Activação do desenvolvimento psicológico em alunos imigrantes.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/3615 |
Resumo: | Cada aluno é um tesouro a descobrir (UNESCO, 1996), contudo a nossa Escola tem-se reproduzido como um computador pessoal cujo acesso depende de uma password. Assim, também há determinadas capacidades cognitivas, culturais e sociais privilegiadas (vantagens sociais são vantagens escolares - Bourdieu e Passeron, 1975) que se revelam como uma password para aceder à Escola. É a ignorância de “necessidades básicas” como a adaptação à Escola e ao país, as mais complexas para os imigrantes, que podem fazer com que muitos alunos em vez de se sentirem parte “do mundo”, se considerem “um mundo” à parte (Berger e Luckman, 1966, pp.216-228). |
id |
RCAP_76616c5a481cc410df38244b6359b6d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ual.pt:11144/3615 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Activação do desenvolvimento psicológico em alunos imigrantes.Capacidades cognitivasImigrantesLíngua segundaCada aluno é um tesouro a descobrir (UNESCO, 1996), contudo a nossa Escola tem-se reproduzido como um computador pessoal cujo acesso depende de uma password. Assim, também há determinadas capacidades cognitivas, culturais e sociais privilegiadas (vantagens sociais são vantagens escolares - Bourdieu e Passeron, 1975) que se revelam como uma password para aceder à Escola. É a ignorância de “necessidades básicas” como a adaptação à Escola e ao país, as mais complexas para os imigrantes, que podem fazer com que muitos alunos em vez de se sentirem parte “do mundo”, se considerem “um mundo” à parte (Berger e Luckman, 1966, pp.216-228).Universidade de Aveiro2018-04-06T11:55:15Z2006-01-01T00:00:00Z20062018-03-19T02:16:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/3615por972-789-191-8Figueiredo, SandraSilva, Carlos Fernandes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:25:03Zoai:repositorio.ual.pt:11144/3615Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:03.722382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Activação do desenvolvimento psicológico em alunos imigrantes. |
title |
Activação do desenvolvimento psicológico em alunos imigrantes. |
spellingShingle |
Activação do desenvolvimento psicológico em alunos imigrantes. Figueiredo, Sandra Capacidades cognitivas Imigrantes Língua segunda |
title_short |
Activação do desenvolvimento psicológico em alunos imigrantes. |
title_full |
Activação do desenvolvimento psicológico em alunos imigrantes. |
title_fullStr |
Activação do desenvolvimento psicológico em alunos imigrantes. |
title_full_unstemmed |
Activação do desenvolvimento psicológico em alunos imigrantes. |
title_sort |
Activação do desenvolvimento psicológico em alunos imigrantes. |
author |
Figueiredo, Sandra |
author_facet |
Figueiredo, Sandra Silva, Carlos Fernandes da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Carlos Fernandes da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Sandra Silva, Carlos Fernandes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capacidades cognitivas Imigrantes Língua segunda |
topic |
Capacidades cognitivas Imigrantes Língua segunda |
description |
Cada aluno é um tesouro a descobrir (UNESCO, 1996), contudo a nossa Escola tem-se reproduzido como um computador pessoal cujo acesso depende de uma password. Assim, também há determinadas capacidades cognitivas, culturais e sociais privilegiadas (vantagens sociais são vantagens escolares - Bourdieu e Passeron, 1975) que se revelam como uma password para aceder à Escola. É a ignorância de “necessidades básicas” como a adaptação à Escola e ao país, as mais complexas para os imigrantes, que podem fazer com que muitos alunos em vez de se sentirem parte “do mundo”, se considerem “um mundo” à parte (Berger e Luckman, 1966, pp.216-228). |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01T00:00:00Z 2006 2018-04-06T11:55:15Z 2018-03-19T02:16:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11144/3615 |
url |
http://hdl.handle.net/11144/3615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
972-789-191-8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136827181891584 |