Benefícios da aprendizagem musical no desempenho académico dos alunos : a opinião de diretores e de professores do Ensino Básico português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mónico, Lisete S. M.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos Luiz, Carlos dos, Souza, Dayse Neri de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6488
Resumo: Este estudo analisa a opinião de diretores e professores de escolas do Ensino Artístico Especializado de Música do Ensino Básico português quanto à influência da aprendizagem musical no desempenho académico dos alunos. Foram inquiridos quatro diretores e vinte professores de alunos que frequentam os Cursos Básicos de Música e de Canto Gregoriano do 3º ciclo do Ensino Básico. Da análise de conteúdo realizada emergiram três categorias de unidades de registo (UR): (1) Indeterminação causa-efeito entre aprendizagem musical e desempenho académico (4.5% de UR nos diretores e 7.0% nos professores), (2) Benefícios não musicais não exclusivos da aprendizagem musical (6.0% apenas nos diretores) e (3) Benefícios não musicais decorrentes da aprendizagem musical. (89.6% nos diretores e 93.0% nos professores). Nesta 3ª categoria, os benefícios no domínio do desempenho académico foram indicados em segundo lugar pelos diretores e em último pelos professores, comparativamente aos ganhos em dois outros domínios emergentes nesta categoria: desenvolvimento social e pessoal e capacidades cognitivas. Concluímos que a opinião sobre os benefícios da aprendizagem musical se estende muito além do domínio do desempenho académico. Os resultados são discutidos atendendo à influência que o cargo dos entrevistados poderá ter na avaliação dos efeitos da aprendizagem musical no desempenho académico, bem como nos domínios do desenvolvimento social e pessoal e das capacidades cognitivas.
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Da análise de conteúdo realizada emergiram três categorias de unidades de registo (UR): (1) Indeterminação causa-efeito entre aprendizagem musical e desempenho académico (4.5% de UR nos diretores e 7.0% nos professores), (2) Benefícios não musicais não exclusivos da aprendizagem musical (6.0% apenas nos diretores) e (3) Benefícios não musicais decorrentes da aprendizagem musical. (89.6% nos diretores e 93.0% nos professores). Nesta 3ª categoria, os benefícios no domínio do desempenho académico foram indicados em segundo lugar pelos diretores e em último pelos professores, comparativamente aos ganhos em dois outros domínios emergentes nesta categoria: desenvolvimento social e pessoal e capacidades cognitivas. Concluímos que a opinião sobre os benefícios da aprendizagem musical se estende muito além do domínio do desempenho académico. Os resultados são discutidos atendendo à influência que o cargo dos entrevistados poderá ter na avaliação dos efeitos da aprendizagem musical no desempenho académico, bem como nos domínios do desenvolvimento social e pessoal e das capacidades cognitivas.This research analyzes the opinion of directors and teachers of Specialized Artistic Education of Music of Portuguese Basic Education concerning the influence of musical learning in students’ academic performance. We have inquired four directors and twenty teachers of students who attend the Basic Courses of Music and Gregorian Chant in the 3rd cycle of Basic Education. Of the content analysis performed resulted three categories of units of registration (UR): (1) Cause-and-effect indetermination between musical learning and academic achievement (4.5% UR in directors and 7.0% in teachers) (2) Non-musical benefits not exclusive of musical learning (6.0% only in directors), and (3) Non-musical benefits due to musical learning (89.6% in directors and 93.0% in teachers). In this third category, the benefits in academic achievement were set out in second place by the directors and in last place by the teachers, in comparison to gains in two other emerging domains in this category: Social and personal development and cognitive abilities. We conclude that the effects of musical learning indicated by directors and teachers extend far beyond the benefits in academic achievement. The results were discussed taking into account the influence that the professional function of the respondents on the assessment of the effects of musical learning in academic achievement of students, as well as in the fields of social and personal development and cognitive abilities may have.Cette étude analyse l’opinion des directeurs et enseignants des collèges portugais spécialisées dans l’enseignement artistique de la musique face à l’influence de l’apprentissage musical sur les compétences scolaires. Un enquête a été réalisée auprès de quatre directeurs et vingt professeurs de 5Eme, 4ème et 3ème, tous enseignants du cours basique de musique et de chant grégorien. Les unités de sens (U.S) extraites de la analyse de contenu sont classées en trois catégories: (1) rapport cause à effet entre l’apprentissage de la musique et les compétences scolaires indéterminé (4.5 % de US chez les directeurs, 7% chez les professeurs), (2) bénéfices de l’apprentissage musical non exclusifs (6% seulement chez les directeurs), (3) l’apprentissage musicaln’engendre pas d’avantages liés à ce domaine (89.6% chez les directeurs, 93% chez les professeurs). Dans cette troisième catégorie, les avantages sur les performances scolaires ont été placés en seconde position par les directeurs ainsi qu’en dernier par les professeurs comparativement aux gains dans deux autres domaines émergent dans cette catégorie: développement socio personnel et les capacités cognitives. En conclusion, l’opinion des professionnels sur les bénéfices de l’apprentissage musical va au-delà des compétences scolaires. Les résultats de cette étude sont discutés en raison de l’influence que le statut des personnes sondées peut avoir sur l’évaluation des effets de l’apprentissage musical sur les performances scolaires ainsi que sur les capacités cognitives.Este estudio analiza la opinión de directores y profesores de escuelas de Enseñanza Artística Especializada de Música referente a la influencia del aprendizaje musical en el desempeño académico de alumnos. Fueron encuestados cuatro directores y veinte profesores de alumnos que frecuentan los Cursos Básicos de Música y de Canto Gregoriano de 3º ciclo de Enseñanza Básica portuguesa. De la análisis de contenido realizada emergieron tres categorías de Unidades de Registro (UR): (1) Indeterminación causa-efecto entre aprendizaje musical y desempeño académico (4.5% de UR en los directores y 7.0% en los profesores), (2) Beneficios no exclusivos de la aprendizaje musical (6.0% sólo en los directores) y (3) Beneficios no musicales que surjan del aprendizaje musical (89.6% en los directores y 93.0% en los profesores). En esta 3ª categoría, los beneficios en el dominio de desempeño académico fueron enunciados en segundo lugar por los directores y en último por los profesores, comparativamente a los beneficios en dos otros dominios emergentes en esta categoría: desarrollo social y personal y capacidades cognitivas. Concluimos que los efectos del aprendizaje musical indicados por los directores y profesores se extienden más allá de los beneficios al nivel del desempeño académico. Los resultados fueron discutidos atendiendo la influencia que la función profesional de los entrevistados puede tener en la apreciación sobre los efectos del aprendizaje musical en el desempeño académico, bien como en los dominios de desarrollo social y personal y de las capacidades cognitivas.Edições Universitárias Lusófonas2015-07-06T14:25:05Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6488por1646-401XMónico, Lisete S. 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