Inclusão de alunos portadores de deficiências nas aulas de educação física.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, José Manuel Mendes Alves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/59
Resumo: Durante as últimas décadas registou-se uma mudança no modo como se perceciona o direito à educação das crianças com NEE, dando origem à conceção da escola inclusiva, numa perspetiva de Escola para Todos. Contudo, sabemos que nem sempre é fácil a inclusão de crianças e jovens com NEE no ensino regular. O nosso trabalho «Inclusão de alunos portadores de Deficiência Visual nas aulas de Educação Física», tem como objetivos atenuar barreiras existentes nas aulas de Educação Física implementando práticas e atividades de modo a construir aulas inclusivas, criando uma dinâmica entre todos os elementos que fazem parte da turma. Com a realização deste trabalho concluímos que a inclusão destes alunos nas aulas de Educação Física traz vantagens tornando-se um modelo educacional eficaz para toda a comunidade, designadamente para os alunos com deficiência visual e todos os outros alunos, assim como para os professores do ensino especial e professores do ensino regular, permitindo o desenvolvimento de uma maior compreensão das capacidades e potencialidades dos alunos com Deficiência Visual. During the last decades there has been a change in how we perceive the right to education of children with SEN, giving rise to the concept of inclusive school, in a perspetive of School for All. However, we know that is not always easy to include children and young people with SEN in regular education. Our work «Inclusion of patients with Visual Impairment Students in Physical Education classes» aims to alleviate barriers in physical education classes implementing activities and practices in order to build inclusive classes, creating a dynamic between all the elements that are part of the class. With this work we conclude that the inclusion of students in physical education classes has advantages becoming an effective educational model for the entire community, particularly for students with visual impairment and all other students, as well as special education teachers and regular teachers, allowing the development of a greater understanding of the capabilities and potential of students with Visual Disabilities.
id RCAP_ace119f2952445f6da5973a613a68257
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/59
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Inclusão de alunos portadores de deficiências nas aulas de educação física.InclusãoDeficiência VisualAdaptações curricularesTMEDurante as últimas décadas registou-se uma mudança no modo como se perceciona o direito à educação das crianças com NEE, dando origem à conceção da escola inclusiva, numa perspetiva de Escola para Todos. Contudo, sabemos que nem sempre é fácil a inclusão de crianças e jovens com NEE no ensino regular. O nosso trabalho «Inclusão de alunos portadores de Deficiência Visual nas aulas de Educação Física», tem como objetivos atenuar barreiras existentes nas aulas de Educação Física implementando práticas e atividades de modo a construir aulas inclusivas, criando uma dinâmica entre todos os elementos que fazem parte da turma. Com a realização deste trabalho concluímos que a inclusão destes alunos nas aulas de Educação Física traz vantagens tornando-se um modelo educacional eficaz para toda a comunidade, designadamente para os alunos com deficiência visual e todos os outros alunos, assim como para os professores do ensino especial e professores do ensino regular, permitindo o desenvolvimento de uma maior compreensão das capacidades e potencialidades dos alunos com Deficiência Visual. During the last decades there has been a change in how we perceive the right to education of children with SEN, giving rise to the concept of inclusive school, in a perspetive of School for All. However, we know that is not always easy to include children and young people with SEN in regular education. Our work «Inclusion of patients with Visual Impairment Students in Physical Education classes» aims to alleviate barriers in physical education classes implementing activities and practices in order to build inclusive classes, creating a dynamic between all the elements that are part of the class. With this work we conclude that the inclusion of students in physical education classes has advantages becoming an effective educational model for the entire community, particularly for students with visual impairment and all other students, as well as special education teachers and regular teachers, allowing the development of a greater understanding of the capabilities and potential of students with Visual Disabilities.2013-02-13T09:59:41Z2013-08-14T17:59:41Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/59porCota: TME 480Nunes, José Manuel Mendes Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:18ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de alunos portadores de deficiências nas aulas de educação física.
title Inclusão de alunos portadores de deficiências nas aulas de educação física.
spellingShingle Inclusão de alunos portadores de deficiências nas aulas de educação física.
Nunes, José Manuel Mendes Alves
Inclusão
Deficiência Visual
Adaptações curriculares
TME
title_short Inclusão de alunos portadores de deficiências nas aulas de educação física.
title_full Inclusão de alunos portadores de deficiências nas aulas de educação física.
title_fullStr Inclusão de alunos portadores de deficiências nas aulas de educação física.
title_full_unstemmed Inclusão de alunos portadores de deficiências nas aulas de educação física.
title_sort Inclusão de alunos portadores de deficiências nas aulas de educação física.
author Nunes, José Manuel Mendes Alves
author_facet Nunes, José Manuel Mendes Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, José Manuel Mendes Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Deficiência Visual
Adaptações curriculares
TME
topic Inclusão
Deficiência Visual
Adaptações curriculares
TME
description Durante as últimas décadas registou-se uma mudança no modo como se perceciona o direito à educação das crianças com NEE, dando origem à conceção da escola inclusiva, numa perspetiva de Escola para Todos. Contudo, sabemos que nem sempre é fácil a inclusão de crianças e jovens com NEE no ensino regular. O nosso trabalho «Inclusão de alunos portadores de Deficiência Visual nas aulas de Educação Física», tem como objetivos atenuar barreiras existentes nas aulas de Educação Física implementando práticas e atividades de modo a construir aulas inclusivas, criando uma dinâmica entre todos os elementos que fazem parte da turma. Com a realização deste trabalho concluímos que a inclusão destes alunos nas aulas de Educação Física traz vantagens tornando-se um modelo educacional eficaz para toda a comunidade, designadamente para os alunos com deficiência visual e todos os outros alunos, assim como para os professores do ensino especial e professores do ensino regular, permitindo o desenvolvimento de uma maior compreensão das capacidades e potencialidades dos alunos com Deficiência Visual. During the last decades there has been a change in how we perceive the right to education of children with SEN, giving rise to the concept of inclusive school, in a perspetive of School for All. However, we know that is not always easy to include children and young people with SEN in regular education. Our work «Inclusion of patients with Visual Impairment Students in Physical Education classes» aims to alleviate barriers in physical education classes implementing activities and practices in order to build inclusive classes, creating a dynamic between all the elements that are part of the class. With this work we conclude that the inclusion of students in physical education classes has advantages becoming an effective educational model for the entire community, particularly for students with visual impairment and all other students, as well as special education teachers and regular teachers, allowing the development of a greater understanding of the capabilities and potential of students with Visual Disabilities.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-02-13T09:59:41Z
2013-08-14T17:59:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/59
url http://hdl.handle.net/11328/59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 480
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302545677418496