Perceção dos Professores de Matemática do ensino básico acerca do trabalho de grupo na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baía, Isename Makeba de Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/15929
Resumo: O trabalho em causa teve como principal objetivo identificar a perceção e a prática dos professores de Matemática acerca do trabalho de grupo na sala de aula. A fundamentação teórica incidiu nos conceitos de aprendizagem cooperativa. Igualmente destacou-se o conceito de trabalho de grupo incidindo nos aspetos como formação de grupos, dimensão do grupo da aprendizagem cooperativa, estudos realizados sobre o trabalho de grupo, vantagens e desvantagens do trabalho de grupo. Privilegiou-se uma abordagem de natureza qualitativa do tipo descritiva e interpretativa. Os participantes no estudo foram três professores de Matemática da 6.ª classe do 2.º ciclo do ensino básico. Para o desenvolvimento do presente estudo definiu-se realizar entrevista semi estruturada e a observação das aulas de matemática sobre a realização do trabalho de grupo. A análise da informação consistiu na criação de categorias e subcategorias, tendo por base a estrutura do guião da entrevista realizada e o enquadramento teórico na sua globalidade. Foi possível concluir que os participantes no estudo gostam da profissão que exercem, especialmente de trabalhar com os alunos. Os professores que pautam pelo método da realização de trabalho de grupo na sala de aula são aqueles que têm formação em didática da Matemática. Os três professores manifestam consonância no que respeita ao significado de trabalho de grupo, associando-o a partilha de conhecimentos, troca de experiências, e entreajuda. As condições inexistentes na sala de aula nomeadamente, a falta de materiais (fichas e manuais), o barulho, o calor, e o tempo da aula insuficiente condicionam à realização do trabalho de grupo na sala de aula. Existem mais vantagens em detrimento de desvantagens da realização de trabalho de grupo, pelo fato deste método de trabalho instigar o espírito de partilha, cooperação, coletividade, aprendizagem em conjunto, autoavaliação, o respeito pelos outros e o desenvolvimento da personalidade do aluno.
id RCAP_76827f535f8f1e698a126e2d0544cbb1
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15929
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção dos Professores de Matemática do ensino básico acerca do trabalho de grupo na sala de aulaPerceção dos professores sobre o trabalho de grupoAprendizagem cooperativaSignificado do trabalho de grupoVantagens do trabalho de grupoDesvantagens do trabalho de grupoDomínio/Área Científica::Ciências NaturaisO trabalho em causa teve como principal objetivo identificar a perceção e a prática dos professores de Matemática acerca do trabalho de grupo na sala de aula. A fundamentação teórica incidiu nos conceitos de aprendizagem cooperativa. Igualmente destacou-se o conceito de trabalho de grupo incidindo nos aspetos como formação de grupos, dimensão do grupo da aprendizagem cooperativa, estudos realizados sobre o trabalho de grupo, vantagens e desvantagens do trabalho de grupo. Privilegiou-se uma abordagem de natureza qualitativa do tipo descritiva e interpretativa. Os participantes no estudo foram três professores de Matemática da 6.ª classe do 2.º ciclo do ensino básico. Para o desenvolvimento do presente estudo definiu-se realizar entrevista semi estruturada e a observação das aulas de matemática sobre a realização do trabalho de grupo. A análise da informação consistiu na criação de categorias e subcategorias, tendo por base a estrutura do guião da entrevista realizada e o enquadramento teórico na sua globalidade. Foi possível concluir que os participantes no estudo gostam da profissão que exercem, especialmente de trabalhar com os alunos. Os professores que pautam pelo método da realização de trabalho de grupo na sala de aula são aqueles que têm formação em didática da Matemática. Os três professores manifestam consonância no que respeita ao significado de trabalho de grupo, associando-o a partilha de conhecimentos, troca de experiências, e entreajuda. As condições inexistentes na sala de aula nomeadamente, a falta de materiais (fichas e manuais), o barulho, o calor, e o tempo da aula insuficiente condicionam à realização do trabalho de grupo na sala de aula. Existem mais vantagens em detrimento de desvantagens da realização de trabalho de grupo, pelo fato deste método de trabalho instigar o espírito de partilha, cooperação, coletividade, aprendizagem em conjunto, autoavaliação, o respeito pelos outros e o desenvolvimento da personalidade do aluno.O trabalho em causa teve como principal objetivo identificar a perceção e a prática dos professores de Matemática acerca do trabalho de grupo na sala de aula. A fundamentação teórica incidiu nos conceitos de aprendizagem cooperativa. Igualmente destacou-se o conceito de trabalho de grupo incidindo nos aspetos como formação de grupos, dimensão do grupo da aprendizagem cooperativa, estudos realizados sobre o trabalho de grupo, vantagens e desvantagens do trabalho de grupo. Privilegiou-se uma abordagem de natureza qualitativa do tipo descritiva e interpretativa. Os participantes no estudo foram três professores de Matemática da 6.ª classe do 2.º ciclo do ensino básico. Para o desenvolvimento do presente estudo definiu-se realizar entrevista semi estruturada e a observação das aulas de matemática sobre a realização do trabalho de grupo. A análise da informação consistiu na criação de categorias e subcategorias, tendo por base a estrutura do guião da entrevista realizada e o enquadramento teórico na sua globalidade. Foi possível concluir que os participantes no estudo gostam da profissão que exercem, especialmente de trabalhar com os alunos. Os professores que pautam pelo método da realização de trabalho de grupo na sala de aula são aqueles que têm formação em didática da Matemática. Os três professores manifestam consonância no que respeita ao significado de trabalho de grupo, associando-o a partilha de conhecimentos, troca de experiências, e entreajuda. As condições inexistentes na sala de aula nomeadamente, a falta de materiais (fichas e manuais), o barulho, o calor, e o tempo da aula insuficiente condicionam à realização do trabalho de grupo na sala de aula. Existem mais vantagens em detrimento de desvantagens da realização de trabalho de grupo, pelo fato deste método de trabalho instigar o espírito de partilha, cooperação, coletividade, aprendizagem em conjunto, autoavaliação, o respeito pelos outros e o desenvolvimento da personalidade do aluno.Martins, CristinaBiblioteca Digital do IPBBaía, Isename Makeba de Sousa2018-02-22T11:27:17Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/15929TID:201394235porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:36:29Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:09.736680Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção dos Professores de Matemática do ensino básico acerca do trabalho de grupo na sala de aula
title Perceção dos Professores de Matemática do ensino básico acerca do trabalho de grupo na sala de aula
spellingShingle Perceção dos Professores de Matemática do ensino básico acerca do trabalho de grupo na sala de aula
Baía, Isename Makeba de Sousa
Perceção dos professores sobre o trabalho de grupo
Aprendizagem cooperativa
Significado do trabalho de grupo
Vantagens do trabalho de grupo
Desvantagens do trabalho de grupo
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais
title_short Perceção dos Professores de Matemática do ensino básico acerca do trabalho de grupo na sala de aula
title_full Perceção dos Professores de Matemática do ensino básico acerca do trabalho de grupo na sala de aula
title_fullStr Perceção dos Professores de Matemática do ensino básico acerca do trabalho de grupo na sala de aula
title_full_unstemmed Perceção dos Professores de Matemática do ensino básico acerca do trabalho de grupo na sala de aula
title_sort Perceção dos Professores de Matemática do ensino básico acerca do trabalho de grupo na sala de aula
author Baía, Isename Makeba de Sousa
author_facet Baía, Isename Makeba de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Cristina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Baía, Isename Makeba de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Perceção dos professores sobre o trabalho de grupo
Aprendizagem cooperativa
Significado do trabalho de grupo
Vantagens do trabalho de grupo
Desvantagens do trabalho de grupo
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais
topic Perceção dos professores sobre o trabalho de grupo
Aprendizagem cooperativa
Significado do trabalho de grupo
Vantagens do trabalho de grupo
Desvantagens do trabalho de grupo
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais
description O trabalho em causa teve como principal objetivo identificar a perceção e a prática dos professores de Matemática acerca do trabalho de grupo na sala de aula. A fundamentação teórica incidiu nos conceitos de aprendizagem cooperativa. Igualmente destacou-se o conceito de trabalho de grupo incidindo nos aspetos como formação de grupos, dimensão do grupo da aprendizagem cooperativa, estudos realizados sobre o trabalho de grupo, vantagens e desvantagens do trabalho de grupo. Privilegiou-se uma abordagem de natureza qualitativa do tipo descritiva e interpretativa. Os participantes no estudo foram três professores de Matemática da 6.ª classe do 2.º ciclo do ensino básico. Para o desenvolvimento do presente estudo definiu-se realizar entrevista semi estruturada e a observação das aulas de matemática sobre a realização do trabalho de grupo. A análise da informação consistiu na criação de categorias e subcategorias, tendo por base a estrutura do guião da entrevista realizada e o enquadramento teórico na sua globalidade. Foi possível concluir que os participantes no estudo gostam da profissão que exercem, especialmente de trabalhar com os alunos. Os professores que pautam pelo método da realização de trabalho de grupo na sala de aula são aqueles que têm formação em didática da Matemática. Os três professores manifestam consonância no que respeita ao significado de trabalho de grupo, associando-o a partilha de conhecimentos, troca de experiências, e entreajuda. As condições inexistentes na sala de aula nomeadamente, a falta de materiais (fichas e manuais), o barulho, o calor, e o tempo da aula insuficiente condicionam à realização do trabalho de grupo na sala de aula. Existem mais vantagens em detrimento de desvantagens da realização de trabalho de grupo, pelo fato deste método de trabalho instigar o espírito de partilha, cooperação, coletividade, aprendizagem em conjunto, autoavaliação, o respeito pelos outros e o desenvolvimento da personalidade do aluno.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2018-02-22T11:27:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/15929
TID:201394235
url http://hdl.handle.net/10198/15929
identifier_str_mv TID:201394235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135301095915520