O impacto dos influencers no processo de decisão e compra no instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Filipa Lopes dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cleto, Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11549
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar o impacto dos Influencers no processo de decisão e compra no Instagram. E permite analisar como o processo de decisão e compra é afetado pelas redes socias e os seus utilizadores, que não se encontra abrangido na teoria clássica. Para tal, foram delineadas três hipóteses, sendo que este trabalho possibilitou a validação das mesmas. Aplicou-se um questionário na região de Grande Lisboa e Grande Porto, e por via online para todo o País, a um total de 154 inquiridos e uma entrevista com uma Influencer. O tratamento dos dados foi efetuado com recursos ao Microsoft Excel 2007. Verificou-se que, 58% dos inquiridos afirmam que as suas decisões de compra são influenciadas por Influencers, cerca de 57% dos inquiridos afirma que os produtos apresentados por Influencers no Instagram despertam o seu interesse e sentem desejo de os adquirir, o que permite a averiguação da suscetibilidade do consumidor ao Instagram.
id RCAP_767e6ef3f84cf0e6f47b04bf24bdebb8
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11549
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto dos influencers no processo de decisão e compra no instagramINSTAGRAMCONSUMER BEHAVIOURPURCHASECOMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORESCOMPRASEste artigo tem como objetivo analisar o impacto dos Influencers no processo de decisão e compra no Instagram. E permite analisar como o processo de decisão e compra é afetado pelas redes socias e os seus utilizadores, que não se encontra abrangido na teoria clássica. Para tal, foram delineadas três hipóteses, sendo que este trabalho possibilitou a validação das mesmas. Aplicou-se um questionário na região de Grande Lisboa e Grande Porto, e por via online para todo o País, a um total de 154 inquiridos e uma entrevista com uma Influencer. O tratamento dos dados foi efetuado com recursos ao Microsoft Excel 2007. Verificou-se que, 58% dos inquiridos afirmam que as suas decisões de compra são influenciadas por Influencers, cerca de 57% dos inquiridos afirma que os produtos apresentados por Influencers no Instagram despertam o seu interesse e sentem desejo de os adquirir, o que permite a averiguação da suscetibilidade do consumidor ao Instagram.This article aims to analyze the impact of Influencers on the decision and purchase process on Instagram. And it allows to analyze how the decision and purchase process is affected by social networks and their users, which is not covered in classical theory. To this end, three hypotheses were outlined, and this work enabled their validation. A questionnaire was applied in the region of Greater Lisbon and Greater Porto, and online for the entire country, to a total of 154 respondents and an interview with an Influencer. Data processing was performed using Microsoft Excel 2007. It was found that 58% of respondents say that their purchasing decisions are influenced by Influencers, about 57% of respondents say that the products presented by Influencers on Instagram arouse their interest and feel the desire to purchase them, which allows the investigation of consumer susceptibility to Instagram. Keywords: Influencers, Instagram, decision and purchase process and consumer behaviorEdições Universitárias Lusófonas2020-12-14T18:22:17Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11549porReis, Filipa Lopes dosCleto, Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-15T01:35:26Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:59.093707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto dos influencers no processo de decisão e compra no instagram
title O impacto dos influencers no processo de decisão e compra no instagram
spellingShingle O impacto dos influencers no processo de decisão e compra no instagram
Reis, Filipa Lopes dos
INSTAGRAM
CONSUMER BEHAVIOUR
PURCHASE
COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES
COMPRAS
title_short O impacto dos influencers no processo de decisão e compra no instagram
title_full O impacto dos influencers no processo de decisão e compra no instagram
title_fullStr O impacto dos influencers no processo de decisão e compra no instagram
title_full_unstemmed O impacto dos influencers no processo de decisão e compra no instagram
title_sort O impacto dos influencers no processo de decisão e compra no instagram
author Reis, Filipa Lopes dos
author_facet Reis, Filipa Lopes dos
Cleto, Beatriz
author_role author
author2 Cleto, Beatriz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Filipa Lopes dos
Cleto, Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv INSTAGRAM
CONSUMER BEHAVIOUR
PURCHASE
COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES
COMPRAS
topic INSTAGRAM
CONSUMER BEHAVIOUR
PURCHASE
COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES
COMPRAS
description Este artigo tem como objetivo analisar o impacto dos Influencers no processo de decisão e compra no Instagram. E permite analisar como o processo de decisão e compra é afetado pelas redes socias e os seus utilizadores, que não se encontra abrangido na teoria clássica. Para tal, foram delineadas três hipóteses, sendo que este trabalho possibilitou a validação das mesmas. Aplicou-se um questionário na região de Grande Lisboa e Grande Porto, e por via online para todo o País, a um total de 154 inquiridos e uma entrevista com uma Influencer. O tratamento dos dados foi efetuado com recursos ao Microsoft Excel 2007. Verificou-se que, 58% dos inquiridos afirmam que as suas decisões de compra são influenciadas por Influencers, cerca de 57% dos inquiridos afirma que os produtos apresentados por Influencers no Instagram despertam o seu interesse e sentem desejo de os adquirir, o que permite a averiguação da suscetibilidade do consumidor ao Instagram.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14T18:22:17Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/11549
url http://hdl.handle.net/10437/11549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131256821121024