Desenvolvimento da competência plurilingue e canções em aulas de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38311 |
Resumo: | O presente trabalho, um Relatório sobre a Prática de Ensino de Inglês, apresenta o desenvolvimento de um Projeto de Investigação-Intervenção sobre o uso de canções e a competência plurilingue nos primeiros anos de escolaridade, nomeadamente nos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os objetivos principais foram compreender como as canções podem desenvolver a Competência Plurilingue em aula de Inglês e identificar as atividades que permitem desenvolver o gosto pelas línguas e a sua aprendizagem. Nesse sentido, foi desenvolvido um Projeto de Intervenção formado por cinco sessões nas quais foram trabalhados o léxico, por meio da realização de diferentes atividades e da audição de canções nas duas línguas alvo de estudo, e a importância da aprendizagem de línguas, em que foram recolhidos dados junto dos alunos, através da realização de vídeo-gravações, da resposta a inquéritos por questionário e da realização de uma ficha final de avaliação. A análise de ditos dados revelou a importância das canções enquanto “sementes” que fazem crescer o interesse dos alunos para saber e aprender mais sobre outras línguas, bem como a existência de um vasto leque de atividades que permitem desenvolver o gosto pelas línguas e a sua aprendizagem, tais como a já referida audição de canções, a leitura de picturebooks e a realização de jogos e atividades lúdicas e dinâmicas. |
id |
RCAP_75d8290cb9438b7ec62dfc831c0a17a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/38311 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento da competência plurilingue e canções em aulas de inglês do 1º Ciclo do Ensino BásicoCompetência plurilingueEnsino de inglêsPrimeiros anos de escolaridadeCançõesO presente trabalho, um Relatório sobre a Prática de Ensino de Inglês, apresenta o desenvolvimento de um Projeto de Investigação-Intervenção sobre o uso de canções e a competência plurilingue nos primeiros anos de escolaridade, nomeadamente nos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os objetivos principais foram compreender como as canções podem desenvolver a Competência Plurilingue em aula de Inglês e identificar as atividades que permitem desenvolver o gosto pelas línguas e a sua aprendizagem. Nesse sentido, foi desenvolvido um Projeto de Intervenção formado por cinco sessões nas quais foram trabalhados o léxico, por meio da realização de diferentes atividades e da audição de canções nas duas línguas alvo de estudo, e a importância da aprendizagem de línguas, em que foram recolhidos dados junto dos alunos, através da realização de vídeo-gravações, da resposta a inquéritos por questionário e da realização de uma ficha final de avaliação. A análise de ditos dados revelou a importância das canções enquanto “sementes” que fazem crescer o interesse dos alunos para saber e aprender mais sobre outras línguas, bem como a existência de um vasto leque de atividades que permitem desenvolver o gosto pelas línguas e a sua aprendizagem, tais como a já referida audição de canções, a leitura de picturebooks e a realização de jogos e atividades lúdicas e dinâmicas.This study, an internship report about Teaching English, shows the development of an Investigation and Intervention Project about the use of songs and the plurilingual competence in English classes in primary school, specifically 3ʳᵈ and 4ᵗʰ years. The main goals were to understand how songs can promote the plurilingual competence and identify the activities that allow the growth of interest in languages and their learning. Therefore, we developed an Intervention Project made up by five lessons in which we trained the vocabulary, by doing different activities involving as many students as possible and listening to songs in both languages, and we also educated the students in the importance of learning languages. In the end, we collected some data by videotaping and having the students answer some inquiries and a final evaluation worksheet. The subsequent data analysis showed, in the one hand, the relevance of songs as “seeds” that grow students´ interest in learning and getting to know more about other languages and, in the other hand, the existence of a great array of activities, such as the above-mentioned songs, the reading of picturebooks, the gamification and the execution of dynamic and fun activities.2023-06-30T12:01:20Z2021-02-23T00:00:00Z2021-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38311porTorre Alonso, Alda de Lainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:13Zoai:ria.ua.pt:10773/38311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:34.404804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento da competência plurilingue e canções em aulas de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Desenvolvimento da competência plurilingue e canções em aulas de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Desenvolvimento da competência plurilingue e canções em aulas de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico Torre Alonso, Alda de La Competência plurilingue Ensino de inglês Primeiros anos de escolaridade Canções |
title_short |
Desenvolvimento da competência plurilingue e canções em aulas de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Desenvolvimento da competência plurilingue e canções em aulas de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Desenvolvimento da competência plurilingue e canções em aulas de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da competência plurilingue e canções em aulas de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Desenvolvimento da competência plurilingue e canções em aulas de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Torre Alonso, Alda de La |
author_facet |
Torre Alonso, Alda de La |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torre Alonso, Alda de La |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência plurilingue Ensino de inglês Primeiros anos de escolaridade Canções |
topic |
Competência plurilingue Ensino de inglês Primeiros anos de escolaridade Canções |
description |
O presente trabalho, um Relatório sobre a Prática de Ensino de Inglês, apresenta o desenvolvimento de um Projeto de Investigação-Intervenção sobre o uso de canções e a competência plurilingue nos primeiros anos de escolaridade, nomeadamente nos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os objetivos principais foram compreender como as canções podem desenvolver a Competência Plurilingue em aula de Inglês e identificar as atividades que permitem desenvolver o gosto pelas línguas e a sua aprendizagem. Nesse sentido, foi desenvolvido um Projeto de Intervenção formado por cinco sessões nas quais foram trabalhados o léxico, por meio da realização de diferentes atividades e da audição de canções nas duas línguas alvo de estudo, e a importância da aprendizagem de línguas, em que foram recolhidos dados junto dos alunos, através da realização de vídeo-gravações, da resposta a inquéritos por questionário e da realização de uma ficha final de avaliação. A análise de ditos dados revelou a importância das canções enquanto “sementes” que fazem crescer o interesse dos alunos para saber e aprender mais sobre outras línguas, bem como a existência de um vasto leque de atividades que permitem desenvolver o gosto pelas línguas e a sua aprendizagem, tais como a já referida audição de canções, a leitura de picturebooks e a realização de jogos e atividades lúdicas e dinâmicas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-23T00:00:00Z 2021-02-23 2023-06-30T12:01:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/38311 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/38311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137737765289984 |