Criança e (in)segurança na internet: estudo de caso no 3º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cepeda, Cátia Susana Padrão
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7621
Resumo: Na época em que estamos inseridos é inevitável falar em tecnologia e associado a este conceito vem certamente anexada a internet. Vivemos numa sociedade em constante mutação e por isso temos que acompanhar as diversas realidades que estão perante nós. As escolas não podem fugir a esta realidade, embora por vezes seja um pouco complicado acompanharem. No entanto, não podemos esquecer que a escola e a família são os dois alicerces da educação de uma criança, logo estas duas ”instituições” deverão estar em sintonia. O presente projeto teve como objetivo estudar e compreender o uso que as crianças fazem da internet. Nesse sentido, foi realizado um estudo de caso que incidiu sobre os alunos do terceiro ciclo da Escola Secundária Emídio Garcia, na cidade de Bragança. Com o estudo em decurso, pretende-se verificar, aprofundar e sobretudo estudar e perceber de que modo as crianças utiliza a internet em ambiente familiar. Além disso, pretende-se também verificar se é usada em segurança ou não. Hoje em dia vemos cada vez mais crianças a brincar, comunicar e relacionar-se com outras pessoas através das potencialidades existentes na internet. Será que ao utilizarem a internet, as crianças estão conscientes dos perigos existentes na mesma? Será que utilizam a internet em segurança? Será que são conhecedoras e detentoras de todo o vocabulário inerente a esta tecnologia? Além disso, o nosso estudo pretende também verificar as mesmas situações no ambiente escolar, pois é neste ambiente que elas passam a maior parte do seu dia. Será que esta instituição está atenta a todos os perigos que existem? Será que faz algum tipo de prevenção? Para a recolha de dados utilizou-se como instrumento um questionário. Em jeito de conclusão e cientes das limitações tecnológicas decorrentes de alguns equipamentos que apetrecham as escolas, da inadequada formação de alguns docentes e até mesmo de alguns pais, acreditamos que a utilização da internet por parte das crianças de modo seguro e controlado seja, ainda hoje, um tema de grande discussão e com bastantes lacunas. Nowadays it is inevitable to talk about technology and, associated with this concept, we have to consider, obviously, the Internet. We live in a rapidly changing society and this implies having to face a whole set of different realities. Schools cannot escape this reality, although it may be complicated to follow these changes at times. We must not forget that the school and the family are the two pillars of a child’s education, so these two institutions should work side by side and be tuned. This project aimed at studying and understanding the use that children make of the internet. Thus, we carried out a case study that focused on students attending the “3º ciclo” (7th to 9th graders) from Escola Secundária Emídio Garcia, a secondary school, located in the city of Bragança. Throughout this study we intended to verify, study and understand, in depth, how children use the Internet in households and check whether that use is done safely or not. Today we see more and more children playing, communicating and relating to others, using all the potential of the internet. Are children aware of the dangers involved while using the Internet? Do they use the Internet safely? Do they have a thorough knowledge of the vocabulary inherent to this technology? Furthermore, our study aims at verifying if the same situations occur in the school environment, where they spend most of their day. Is this institution aware of all the dangers that exist? Is there any kind of prevention? To collect data a questionnaire was used. As a conclusion, although we are aware of the technological limitations found in schools, the inadequate training of some teachers and even of some parents, we believe that the issue of a safe and controlled use of the internet by children is still a topic for discussion and one where further research is needed.
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Com o estudo em decurso, pretende-se verificar, aprofundar e sobretudo estudar e perceber de que modo as crianças utiliza a internet em ambiente familiar. Além disso, pretende-se também verificar se é usada em segurança ou não. Hoje em dia vemos cada vez mais crianças a brincar, comunicar e relacionar-se com outras pessoas através das potencialidades existentes na internet. Será que ao utilizarem a internet, as crianças estão conscientes dos perigos existentes na mesma? Será que utilizam a internet em segurança? Será que são conhecedoras e detentoras de todo o vocabulário inerente a esta tecnologia? Além disso, o nosso estudo pretende também verificar as mesmas situações no ambiente escolar, pois é neste ambiente que elas passam a maior parte do seu dia. Será que esta instituição está atenta a todos os perigos que existem? Será que faz algum tipo de prevenção? Para a recolha de dados utilizou-se como instrumento um questionário. Em jeito de conclusão e cientes das limitações tecnológicas decorrentes de alguns equipamentos que apetrecham as escolas, da inadequada formação de alguns docentes e até mesmo de alguns pais, acreditamos que a utilização da internet por parte das crianças de modo seguro e controlado seja, ainda hoje, um tema de grande discussão e com bastantes lacunas. Nowadays it is inevitable to talk about technology and, associated with this concept, we have to consider, obviously, the Internet. We live in a rapidly changing society and this implies having to face a whole set of different realities. Schools cannot escape this reality, although it may be complicated to follow these changes at times. We must not forget that the school and the family are the two pillars of a child’s education, so these two institutions should work side by side and be tuned. This project aimed at studying and understanding the use that children make of the internet. Thus, we carried out a case study that focused on students attending the “3º ciclo” (7th to 9th graders) from Escola Secundária Emídio Garcia, a secondary school, located in the city of Bragança. Throughout this study we intended to verify, study and understand, in depth, how children use the Internet in households and check whether that use is done safely or not. Today we see more and more children playing, communicating and relating to others, using all the potential of the internet. Are children aware of the dangers involved while using the Internet? Do they use the Internet safely? Do they have a thorough knowledge of the vocabulary inherent to this technology? Furthermore, our study aims at verifying if the same situations occur in the school environment, where they spend most of their day. Is this institution aware of all the dangers that exist? Is there any kind of prevention? To collect data a questionnaire was used. As a conclusion, although we are aware of the technological limitations found in schools, the inadequate training of some teachers and even of some parents, we believe that the issue of a safe and controlled use of the internet by children is still a topic for discussion and one where further research is needed.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoMeirinhos, ManuelBiblioteca Digital do IPBCepeda, Cátia Susana Padrão2012-10-10T09:51:44Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7621porCepeda, Cátia Susana Padrão (2012). Criança e (in)segurança na internet: estudo de caso no 3º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. 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