogos e atividades lúdicas e dinâmicas.
id RCAP_75d8290cb9438b7ec62dfc831c0a17a5
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38311
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento da competência plurilingue e canções em aulas de inglês do 1º Ciclo do Ensino BásicoCompetência plurilingueEnsino de inglêsPrimeiros anos de escolaridadeCançõesO presente trabalho, um Relatório sobre a Prática de Ensino de Inglês, apresenta o desenvolvimento de um Projeto de Investigação-Intervenção sobre o uso de canções e a competência plurilingue nos primeiros anos de escolaridade, nomeadamente nos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os objetivos principais foram compreender como as canções podem desenvolver a Competência Plurilingue em aula de Inglês e identificar as atividades que permitem desenvolver o gosto pelas línguas e a sua aprendizagem. Nesse sentido, foi desenvolvido um Projeto de Intervenção formado por cinco sessões nas quais foram trabalhados o léxico, por meio da realização de diferentes atividades e da audição de canções nas duas línguas alvo de estudo, e a importância da aprendizagem de línguas, em que foram recolhidos dados junto dos alunos, através da realização de vídeo-gravações, da resposta a inquéritos por questionário e da realização de uma ficha final de avaliação. A análise de ditos dados revelou a importância das canções enquanto “sementes” que fazem crescer o interesse dos alunos para saber e aprender mais sobre outras línguas, bem como a existência de um vasto leque de atividades que permitem desenvolver o gosto pelas línguas e a sua aprendizagem, tais como a já referida audição de canções, a leitura de picturebooks e a realização de jogos e atividades lúdicas e dinâmicas.This study, an internship report about Teaching English, shows the development of an Investigation and Intervention Project about the use of songs and the plurilingual competence in English classes in primary school, specifically 3ʳᵈ and 4ᵗʰ years. The main goals were to understand how songs can promote the plurilingual competence and identify the activities that allow the growth of interest in languages and their learning. Therefore, we developed an Intervention Project made up by five lessons in which we trained the vocabulary, by doing different activities involving as many students as possible and listening to songs in both languages, and we also educated the students in the importance of learning languages. In the end, we collected some data by videotaping and having the students answer some inquiries and a final evaluation worksheet. The subsequent data analysis showed, in the one hand, the relevance of songs as “seeds” that grow students´ interest in learning and getting to know more about other languages and, in the other hand, the existence of a great array of activities, such as the above-mentioned songs, the reading of picturebooks, the gamification and the execution of dynamic and fun activities.2023-06-30T12:01:20Z2021-02-23T00:00:00Z2021-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38311porTorre Alonso, Alda de Lainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:13Zoai:ria.ua.pt:10773/38311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:34.404804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da competência plurilingue e canções em aulas de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Desenvolvimento da competência plurilingue e canções em aulas de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Desenvolvimento da competência plurilingue e canções em aulas de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
Torre Alonso, Alda de La
Competência plurilingue
Ensino de inglês
Primeiros anos de escolaridade
Canções
title_short Desenvolvimento da competência plurilingue e canções em aulas de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Desenvolvimento da competência plurilingue e canções em aulas de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Desenvolvimento da competência plurilingue e canções em aulas de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Desenvolvimento da competência plurilingue e canções em aulas de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Desenvolvimento da competência plurilingue e canções em aulas de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Torre Alonso, Alda de La
author_facet Torre Alonso, Alda de La
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torre Alonso, Alda de La
dc.subject.por.fl_str_mv Competência plurilingue
Ensino de inglês
Primeiros anos de escolaridade
Canções
topic Competência plurilingue
Ensino de inglês
Primeiros anos de escolaridade
Canções
description O presente trabalho, um Relatório sobre a Prática de Ensino de Inglês, apresenta o desenvolvimento de um Projeto de Investigação-Intervenção sobre o uso de canções e a competência plurilingue nos primeiros anos de escolaridade, nomeadamente nos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os objetivos principais foram compreender como as canções podem desenvolver a Competência Plurilingue em aula de Inglês e identificar as atividades que permitem desenvolver o gosto pelas línguas e a sua aprendizagem. Nesse sentido, foi desenvolvido um Projeto de Intervenção formado por cinco sessões nas quais foram trabalhados o léxico, por meio da realização de diferentes atividades e da audição de canções nas duas línguas alvo de estudo, e a importância da aprendizagem de línguas, em que foram recolhidos dados junto dos alunos, através da realização de vídeo-gravações, da resposta a inquéritos por questionário e da realização de uma ficha final de avaliação. A análise de ditos dados revelou a importância das canções enquanto “sementes” que fazem crescer o interesse dos alunos para saber e aprender mais sobre outras línguas, bem como a existência de um vasto leque de atividades que permitem desenvolver o gosto pelas línguas e a sua aprendizagem, tais como a já referida audição de canções, a leitura de picturebooks e a realização de jogos e atividades lúdicas e dinâmicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-23T00:00:00Z
2021-02-23
2023-06-30T12:01:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38311
url http://hdl.handle.net/10773/38311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137737765289984