Pesquisa e produção intelectual na área de didática: resultados de um estudo múltiplo de casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta,Letícia Brito Mendes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Aquino,Orlando Fernández
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872013000200004
Resumo: Este trabalho buscou analisar o estado da pesquisa e produção didática, no período de 2004 a 2010, em três Programas de Pós-Graduação em Educação pertencentes à região Sul do Brasil, tomados como estudos de caso. Surgiu da análise de importantes estudos precedentes que mostraram um esvaziamento do campo teórico-científico da ciência didática. Com as informações levantadas, concluímos que os estudos sobre didática não são referência dentro das linhas da própria área. Pesquisa-se e se produz muito no campo investigativo e na dimensão dos fundamentos, mas as questões sobre ensino de didática enquanto disciplina acadêmica, bem como as formas e maneiras de se efetivar, do ponto de vista metodológico, o processo de ensino-aprendizagem, não estão sendo objeto de interesse.
id RCAP_75e4f38e24eec6b65a771c3036941eba
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872013000200004
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pesquisa e produção intelectual na área de didática: resultados de um estudo múltiplo de casosDidáticaPesquisa e produção intelectualProgramas de Pós-Graduação em EducaçãoEste trabalho buscou analisar o estado da pesquisa e produção didática, no período de 2004 a 2010, em três Programas de Pós-Graduação em Educação pertencentes à região Sul do Brasil, tomados como estudos de caso. Surgiu da análise de importantes estudos precedentes que mostraram um esvaziamento do campo teórico-científico da ciência didática. Com as informações levantadas, concluímos que os estudos sobre didática não são referência dentro das linhas da própria área. Pesquisa-se e se produz muito no campo investigativo e na dimensão dos fundamentos, mas as questões sobre ensino de didática enquanto disciplina acadêmica, bem como as formas e maneiras de se efetivar, do ponto de vista metodológico, o processo de ensino-aprendizagem, não estão sendo objeto de interesse.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2013-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872013000200004Revista Portuguesa de Educação v.26 n.2 2013reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872013000200004Pimenta,Letícia Brito MendesAquino,Orlando Fernándezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:53Zoai:scielo:S0871-91872013000200004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:21.224053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa e produção intelectual na área de didática: resultados de um estudo múltiplo de casos
title Pesquisa e produção intelectual na área de didática: resultados de um estudo múltiplo de casos
spellingShingle Pesquisa e produção intelectual na área de didática: resultados de um estudo múltiplo de casos
Pimenta,Letícia Brito Mendes
Didática
Pesquisa e produção intelectual
Programas de Pós-Graduação em Educação
title_short Pesquisa e produção intelectual na área de didática: resultados de um estudo múltiplo de casos
title_full Pesquisa e produção intelectual na área de didática: resultados de um estudo múltiplo de casos
title_fullStr Pesquisa e produção intelectual na área de didática: resultados de um estudo múltiplo de casos
title_full_unstemmed Pesquisa e produção intelectual na área de didática: resultados de um estudo múltiplo de casos
title_sort Pesquisa e produção intelectual na área de didática: resultados de um estudo múltiplo de casos
author Pimenta,Letícia Brito Mendes
author_facet Pimenta,Letícia Brito Mendes
Aquino,Orlando Fernández
author_role author
author2 Aquino,Orlando Fernández
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta,Letícia Brito Mendes
Aquino,Orlando Fernández
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Pesquisa e produção intelectual
Programas de Pós-Graduação em Educação
topic Didática
Pesquisa e produção intelectual
Programas de Pós-Graduação em Educação
description Este trabalho buscou analisar o estado da pesquisa e produção didática, no período de 2004 a 2010, em três Programas de Pós-Graduação em Educação pertencentes à região Sul do Brasil, tomados como estudos de caso. Surgiu da análise de importantes estudos precedentes que mostraram um esvaziamento do campo teórico-científico da ciência didática. Com as informações levantadas, concluímos que os estudos sobre didática não são referência dentro das linhas da própria área. Pesquisa-se e se produz muito no campo investigativo e na dimensão dos fundamentos, mas as questões sobre ensino de didática enquanto disciplina acadêmica, bem como as formas e maneiras de se efetivar, do ponto de vista metodológico, o processo de ensino-aprendizagem, não estão sendo objeto de interesse.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872013000200004
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872013000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872013000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.26 n.2 2013
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552880754753536