Relação entre percepção das atitudes parentais, a auto-estima e a maturidade vocacional em alunos do ensino básico e secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2277 |
Resumo: | As práticas e as atitudes parentais são factores evidentemente importantes no desenvolvimento dos adolescentes, nomeadamente ao nível das suas percepções de competência. Os jovens avaliam a sua aptidão académica não só através da sua performance académica, mas também através do feedback dos seus progenitores quando estes consideram que eles são maus ou bons na escola. Investigações recentes sobre o envolvimento parental na escolaridade dos filhos têm evidenciado a existência de uma relação positiva deste factor com o rendimento académico, o autoconceito e a auto-estima dos jovens, assim como, com uma maior maturidade vocacional. No entanto, parcos são os estudos que relacionem a auto-estima dos jovens e as atitudes dos pais face ao desempenho escolar com a maturidade vocacional/decisão dos jovens na escolha vocacional, especialmente em Portugal. Assim, a nossa investigação tem como objectivo geral estudar a relação entre a percepção das atitudes dos pais por parte dos jovens, em relação ao seu desempenho escolar e a auto-estima e entre aquela variável e o desenvolvimento vocacional/maturidade vocacional dos adolescentes, nomeadamente a exploração, investimento, tendência para excluir escolhas, difusão e foreclosure. Pretendemos verificar, também, se existem diferenças na percepção das atitudes parentais e na maturidade vocacional em função do género, nível de escolaridade dos pais, expectativas profissionais do próprio adolescente e expectativas do pai e da mãe. Este trabalho divide-se em duas partes; na primeira parte será apresentada uma revisão da bibliografia sobre a relação entre as práticas educativas parentais e as atitudes parentais com o desenvolvimento dos adolescentes e a sua maturidade vocacional, bem como a influência dos pais na decisão vocacional. Na segunda parte deste trabalho serão apresentados os resultados de um estudo empírico realizado com uma amostra de 288 adolescentes, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, que frequentavam o ensino básico e secundário na região do interior Norte do País. |
id |
RCAP_75f19a597cebe51440b83e401341d901 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/2277 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relação entre percepção das atitudes parentais, a auto-estima e a maturidade vocacional em alunos do ensino básico e secundárioPsicologia da educaçãoAtitudes dos paisAdolescentesAutoestimaAtitudes parentaisMaturidade vocacionalAs práticas e as atitudes parentais são factores evidentemente importantes no desenvolvimento dos adolescentes, nomeadamente ao nível das suas percepções de competência. Os jovens avaliam a sua aptidão académica não só através da sua performance académica, mas também através do feedback dos seus progenitores quando estes consideram que eles são maus ou bons na escola. Investigações recentes sobre o envolvimento parental na escolaridade dos filhos têm evidenciado a existência de uma relação positiva deste factor com o rendimento académico, o autoconceito e a auto-estima dos jovens, assim como, com uma maior maturidade vocacional. No entanto, parcos são os estudos que relacionem a auto-estima dos jovens e as atitudes dos pais face ao desempenho escolar com a maturidade vocacional/decisão dos jovens na escolha vocacional, especialmente em Portugal. Assim, a nossa investigação tem como objectivo geral estudar a relação entre a percepção das atitudes dos pais por parte dos jovens, em relação ao seu desempenho escolar e a auto-estima e entre aquela variável e o desenvolvimento vocacional/maturidade vocacional dos adolescentes, nomeadamente a exploração, investimento, tendência para excluir escolhas, difusão e foreclosure. Pretendemos verificar, também, se existem diferenças na percepção das atitudes parentais e na maturidade vocacional em função do género, nível de escolaridade dos pais, expectativas profissionais do próprio adolescente e expectativas do pai e da mãe. Este trabalho divide-se em duas partes; na primeira parte será apresentada uma revisão da bibliografia sobre a relação entre as práticas educativas parentais e as atitudes parentais com o desenvolvimento dos adolescentes e a sua maturidade vocacional, bem como a influência dos pais na decisão vocacional. Na segunda parte deste trabalho serão apresentados os resultados de um estudo empírico realizado com uma amostra de 288 adolescentes, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, que frequentavam o ensino básico e secundário na região do interior Norte do País.The practices and parental attitudes are important influences on the adolescent’s development, namely in terms of their perceptions of competence, because young people evaluate their academic skills not only through their academic performance, but also through the feedback from their parents. Recent research on parental involvement in children education have shown the existence of a positive relationship with academic self-concept and self-esteem of young people, and with a higher vocational maturity. However, scarce are the studies, especially in Portugal, that relate the self-esteem of young people and the attitudes of parents towards school performance with the vocational maturity/decision of young people in vocational choice. Our research aims to study the relationship between general self-esteem and perception of the attitudes of parents regarding school performance and between that variable and vocational/vocational maturity of adolescents, including operating, investing, trend to exclude choices, diffusion and foreclosure. We also aimed to investigate if there are differences in the perception of parental attitudes and vocational maturity by gender, education level of parents, professional expectations of the students and expectations of the students’father and mother. This work is divided into two parts: the first part will present a review of the literature on the relationship between parenting practices and parental attitudes to adolescent development and their vocational maturity, and the influence of parents in vocational decision. In the second part of this work it will be presented the results of an empirical study conducted with a sample of 288 adolescents, aged between 13 and 18, attending high school education in the region of north Portugal.2012-12-11T15:49:14Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2277pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessLebreiro, Maria José Paulino Mourareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:28Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2277Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:51.454545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre percepção das atitudes parentais, a auto-estima e a maturidade vocacional em alunos do ensino básico e secundário |
title |
Relação entre percepção das atitudes parentais, a auto-estima e a maturidade vocacional em alunos do ensino básico e secundário |
spellingShingle |
Relação entre percepção das atitudes parentais, a auto-estima e a maturidade vocacional em alunos do ensino básico e secundário Lebreiro, Maria José Paulino Moura Psicologia da educação Atitudes dos pais Adolescentes Autoestima Atitudes parentais Maturidade vocacional |
title_short |
Relação entre percepção das atitudes parentais, a auto-estima e a maturidade vocacional em alunos do ensino básico e secundário |
title_full |
Relação entre percepção das atitudes parentais, a auto-estima e a maturidade vocacional em alunos do ensino básico e secundário |
title_fullStr |
Relação entre percepção das atitudes parentais, a auto-estima e a maturidade vocacional em alunos do ensino básico e secundário |
title_full_unstemmed |
Relação entre percepção das atitudes parentais, a auto-estima e a maturidade vocacional em alunos do ensino básico e secundário |
title_sort |
Relação entre percepção das atitudes parentais, a auto-estima e a maturidade vocacional em alunos do ensino básico e secundário |
author |
Lebreiro, Maria José Paulino Moura |
author_facet |
Lebreiro, Maria José Paulino Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lebreiro, Maria José Paulino Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia da educação Atitudes dos pais Adolescentes Autoestima Atitudes parentais Maturidade vocacional |
topic |
Psicologia da educação Atitudes dos pais Adolescentes Autoestima Atitudes parentais Maturidade vocacional |
description |
As práticas e as atitudes parentais são factores evidentemente importantes no desenvolvimento dos adolescentes, nomeadamente ao nível das suas percepções de competência. Os jovens avaliam a sua aptidão académica não só através da sua performance académica, mas também através do feedback dos seus progenitores quando estes consideram que eles são maus ou bons na escola. Investigações recentes sobre o envolvimento parental na escolaridade dos filhos têm evidenciado a existência de uma relação positiva deste factor com o rendimento académico, o autoconceito e a auto-estima dos jovens, assim como, com uma maior maturidade vocacional. No entanto, parcos são os estudos que relacionem a auto-estima dos jovens e as atitudes dos pais face ao desempenho escolar com a maturidade vocacional/decisão dos jovens na escolha vocacional, especialmente em Portugal. Assim, a nossa investigação tem como objectivo geral estudar a relação entre a percepção das atitudes dos pais por parte dos jovens, em relação ao seu desempenho escolar e a auto-estima e entre aquela variável e o desenvolvimento vocacional/maturidade vocacional dos adolescentes, nomeadamente a exploração, investimento, tendência para excluir escolhas, difusão e foreclosure. Pretendemos verificar, também, se existem diferenças na percepção das atitudes parentais e na maturidade vocacional em função do género, nível de escolaridade dos pais, expectativas profissionais do próprio adolescente e expectativas do pai e da mãe. Este trabalho divide-se em duas partes; na primeira parte será apresentada uma revisão da bibliografia sobre a relação entre as práticas educativas parentais e as atitudes parentais com o desenvolvimento dos adolescentes e a sua maturidade vocacional, bem como a influência dos pais na decisão vocacional. Na segunda parte deste trabalho serão apresentados os resultados de um estudo empírico realizado com uma amostra de 288 adolescentes, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, que frequentavam o ensino básico e secundário na região do interior Norte do País. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-12-11T15:49:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/2277 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/2277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137135264006144 |