Cuidar em enfermagem pediátrica :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rito, Ana Carolina Simões Barata da Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43584
Resumo: Em enfermagem pediátrica, a adoção do binómio criança/família como beneficiário dos cuidados implica que o enfermeiro reconheça a unicidade da família, entendendo-a como constante na vida da criança, reconhecendo a sua individualidade e admitindo a premissa que as atitudes e emoções dos pais são determinantes nos filhos, valorizando, assim, uma perspetiva transacional da influência do impacto emocional intrínseco aos processos saúde-doença (Barros, 2003). Tal como as crianças têm direito a ser acompanhadas pelos seus pais, estes também devem beneficiar de apoio emocional, visando a mobilização de estratégias adaptativas em face a situações potencialmente perturbadoras para toda a família. Concordante com a problemática identificada, emerge como objeto de estudo as estratégias adotadas pelos enfermeiros, como intervenções terapêuticas e autónomas de enfermagem, na gestão da emocionalidade da família que acompanha a criança nos processos saúde-doença. Tendo em conta estes pressupostos, o presente relatório é o culminar de um percurso académico no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, o qual, através de uma metodologia de reflexão sobre a prática, pretende explicitar o potencial terapêutico do trabalho emocional e dar visibilidade aos ganhos em saúde gerados, sustentado conceptualmente na Teoria do Cuidado Transpessoal de Jean Watson e na filosofia do Cuidado Centrado na Família e, ainda, no Modelo de Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica. Deste modo, foram desenvolvidas atividades de crescente complexidade ao longo do decurso do estágio nos vários contextos, de acordo com os objetivos traçados, como por exemplo, uma Sessão de Reflexão sobre a intervenção dos enfermeiros à Luz do Modelo de Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica, e a elaboração de um instrumento para a Documentação dos Cuidados de Enfermagem com vista o registo de enfermagem para as respostas emocionais dos cuidadores familiares. A experiência emocional da família que acompanham a criança releva-se como um aspeto a ser valorizado pelos profissionais, assumindo o potencial terapêutico que o trabalho emocional em enfermagem pediátrica tem, quer como ganho em saúde objetivo, quer como determinante da gestão emocional da própria criança.
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