Internet e comunicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria do Céu
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Morais, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/1065
Resumo: Sendo a Internet um meio de comunicação por excelência apresentamos, para além de uma contextualização acerca da sua evolução e utilização, alguns indicadores obtidos através do desenvolvimento de um estudo empírico, baseado numa investigação sobre o seu impacto na educação em contexto escolar, tentando perceber a adaptação da sua utilização a novas pedagogias e qual o seu papel na construção de comunidades de conhecimento e aprendizagem. A recolha de dados realizou-se na cidade de Bragança, através de um questionário administrado a seis professores do 1.º Ciclo Ensino Básico e respectivos alunos. Dos seis professores, três são do ensino privado e três do ensino público que, no ano lectivo 2002/2003, leccionaram a alunos do 4.º ano de escolaridade. Este estudo teve como objectivo caracterizar a realidade das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, públicas e privadas, em relação ao uso das tecnologias no ensino, com especial destaque para o uso do computador e da Internet, no contexto do processo de ensino e aprendizagem, procurando saber se os alunos têm computador e Internet, nas suas escolas e em casa, se estão a usar estes recursos e para que fins.
id RCAP_d06dad0ff6a4cc414118aff1bad1b312
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1065
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Internet e comunicação no 1.º Ciclo do Ensino BásicoInternetComunicaçãoSendo a Internet um meio de comunicação por excelência apresentamos, para além de uma contextualização acerca da sua evolução e utilização, alguns indicadores obtidos através do desenvolvimento de um estudo empírico, baseado numa investigação sobre o seu impacto na educação em contexto escolar, tentando perceber a adaptação da sua utilização a novas pedagogias e qual o seu papel na construção de comunidades de conhecimento e aprendizagem. A recolha de dados realizou-se na cidade de Bragança, através de um questionário administrado a seis professores do 1.º Ciclo Ensino Básico e respectivos alunos. Dos seis professores, três são do ensino privado e três do ensino público que, no ano lectivo 2002/2003, leccionaram a alunos do 4.º ano de escolaridade. Este estudo teve como objectivo caracterizar a realidade das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, públicas e privadas, em relação ao uso das tecnologias no ensino, com especial destaque para o uso do computador e da Internet, no contexto do processo de ensino e aprendizagem, procurando saber se os alunos têm computador e Internet, nas suas escolas e em casa, se estão a usar estes recursos e para que fins.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBRibeiro, Maria do CéuMorais, Carlos2009-02-23T10:12:16Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/1065porRevista EduSer. ISSN 1645-4774. 3 (2008) p. 39-631645-4774info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:04:21Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:39.241398Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Internet e comunicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Internet e comunicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Internet e comunicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Ribeiro, Maria do Céu
Internet
Comunicação
title_short Internet e comunicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Internet e comunicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Internet e comunicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Internet e comunicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Internet e comunicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Ribeiro, Maria do Céu
author_facet Ribeiro, Maria do Céu
Morais, Carlos
author_role author
author2 Morais, Carlos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria do Céu
Morais, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Comunicação
topic Internet
Comunicação
description Sendo a Internet um meio de comunicação por excelência apresentamos, para além de uma contextualização acerca da sua evolução e utilização, alguns indicadores obtidos através do desenvolvimento de um estudo empírico, baseado numa investigação sobre o seu impacto na educação em contexto escolar, tentando perceber a adaptação da sua utilização a novas pedagogias e qual o seu papel na construção de comunidades de conhecimento e aprendizagem. A recolha de dados realizou-se na cidade de Bragança, através de um questionário administrado a seis professores do 1.º Ciclo Ensino Básico e respectivos alunos. Dos seis professores, três são do ensino privado e três do ensino público que, no ano lectivo 2002/2003, leccionaram a alunos do 4.º ano de escolaridade. Este estudo teve como objectivo caracterizar a realidade das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, públicas e privadas, em relação ao uso das tecnologias no ensino, com especial destaque para o uso do computador e da Internet, no contexto do processo de ensino e aprendizagem, procurando saber se os alunos têm computador e Internet, nas suas escolas e em casa, se estão a usar estes recursos e para que fins.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2009-02-23T10:12:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/1065
url http://hdl.handle.net/10198/1065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista EduSer. ISSN 1645-4774. 3 (2008) p. 39-63
1645-4774
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135145810198528