Activação do desenvolvimento psicológico em alunos imigrantes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Sandra
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Silva, Carlos Fernandes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/3615
Resumo: Cada aluno é um tesouro a descobrir (UNESCO, 1996), contudo a nossa Escola tem-se reproduzido como um computador pessoal cujo acesso depende de uma password. Assim, também há determinadas capacidades cognitivas, culturais e sociais privilegiadas (vantagens sociais são vantagens escolares - Bourdieu e Passeron, 1975) que se revelam como uma password para aceder à Escola. É a ignorância de “necessidades básicas” como a adaptação à Escola e ao país, as mais complexas para os imigrantes, que podem fazer com que muitos alunos em vez de se sentirem parte “do mundo”, se considerem “um mundo” à parte (Berger e Luckman, 1966, pp.216-228).
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