Relatório de estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária da Portela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/11772 |
Resumo: | O Estágio Pedagógico assume um papel importante no culminar de um ciclo de formação, mas também no começo da vida de docente. Desta forma, o espaço de estágio apresenta-se por um lado, como uma oportunidade de transformar, e por outro de colocar em prática, num contexto real, os conhecimentos adquiridos até ao momento. Assumir a profissão de docente implica um comprometimento com o processo de ensino, mas também com o contexto de ensino e com a comunidade educativa, conferindo-lhe um sentido próprio e pessoal. Com efeito, o Estágio Pedagógico é um processo de construção profissional significativo. O estágio retratado no presente documento foi realizado na Escola Secundária da Portela, num núcleo composto por dois professores estagiários, um professor de faculdade e uma professora orientadora de escola. Ao longo deste percurso foram-se evidenciando várias caraterísticas, entre as quais destaco o espírito de grupo e coesão, permitindo desta forma, um crescimento constante e diário, potencializando a futura profissão de docente. Os vários relatos apresentados e descritos surgem no âmbito do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária da Portela, no ano letivo 2017-18, representando o trabalho contínuo que foi realizado quer em termos individuais, quer em termos coletivos, envolvendo as quatro áreas: a lecionação, a direção de turma, o desporto escolar e o seminário. Todas estas áreas apresentam a sua especificidade, realçando a área da direção de turma, pelo impacto positivo que os vários projetos desenvolvidos possibilitaram, nomeadamente na maior interligação entre os vários elementos que compõem a comunidade escolar. |
id |
RCAP_75ee1a85bd1e9592817ace38a3c774f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11772 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária da PortelaMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICAESTÁGIOSENSINODESPORTO ESCOLARPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGTRAINEESHIPSTEACHINGSCHOOL SPORTSO Estágio Pedagógico assume um papel importante no culminar de um ciclo de formação, mas também no começo da vida de docente. Desta forma, o espaço de estágio apresenta-se por um lado, como uma oportunidade de transformar, e por outro de colocar em prática, num contexto real, os conhecimentos adquiridos até ao momento. Assumir a profissão de docente implica um comprometimento com o processo de ensino, mas também com o contexto de ensino e com a comunidade educativa, conferindo-lhe um sentido próprio e pessoal. Com efeito, o Estágio Pedagógico é um processo de construção profissional significativo. O estágio retratado no presente documento foi realizado na Escola Secundária da Portela, num núcleo composto por dois professores estagiários, um professor de faculdade e uma professora orientadora de escola. Ao longo deste percurso foram-se evidenciando várias caraterísticas, entre as quais destaco o espírito de grupo e coesão, permitindo desta forma, um crescimento constante e diário, potencializando a futura profissão de docente. Os vários relatos apresentados e descritos surgem no âmbito do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária da Portela, no ano letivo 2017-18, representando o trabalho contínuo que foi realizado quer em termos individuais, quer em termos coletivos, envolvendo as quatro áreas: a lecionação, a direção de turma, o desporto escolar e o seminário. Todas estas áreas apresentam a sua especificidade, realçando a área da direção de turma, pelo impacto positivo que os vários projetos desenvolvidos possibilitaram, nomeadamente na maior interligação entre os vários elementos que compõem a comunidade escolar.The Pedagogical Training assumes an important role at both the conclusion of an academic cycle, and at the beginning of the teaching career. Therefore, it presents itself as, on one hand, an opportunity to transform, and on the other, to put into practice, in a real setting, the knowledge acquired up until now. Assuming a teaching career demands a committment with the teaching process, the context we find ourselves on, and with the educational community, giving it a unique and personal meaning. For that reason, the training is a process of significant professional growth. The training reported in this document was carried out at Escola Secundária da Portela, by a group composed of two trainee teachers, a college professor and a school supervising teacher. Throughout this training period, several aspects were evident, among which I highlight the group spirit and cohesiveness, allowing for a constant growth, and building ourselves up for the upcoming teaching career. The various reports presented and described appear in the context of the pedagogical training carried out at Escola Secundária da Portela in the 2017-18 academic year, representing the continuous work carried out both in individual and collective terms, grouped in the four areas: teaching, class head-teaching, School Sport and seminar. All these areas present their specificity, highlighting the area of the class head-teaching, by the positive impact that the several projects developed allowed, namely in the greater interconnection between the several elements that compose the school community.2021-04-05T15:31:09Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11772TID:202690571porRibeiro, Nuno Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:32:16Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:46.772553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária da Portela |
title |
Relatório de estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária da Portela |
spellingShingle |
Relatório de estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária da Portela Ribeiro, Nuno Costa MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESTÁGIOS ENSINO DESPORTO ESCOLAR PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING TRAINEESHIPS TEACHING SCHOOL SPORTS |
title_short |
Relatório de estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária da Portela |
title_full |
Relatório de estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária da Portela |
title_fullStr |
Relatório de estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária da Portela |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária da Portela |
title_sort |
Relatório de estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária da Portela |
author |
Ribeiro, Nuno Costa |
author_facet |
Ribeiro, Nuno Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Nuno Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESTÁGIOS ENSINO DESPORTO ESCOLAR PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING TRAINEESHIPS TEACHING SCHOOL SPORTS |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESTÁGIOS ENSINO DESPORTO ESCOLAR PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING TRAINEESHIPS TEACHING SCHOOL SPORTS |
description |
O Estágio Pedagógico assume um papel importante no culminar de um ciclo de formação, mas também no começo da vida de docente. Desta forma, o espaço de estágio apresenta-se por um lado, como uma oportunidade de transformar, e por outro de colocar em prática, num contexto real, os conhecimentos adquiridos até ao momento. Assumir a profissão de docente implica um comprometimento com o processo de ensino, mas também com o contexto de ensino e com a comunidade educativa, conferindo-lhe um sentido próprio e pessoal. Com efeito, o Estágio Pedagógico é um processo de construção profissional significativo. O estágio retratado no presente documento foi realizado na Escola Secundária da Portela, num núcleo composto por dois professores estagiários, um professor de faculdade e uma professora orientadora de escola. Ao longo deste percurso foram-se evidenciando várias caraterísticas, entre as quais destaco o espírito de grupo e coesão, permitindo desta forma, um crescimento constante e diário, potencializando a futura profissão de docente. Os vários relatos apresentados e descritos surgem no âmbito do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária da Portela, no ano letivo 2017-18, representando o trabalho contínuo que foi realizado quer em termos individuais, quer em termos coletivos, envolvendo as quatro áreas: a lecionação, a direção de turma, o desporto escolar e o seminário. Todas estas áreas apresentam a sua especificidade, realçando a área da direção de turma, pelo impacto positivo que os vários projetos desenvolvidos possibilitaram, nomeadamente na maior interligação entre os vários elementos que compõem a comunidade escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01T00:00:00Z 2018 2021-04-05T15:31:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/11772 TID:202690571 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/11772 |
identifier_str_mv |
TID:202690571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131274662641664 |