Relação entre percepção das atitudes parentais, a auto-estima e a maturidade vocacional em alunos do ensino básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lebreiro, Maria José Paulino Moura
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2277
Resumo: As práticas e as atitudes parentais são factores evidentemente importantes no desenvolvimento dos adolescentes, nomeadamente ao nível das suas percepções de competência. Os jovens avaliam a sua aptidão académica não só através da sua performance académica, mas também através do feedback dos seus progenitores quando estes consideram que eles são maus ou bons na escola. Investigações recentes sobre o envolvimento parental na escolaridade dos filhos têm evidenciado a existência de uma relação positiva deste factor com o rendimento académico, o autoconceito e a auto-estima dos jovens, assim como, com uma maior maturidade vocacional. No entanto, parcos são os estudos que relacionem a auto-estima dos jovens e as atitudes dos pais face ao desempenho escolar com a maturidade vocacional/decisão dos jovens na escolha vocacional, especialmente em Portugal. Assim, a nossa investigação tem como objectivo geral estudar a relação entre a percepção das atitudes dos pais por parte dos jovens, em relação ao seu desempenho escolar e a auto-estima e entre aquela variável e o desenvolvimento vocacional/maturidade vocacional dos adolescentes, nomeadamente a exploração, investimento, tendência para excluir escolhas, difusão e foreclosure. Pretendemos verificar, também, se existem diferenças na percepção das atitudes parentais e na maturidade vocacional em função do género, nível de escolaridade dos pais, expectativas profissionais do próprio adolescente e expectativas do pai e da mãe. Este trabalho divide-se em duas partes; na primeira parte será apresentada uma revisão da bibliografia sobre a relação entre as práticas educativas parentais e as atitudes parentais com o desenvolvimento dos adolescentes e a sua maturidade vocacional, bem como a influência dos pais na decisão vocacional. Na segunda parte deste trabalho serão apresentados os resultados de um estudo empírico realizado com uma amostra de 288 adolescentes, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, que frequentavam o ensino básico e secundário na região do interior Norte do País.
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