Gestão da manutenção da frota das UQE-S2300

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rato, João Carlos Mourão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/10119
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial
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spelling Gestão da manutenção da frota das UQE-S2300Gestão da manutençãoAnálise de fiabilidadeSistema reparávelTeste de LaplaceMTBF (Mean Time Between Failures)Sistemas críticosDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia e Gestão IndustrialA gestão da manutenção ferroviária apresenta-se actualmente e mais do que nunca como uma actividade estratégica para o desempenho eficaz e eficiente das organizações, possibilitando a estas benefícios de confiança, flexibilidade e redução de custos, representativos por sua vez no conforto, segurança e rapidez do serviço prestado ao utilizador. Na presente dissertação é apresentada uma análise de fiabilidade e gestão da manutenção aplicada a uma frota de 42 automotoras UQE-S2300 pertencentes à CP, que por sua vez se encontra à responsabilidade da EMEF no que respeita a operações de manutenção. Através da investigação prática pretende-se avaliar numa primeira fase e em contexto de sistema reparável a tendência das automotoras, de forma individual e global, em termos de fiabilidade, recorrendo-se desse modo a conceitos de processos estocásticos pontuais e à estatística do teste de Laplace. Para isso, recorreu-se a registos históricos das avarias de material e manutenção, conducentes a um determinado período de tempo. A identificação dos sistemas mais críticos da frota de automotoras, isto é, aqueles que apresentam um maior risco de falha, são um outro objectivo do presente estudo, tendo-se recorrido nesse sentido ao Princípio de Pareto. No que respeita a indicadores de desempenho, apresenta-se nesta primeira análise uma caracterização do comportamento médio da frota com base no indicador MTBF (Mean Time Between Failures), perspectivando um cenário de comparação para a segunda fase do estudo. Nesta, pretende-se analisar o benefício obtido em termos de incremento provocado no MTBF médio da frota, resultante da implementação do que se julgam ser as melhores soluções práticas para cada um dos sistemas críticos previamente identificados.Faculdade de Ciências e TecnologiaDias, JoséSabino, RuiRUNRato, João Carlos Mourão2013-07-16T10:05:31Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10119porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:43:38Zoai:run.unl.pt:10362/10119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:14.976870Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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