Da comunidade para a comunidade "agir para prevenir"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Sara Raquel Duarte
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/21893
Resumo: O presente relatório, desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária procura elucidar o decurso dos três módulos de estágio que decorreram na Unidade de Cuidados na Comunidade – Nostra Pontinha, Agrupamentos de Centros de Saúde Loures-Odivelas. Registando a mesma tendência dos últimos anos, as doenças cérebro-cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte a nível nacional e europeu. Por conseguinte, acarreta graves consequências para o cidadão, para a sociedade e para o sistema de saúde, sendo determinante que estas sejam encaradas como um dos mais representativos problemas de saúde pública, que urge minorar. É neste sentido que a promoção da saúde, se revela cada vez mais um vetor essencial para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais nomeadamente através da educação para a saúde visando o incremento de poder das comunidades, empoderando-as. Assim, a área temática abordada neste trabalho foi a Prevenção das Doenças Cérebro-Cardiovasculares, no intuito de promover a saúde e prevenir a doença mediante a adoção de estilos de vida mais saudáveis. No decurso do Módulo I, realizou-se o diagnóstico de saúde à população trabalhadora que integra os principais recursos comunitários do Bairro Dr. Mário Madeira - Pontinha, sendo para tal efectuado um estudo descritivo, por meio da aplicação de um formulário, como instrumento de colheita de dados. Refira-se que os recursos acima citados referem-se às Escolas (JI Gil Eanes e EB Dr. Mário Madeira), Centro de Dia da Sagrada Família e Polícia de Segurança Pública, obtendo-se uma amostragem de 100% nos dois primeiros recursos comunitários e 41% no que respeita ao último. A análise de dados foi realizada com recurso à metodologia quantitativa, onde se auscultarem estilos de vida, fatores de risco e história familiar de doença Cérebro-Cardiovascular, refletindo-se resultados com maior expressão para: o excesso de peso, o aumento do perímetro abdominal, a pouca prática de exercício físico, a alimentação saudável comprometida, o risco de desenvolver diabetes e a carga hereditária da doença. Atendendo às necessidades identificadas e aos resultados obtidos, priorizando-os, no Módulo II de Estágio foi elaborado o Projeto de Intervenção, intitulado “Agir para Prevenir”, organizado em três eixos constituintes, “Alimentação Saudável – Sopa, sim obrigado”; “Formação Suporte Básico de Vida” e “Sessões de trabalho com parceiros comunitários”, planificado em duas fases, fase 1 – módulo II e fase 2 - módulo III. Foram assim desenvolvidas diversas atividades direcionadas para ações de educação para a saúde e promoção de parcerias e envolvimento comunitário. A segunda fase do projeto foi a disseminação do que já se tinha iniciado reforçando e promovendo a intervenção comunitária. Ao longo destes módulos foram desenvolvidas muitas outras atividades nos mais diferentes âmbitos comunitários, proporcionados pelos projetos em curso na UCC, contribuindo tudo isto para a aquisição, articulação e desenvolvimento de competências centradas em cuidados de enfermagem especializados a indivíduos, famílias e comunidades.
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Por conseguinte, acarreta graves consequências para o cidadão, para a sociedade e para o sistema de saúde, sendo determinante que estas sejam encaradas como um dos mais representativos problemas de saúde pública, que urge minorar. É neste sentido que a promoção da saúde, se revela cada vez mais um vetor essencial para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais nomeadamente através da educação para a saúde visando o incremento de poder das comunidades, empoderando-as. Assim, a área temática abordada neste trabalho foi a Prevenção das Doenças Cérebro-Cardiovasculares, no intuito de promover a saúde e prevenir a doença mediante a adoção de estilos de vida mais saudáveis. No decurso do Módulo I, realizou-se o diagnóstico de saúde à população trabalhadora que integra os principais recursos comunitários do Bairro Dr. Mário Madeira - Pontinha, sendo para tal efectuado um estudo descritivo, por meio da aplicação de um formulário, como instrumento de colheita de dados. Refira-se que os recursos acima citados referem-se às Escolas (JI Gil Eanes e EB Dr. Mário Madeira), Centro de Dia da Sagrada Família e Polícia de Segurança Pública, obtendo-se uma amostragem de 100% nos dois primeiros recursos comunitários e 41% no que respeita ao último. A análise de dados foi realizada com recurso à metodologia quantitativa, onde se auscultarem estilos de vida, fatores de risco e história familiar de doença Cérebro-Cardiovascular, refletindo-se resultados com maior expressão para: o excesso de peso, o aumento do perímetro abdominal, a pouca prática de exercício físico, a alimentação saudável comprometida, o risco de desenvolver diabetes e a carga hereditária da doença. Atendendo às necessidades identificadas e aos resultados obtidos, priorizando-os, no Módulo II de Estágio foi elaborado o Projeto de Intervenção, intitulado “Agir para Prevenir”, organizado em três eixos constituintes, “Alimentação Saudável – Sopa, sim obrigado”; “Formação Suporte Básico de Vida” e “Sessões de trabalho com parceiros comunitários”, planificado em duas fases, fase 1 – módulo II e fase 2 - módulo III. Foram assim desenvolvidas diversas atividades direcionadas para ações de educação para a saúde e promoção de parcerias e envolvimento comunitário. A segunda fase do projeto foi a disseminação do que já se tinha iniciado reforçando e promovendo a intervenção comunitária. Ao longo destes módulos foram desenvolvidas muitas outras atividades nos mais diferentes âmbitos comunitários, proporcionados pelos projetos em curso na UCC, contribuindo tudo isto para a aquisição, articulação e desenvolvimento de competências centradas em cuidados de enfermagem especializados a indivíduos, famílias e comunidades.This report developed under the Master's Degree in Nursing with specialization in Community Nursing seeks to describe the three stages of modules which took place in the Community Care Unit - Nostra Pontinha, Pools Loures-Odivelas Health Centers. According to which happened in the last years, the cardiovascular brain diseases remain the leading cause of death at national and European level. Therefore it leads to serious consequences for the society and the health system, determining that they should be regarded as one of the most significant public health problems in urgent need of ease. Therefore, the health promotion is becoming essential for the development of personal and social skills through education for health seeking to increase the power of the communities, empowering them. Thus, the subject covered in this study was the Prevention of Cardiovascular Brain Diseases in order to promote health and prevent disease by adopting healthier lifestyles. During Module I, a health diagnosis was made to the working class that integrates the main community resources of neighborhood Mário Madeira - Pontinha, it was performed a descriptive study, through the application of a form, as an instrument of data collection. The resources mentioned above refer to the Schools (JI Gil Eanes and EB Dr. Mário Madeira), Day care of the Holy Family and the Public Security Police, yielding a sample of 100% in the first two community resources and 40% in the last one. Data analysis was performed using the quantitative methodology. Lifestyles, risk factors and family historical of brain-cardiovascular disease were evaluated, whose results were higher in the following cases: overweight individuals, increased abdominal size, lack of physical exercise, bad eating habits, the risk of developing diabetes and hereditary diseases. Taking into account the needs and obtained results, prioritizing them, in Stage II Module has been made the Intervention Project, entitled "Act to Prevent", organized in three parts, "Healthy Eating Habits – soup? Yes, thank you"; "Training Basic Life Support" and "Panel / group dynamics", planned in two phases, phase 1 - module II and phase 2 - module III. Several activities were developed such as education activities for health promotion and community involvement. The second phase of the project was to continue the strengthening and the promotion of the community intervention. Throughout these modules were developed many other activities in many different community areas, provided by ongoing projects in the UCC, contributing to the acquisition, coordination and skills development focused on specialized nursing care to individuals, families and communities.Vidal, Teresa RasquilhoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCorreia, Sara Raquel Duarte2017-03-22T16:35:19Z2017-02-0120162017-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21893TID:203016947porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:02Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:13.403045Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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description O presente relatório, desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária procura elucidar o decurso dos três módulos de estágio que decorreram na Unidade de Cuidados na Comunidade – Nostra Pontinha, Agrupamentos de Centros de Saúde Loures-Odivelas. Registando a mesma tendência dos últimos anos, as doenças cérebro-cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte a nível nacional e europeu. Por conseguinte, acarreta graves consequências para o cidadão, para a sociedade e para o sistema de saúde, sendo determinante que estas sejam encaradas como um dos mais representativos problemas de saúde pública, que urge minorar. É neste sentido que a promoção da saúde, se revela cada vez mais um vetor essencial para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais nomeadamente através da educação para a saúde visando o incremento de poder das comunidades, empoderando-as. Assim, a área temática abordada neste trabalho foi a Prevenção das Doenças Cérebro-Cardiovasculares, no intuito de promover a saúde e prevenir a doença mediante a adoção de estilos de vida mais saudáveis. No decurso do Módulo I, realizou-se o diagnóstico de saúde à população trabalhadora que integra os principais recursos comunitários do Bairro Dr. Mário Madeira - Pontinha, sendo para tal efectuado um estudo descritivo, por meio da aplicação de um formulário, como instrumento de colheita de dados. Refira-se que os recursos acima citados referem-se às Escolas (JI Gil Eanes e EB Dr. Mário Madeira), Centro de Dia da Sagrada Família e Polícia de Segurança Pública, obtendo-se uma amostragem de 100% nos dois primeiros recursos comunitários e 41% no que respeita ao último. A análise de dados foi realizada com recurso à metodologia quantitativa, onde se auscultarem estilos de vida, fatores de risco e história familiar de doença Cérebro-Cardiovascular, refletindo-se resultados com maior expressão para: o excesso de peso, o aumento do perímetro abdominal, a pouca prática de exercício físico, a alimentação saudável comprometida, o risco de desenvolver diabetes e a carga hereditária da doença. Atendendo às necessidades identificadas e aos resultados obtidos, priorizando-os, no Módulo II de Estágio foi elaborado o Projeto de Intervenção, intitulado “Agir para Prevenir”, organizado em três eixos constituintes, “Alimentação Saudável – Sopa, sim obrigado”; “Formação Suporte Básico de Vida” e “Sessões de trabalho com parceiros comunitários”, planificado em duas fases, fase 1 – módulo II e fase 2 - módulo III. Foram assim desenvolvidas diversas atividades direcionadas para ações de educação para a saúde e promoção de parcerias e envolvimento comunitário. A segunda fase do projeto foi a disseminação do que já se tinha iniciado reforçando e promovendo a intervenção comunitária. Ao longo destes módulos foram desenvolvidas muitas outras atividades nos mais diferentes âmbitos comunitários, proporcionados pelos projetos em curso na UCC, contribuindo tudo isto para a aquisição, articulação e desenvolvimento de competências centradas em cuidados de enfermagem especializados a indivíduos, famílias e comunidades.
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