Gestão soft da manutenção de automotoras UQE-S3500: aplicação de modelos de risco proporcionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/13143 |
Resumo: | Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial. |
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Gestão soft da manutenção de automotoras UQE-S3500: aplicação de modelos de risco proporcionaisDissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial.As automotoras UQE-Série3500, pertencentes à CP (Comboios de Portugal), constituem os equipamentos onde se pretende ilustrar a aplicação do PHM (Proportional Hazards Modelling). Esta aplicação foi realizada na EMEF (Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário – Manutenção de Lisboa) onde, as referidas automotoras, são sujeitas a intervenções sistemáticas segundo um denominado “Ciclo de Manutenção” especificado pela empresa. A investigação realizada desenvolveu-se em três fases. Na primeira fase, o equipamento (automotora) foi dividido em nove Sistemas Reparáveis (SR) e seus correspondentes subsistemas. O registo histórico (Janeiro 2000 a Março 2009) foi categorizado e dividido mediante as falhas que o compunham imputando-se, cada uma das falhas, ao respectivo SR. Das falhas estudadas foram consideradas aquelas que provocaram a imobilização em serviço da automotora e que podem diminuir a Fiabilidade do Serviço. Com esta base de dados foi avaliado o MTBF (Meam Time Between Failures) de cada automotora, para os casos em que o seu comportamento seguia um PPH (Processo de Poisson Homogéneo). Em presença de ROCOF (Rate of Occurrence of Failures) decrescente foram também estimados, de forma determinística, os tempos entre falhas. Na segunda fase aplicou-se o PHM o qual permitiu identificar quais os componentes das automotoras mais críticos ou sejam aqueles que apresentavam um maior Risco de Falha. Estas duas fases constituem a vertente Soft da Gestão da Manutenção. A vertente Hard poderá vir a ser executada de acordo com um programa de manutenção resultante da análise da primeira e segunda fases e posterior modelação do tempo de vida de um dos componentes que apresentam maior risco de falha. Prevê-se que desta aplicação possam resultar melhorias significativas na Fiabilidade do Serviço das automotoras.Faculdade de Ciencias e TecnologiaDias, JoséRUNBento, Marco Alexandre Pires de Oliveira2014-09-25T10:24:12Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/13143porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:47:55Zoai:run.unl.pt:10362/13143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:21:06.843364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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