Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária da Portela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Ana Margarida Afonso Completo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13672
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular, Estágio Pedagógico, do Curso Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básicos e Secundário da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa. Este foi desenvolvido na Escola Secundária da Portela no ano letivo 2020-2021, estando organizado em quatros áreas: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário, tendo sido demonstrado um pequeno estudo, em cada uma das áreas. Na Lecionação foi estudada a “Aprendizagem cooperativa na prática do Voleibol e Ginástica de Solo”, no qual demonstra a progressão nos objetivos de aprendizagem de uma aluna com dificuldades em duas matérias prioritárias. Os ganhos alcançados só foram possíveis através da definição de objetivos realistas e individualizados, bem como o trabalho cooperativo com alunos modelo. Verificou-se uma superação das capacidades da aluna e simultaneamente uma motivação durante a sua aprendizagem. Na Direção de Turma, participei em três áreas do cargo: relação com os Encarregados de Educação (EE), Conselho de Turma (CT), apoio aos alunos, contudo a minha principal atuação foi nesta última, através da elaboração de um “Programa de Mentorias”. Destacou-se novamente a progressão da aluna com mais dificuldade na disciplina de Português, tendo-se alcançado o sucesso nessa disciplina, no final do 2.ºPeríodo, bem como enriquecimento das suas competências pessoais. No Desporto Escolar foi estudada “A importância da competição interna na melhoria das aprendizagens”, no qual as alunas desenvolveram, adquiram conhecimentos e orientações nas funções como jurados e participantes, através da construção e análise da sua própria coreografia. Esta dualidade de funções permitiu a melhoria contínua do seu desempenho. No Seminário foi abordado o tema “Coerência e Efetividade da Educação Física no 1.ºCiclo no Agrupamento de Escolas Portela e Moscavide (AEPM) (Projeto de Coadjuvação)”. Foi construído um documento orientador, onde se identificavam as aprendizagens adquiridas pelos alunos do 3.º e 4.º ano, de acordo com a estrutura e orientação das “Aprendizagens Essenciais” e PNEF. Sendo aceite pelas Professoras Titulares, Diretor do Agrupamento bem como o Departamento de Educação Física (DEF).
id RCAP_da4b73ac5a46497eab1421ed82ce137f
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13672
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária da PortelaMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICADESPORTO ESCOLARRELATÓRIOS DE ESTÁGIOPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGSCHOOL SPORTSINTERNSHIP REPORTSO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular, Estágio Pedagógico, do Curso Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básicos e Secundário da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa. Este foi desenvolvido na Escola Secundária da Portela no ano letivo 2020-2021, estando organizado em quatros áreas: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário, tendo sido demonstrado um pequeno estudo, em cada uma das áreas. Na Lecionação foi estudada a “Aprendizagem cooperativa na prática do Voleibol e Ginástica de Solo”, no qual demonstra a progressão nos objetivos de aprendizagem de uma aluna com dificuldades em duas matérias prioritárias. Os ganhos alcançados só foram possíveis através da definição de objetivos realistas e individualizados, bem como o trabalho cooperativo com alunos modelo. Verificou-se uma superação das capacidades da aluna e simultaneamente uma motivação durante a sua aprendizagem. Na Direção de Turma, participei em três áreas do cargo: relação com os Encarregados de Educação (EE), Conselho de Turma (CT), apoio aos alunos, contudo a minha principal atuação foi nesta última, através da elaboração de um “Programa de Mentorias”. Destacou-se novamente a progressão da aluna com mais dificuldade na disciplina de Português, tendo-se alcançado o sucesso nessa disciplina, no final do 2.ºPeríodo, bem como enriquecimento das suas competências pessoais. No Desporto Escolar foi estudada “A importância da competição interna na melhoria das aprendizagens”, no qual as alunas desenvolveram, adquiram conhecimentos e orientações nas funções como jurados e participantes, através da construção e análise da sua própria coreografia. Esta dualidade de funções permitiu a melhoria contínua do seu desempenho. No Seminário foi abordado o tema “Coerência e Efetividade da Educação Física no 1.ºCiclo no Agrupamento de Escolas Portela e Moscavide (AEPM) (Projeto de Coadjuvação)”. Foi construído um documento orientador, onde se identificavam as aprendizagens adquiridas pelos alunos do 3.º e 4.º ano, de acordo com a estrutura e orientação das “Aprendizagens Essenciais” e PNEF. Sendo aceite pelas Professoras Titulares, Diretor do Agrupamento bem como o Departamento de Educação Física (DEF).This report was carried out within the Traineeship Curricular Unit, of the Master’s in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education at Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa. It was developed at Escola Secundária da Portela during the academic year 2020-2021, and it’s organized in four areas: Teaching, Class Management, School Sports and a Seminar. A small study has been done in each area. In the Teaching area, I explored the “Cooperative Learning in the practice of Volleyball and Ground Gymnastics”, in which it was demonstrated the progression in the learning objectives of a student with difficulties in two priority subjects. The gains achieved were only possible through the definition of realistic and individualized goals, as well as cooperative work with model students. There was an overcoming of the student's abilities, and at the same time, she remained motivated during her improvements. In the Class Management area, I worked in three areas: relationship with the Education Guardians (EE) Class Council (CT) and student’s support. However, my focus was on student’s support, through the elaboration of a “Mentorships Program”. The progression of the student with most difficulties in the Portuguese subject stands out, having achieved success in that subject at the end of the 2nd Period, as well as the improvement of her personal skills. In School Sports I discussed “The importance of internal competition in the learning improvement of learning”, in which the students developed, acquired knowledge and guidance in their roles as judges and participants, through the construction and analysis of their own choreography. This duality of functions allowed the continuous improvement of their performance. In the Seminar area, I addressed the theme “Coherence and Effectiveness of Physical Education in the 1st Cycle in Agrupamento de Escolas Portela e Moscavide (AEPM) (Coadjuvation Project)”. A guiding document was created, which identified the learning acquired by the 3rd and 4th year students, according to the structure and orientation of the “Essential Learning” and PNEF. The document was accepted by the Head Teachers, Group Director as well as the Department of Physical Education (DEF).2023-03-16T14:47:48Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13672TID:203246047porBento, Ana Margarida Afonso Completoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-19T01:30:48Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:42.622649Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária da Portela
title Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária da Portela
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária da Portela
Bento, Ana Margarida Afonso Completo
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO ESCOLAR
RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
SCHOOL SPORTS
INTERNSHIP REPORTS
title_short Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária da Portela
title_full Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária da Portela
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária da Portela
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária da Portela
title_sort Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária da Portela
author Bento, Ana Margarida Afonso Completo
author_facet Bento, Ana Margarida Afonso Completo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Ana Margarida Afonso Completo
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO ESCOLAR
RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
SCHOOL SPORTS
INTERNSHIP REPORTS
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO ESCOLAR
RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
SCHOOL SPORTS
INTERNSHIP REPORTS
description O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular, Estágio Pedagógico, do Curso Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básicos e Secundário da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa. Este foi desenvolvido na Escola Secundária da Portela no ano letivo 2020-2021, estando organizado em quatros áreas: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário, tendo sido demonstrado um pequeno estudo, em cada uma das áreas. Na Lecionação foi estudada a “Aprendizagem cooperativa na prática do Voleibol e Ginástica de Solo”, no qual demonstra a progressão nos objetivos de aprendizagem de uma aluna com dificuldades em duas matérias prioritárias. Os ganhos alcançados só foram possíveis através da definição de objetivos realistas e individualizados, bem como o trabalho cooperativo com alunos modelo. Verificou-se uma superação das capacidades da aluna e simultaneamente uma motivação durante a sua aprendizagem. Na Direção de Turma, participei em três áreas do cargo: relação com os Encarregados de Educação (EE), Conselho de Turma (CT), apoio aos alunos, contudo a minha principal atuação foi nesta última, através da elaboração de um “Programa de Mentorias”. Destacou-se novamente a progressão da aluna com mais dificuldade na disciplina de Português, tendo-se alcançado o sucesso nessa disciplina, no final do 2.ºPeríodo, bem como enriquecimento das suas competências pessoais. No Desporto Escolar foi estudada “A importância da competição interna na melhoria das aprendizagens”, no qual as alunas desenvolveram, adquiram conhecimentos e orientações nas funções como jurados e participantes, através da construção e análise da sua própria coreografia. Esta dualidade de funções permitiu a melhoria contínua do seu desempenho. No Seminário foi abordado o tema “Coerência e Efetividade da Educação Física no 1.ºCiclo no Agrupamento de Escolas Portela e Moscavide (AEPM) (Projeto de Coadjuvação)”. Foi construído um documento orientador, onde se identificavam as aprendizagens adquiridas pelos alunos do 3.º e 4.º ano, de acordo com a estrutura e orientação das “Aprendizagens Essenciais” e PNEF. Sendo aceite pelas Professoras Titulares, Diretor do Agrupamento bem como o Departamento de Educação Física (DEF).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2022
2023-03-16T14:47:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13672
TID:203246047
url http://hdl.handle.net/10437/13672
identifier_str_mv TID:203246047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131513840730112