O papel dos professores na inclusão dos alunos com Síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Inês Alexandra Monteiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/117
Resumo: Advogando-se que todos devem aprender juntos, no âmbito da Escola para Todos, tem-se vindo a promover a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE), nas escolas regulares. Foi nossa intenção, com este estudo, tentar compreender qual o papel dos professores na inclusão de alunos com Síndrome de Down, nas escolas do ensino regular. Muitos trabalhos de investigação têm demonstrado que este tipo de alunos têm tido muitos ganhos com a inclusão, nomeadamente a nível do seu desenvolvimento pessoal e social. A pesquisa permitiu-nos fazer uma revisão de literatura, onde são abordados assuntos sobre Síndrome de Down, para além da temática sobre a inclusão em geral e o papel dos professores, nesse contexto inclusivo. A segunda parte deste trabalho refere-se ao estudo empírico, onde a metodologia utilizada privilegiou a aplicação de um questionário e a amostra conta com cinquenta professores do ensino regular, de dois concelhos distintos. A análise dos dados evidencia que os professores percepcionam a inclusão como um aspecto positivo. Porém, referiram algumas preocupações que devem ser, urgentemente, combatidas para optimizar o sucesso destes alunos. Assim, salientaram diversas preocupações: a falta de formação dos professores, a inexistência de recursos materiais e humanos, o elevado número de alunos por turma, como factores que dificultam a inclusão. Advocating that all must learn together, relating the issue School for everyone, a promotion to include special needs’ students(ENS) in regular schools has been occurring. With this study our aim was try to understand the roll of the teachers in the inclusion of Down syndrome children’s in regular schools. Several research works have shown that this type of pupils had achieved a great deal with inclusion, namely relating to a social and personal development level. The research allowed us to review literature were Down syndrome issues are approached, in addition to the theme relating general inclusion and teachers’ role in that inclusive context. The second part of this work refers to the empirical study were the used methodology gave preference to a questioner appliance and with a sample that counts with fifty teachers of regular teaching of two distinctive counties. Data analyses shows that teachers perceive the inclusion as a positive aspect. Nevertheless they refer some worries that must be urgently fought in order that pupils’ success can be optimized. Thus they underline several worries: lack of teachers training, the inexistence of human and material resources, a large number of pupils per class, as factors that make inclusion difficult.
id RCAP_7639091a8ba01e3038278ce2849f395c
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/117
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel dos professores na inclusão dos alunos com Síndrome de DownSíndrome de DownInclusãoAdaptações curricularesIntervenção precoceTMEAdvogando-se que todos devem aprender juntos, no âmbito da Escola para Todos, tem-se vindo a promover a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE), nas escolas regulares. Foi nossa intenção, com este estudo, tentar compreender qual o papel dos professores na inclusão de alunos com Síndrome de Down, nas escolas do ensino regular. Muitos trabalhos de investigação têm demonstrado que este tipo de alunos têm tido muitos ganhos com a inclusão, nomeadamente a nível do seu desenvolvimento pessoal e social. A pesquisa permitiu-nos fazer uma revisão de literatura, onde são abordados assuntos sobre Síndrome de Down, para além da temática sobre a inclusão em geral e o papel dos professores, nesse contexto inclusivo. A segunda parte deste trabalho refere-se ao estudo empírico, onde a metodologia utilizada privilegiou a aplicação de um questionário e a amostra conta com cinquenta professores do ensino regular, de dois concelhos distintos. A análise dos dados evidencia que os professores percepcionam a inclusão como um aspecto positivo. Porém, referiram algumas preocupações que devem ser, urgentemente, combatidas para optimizar o sucesso destes alunos. Assim, salientaram diversas preocupações: a falta de formação dos professores, a inexistência de recursos materiais e humanos, o elevado número de alunos por turma, como factores que dificultam a inclusão. Advocating that all must learn together, relating the issue School for everyone, a promotion to include special needs’ students(ENS) in regular schools has been occurring. With this study our aim was try to understand the roll of the teachers in the inclusion of Down syndrome children’s in regular schools. Several research works have shown that this type of pupils had achieved a great deal with inclusion, namely relating to a social and personal development level. The research allowed us to review literature were Down syndrome issues are approached, in addition to the theme relating general inclusion and teachers’ role in that inclusive context. The second part of this work refers to the empirical study were the used methodology gave preference to a questioner appliance and with a sample that counts with fifty teachers of regular teaching of two distinctive counties. Data analyses shows that teachers perceive the inclusion as a positive aspect. Nevertheless they refer some worries that must be urgently fought in order that pupils’ success can be optimized. Thus they underline several worries: lack of teachers training, the inexistence of human and material resources, a large number of pupils per class, as factors that make inclusion difficult.Orientação: Professor Doutor António Vieira.2013-08-14T18:00:08Z2012-03-01T09:59:06Z2012-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfReis, I. A. M. (2011). O papel dos professores na inclusão dos alunos com Síndrome de Down [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/117http://hdl.handle.net/11328/117Reis, I. A. M. (2011). O papel dos professores na inclusão dos alunos com Síndrome de Down [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/117http://hdl.handle.net/11328/117porCota: TME 469Reis, Inês Alexandra Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:16:18Zoai:repositorio.upt.pt:11328/117Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:23.930499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel dos professores na inclusão dos alunos com Síndrome de Down
title O papel dos professores na inclusão dos alunos com Síndrome de Down
spellingShingle O papel dos professores na inclusão dos alunos com Síndrome de Down
Reis, Inês Alexandra Monteiro
Síndrome de Down
Inclusão
Adaptações curriculares
Intervenção precoce
TME
title_short O papel dos professores na inclusão dos alunos com Síndrome de Down
title_full O papel dos professores na inclusão dos alunos com Síndrome de Down
title_fullStr O papel dos professores na inclusão dos alunos com Síndrome de Down
title_full_unstemmed O papel dos professores na inclusão dos alunos com Síndrome de Down
title_sort O papel dos professores na inclusão dos alunos com Síndrome de Down
author Reis, Inês Alexandra Monteiro
author_facet Reis, Inês Alexandra Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Inês Alexandra Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Down
Inclusão
Adaptações curriculares
Intervenção precoce
TME
topic Síndrome de Down
Inclusão
Adaptações curriculares
Intervenção precoce
TME
description Advogando-se que todos devem aprender juntos, no âmbito da Escola para Todos, tem-se vindo a promover a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE), nas escolas regulares. Foi nossa intenção, com este estudo, tentar compreender qual o papel dos professores na inclusão de alunos com Síndrome de Down, nas escolas do ensino regular. Muitos trabalhos de investigação têm demonstrado que este tipo de alunos têm tido muitos ganhos com a inclusão, nomeadamente a nível do seu desenvolvimento pessoal e social. A pesquisa permitiu-nos fazer uma revisão de literatura, onde são abordados assuntos sobre Síndrome de Down, para além da temática sobre a inclusão em geral e o papel dos professores, nesse contexto inclusivo. A segunda parte deste trabalho refere-se ao estudo empírico, onde a metodologia utilizada privilegiou a aplicação de um questionário e a amostra conta com cinquenta professores do ensino regular, de dois concelhos distintos. A análise dos dados evidencia que os professores percepcionam a inclusão como um aspecto positivo. Porém, referiram algumas preocupações que devem ser, urgentemente, combatidas para optimizar o sucesso destes alunos. Assim, salientaram diversas preocupações: a falta de formação dos professores, a inexistência de recursos materiais e humanos, o elevado número de alunos por turma, como factores que dificultam a inclusão. Advocating that all must learn together, relating the issue School for everyone, a promotion to include special needs’ students(ENS) in regular schools has been occurring. With this study our aim was try to understand the roll of the teachers in the inclusion of Down syndrome children’s in regular schools. Several research works have shown that this type of pupils had achieved a great deal with inclusion, namely relating to a social and personal development level. The research allowed us to review literature were Down syndrome issues are approached, in addition to the theme relating general inclusion and teachers’ role in that inclusive context. The second part of this work refers to the empirical study were the used methodology gave preference to a questioner appliance and with a sample that counts with fifty teachers of regular teaching of two distinctive counties. Data analyses shows that teachers perceive the inclusion as a positive aspect. Nevertheless they refer some worries that must be urgently fought in order that pupils’ success can be optimized. Thus they underline several worries: lack of teachers training, the inexistence of human and material resources, a large number of pupils per class, as factors that make inclusion difficult.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01T09:59:06Z
2012-03-01
2013-08-14T18:00:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Reis, I. A. M. (2011). O papel dos professores na inclusão dos alunos com Síndrome de Down [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/117
http://hdl.handle.net/11328/117
Reis, I. A. M. (2011). O papel dos professores na inclusão dos alunos com Síndrome de Down [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/117
http://hdl.handle.net/11328/117
identifier_str_mv Reis, I. A. M. (2011). O papel dos professores na inclusão dos alunos com Síndrome de Down [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/117
url http://hdl.handle.net/11328/117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 469
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134989114146816