Avaliação por pares em contexto de ensino clínico em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Bárbara
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fonseca, Lígia, Ferreira, Sabrina, Sá, Sandra, Ferreira, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13932
Resumo: Introdução: A avaliação/feedback por pares em contexto de ensino clinico define-se como um processo benéfico no que concerne ao desenvolvimento de competências melhorando os resultados de aprendizagem dos estudantes. A implementação da mesma, centrada no estudante surge numa configuração inovadora no ensino, alterando o paradigma tradicional de avaliação transportando o estudante para o ativo no que diz respeito ao ensino-aprendizagem. Esta promove ao estudante autonomia; aumenta a sua auto confiança e auto estima; aumenta a sua capacidade crítica e melhora as suas competências para o futuro profissional. Não implementada devidamente pode gerar conflitos entre os estudantes. Objetivo: Identificar qual o contributo da avaliação por pares para o desenvolvimento de competências nos estudantes do 1º Ciclo de Estudos do Curso de Licenciatura em Enfermagem em Contexto de Ensino Clínico. Metodologia: Estudo qualitativo, tendo por base o focus group, a perceção da avaliação por pares de 11 estudantes do 3º ano do 1º Ciclo de Estudos do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEnfCVPOA e respetiva aquisição de competências pelos estudantes e aplicabilidade em contexto de ensino clínico. Resultados: Verificou-se que se adquire uma série de competências tais como autonomia e responsabilidade, com foco na auto-regulação através de pensamento crítico e reflexivo, de forma a promover a sua evolução enquanto estudante de enfermagem. Esta teria de ser bem implementada de modo a que o feedback fosse benéfico, para desenvolver as suas competências profissionais. Conclusão: O estudo sugere que a avaliação por pares em contexto de ensino clínico desenvolve competências no estudante.
id RCAP_0bcb1c0cbe3ffe30791cbb9ce3e6dfeb
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13932
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação por pares em contexto de ensino clínico em enfermagemAvaliação por ParesPerceção dos EstudantesGrupo de TrabalhoIntrodução: A avaliação/feedback por pares em contexto de ensino clinico define-se como um processo benéfico no que concerne ao desenvolvimento de competências melhorando os resultados de aprendizagem dos estudantes. A implementação da mesma, centrada no estudante surge numa configuração inovadora no ensino, alterando o paradigma tradicional de avaliação transportando o estudante para o ativo no que diz respeito ao ensino-aprendizagem. Esta promove ao estudante autonomia; aumenta a sua auto confiança e auto estima; aumenta a sua capacidade crítica e melhora as suas competências para o futuro profissional. Não implementada devidamente pode gerar conflitos entre os estudantes. Objetivo: Identificar qual o contributo da avaliação por pares para o desenvolvimento de competências nos estudantes do 1º Ciclo de Estudos do Curso de Licenciatura em Enfermagem em Contexto de Ensino Clínico. Metodologia: Estudo qualitativo, tendo por base o focus group, a perceção da avaliação por pares de 11 estudantes do 3º ano do 1º Ciclo de Estudos do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEnfCVPOA e respetiva aquisição de competências pelos estudantes e aplicabilidade em contexto de ensino clínico. Resultados: Verificou-se que se adquire uma série de competências tais como autonomia e responsabilidade, com foco na auto-regulação através de pensamento crítico e reflexivo, de forma a promover a sua evolução enquanto estudante de enfermagem. Esta teria de ser bem implementada de modo a que o feedback fosse benéfico, para desenvolver as suas competências profissionais. Conclusão: O estudo sugere que a avaliação por pares em contexto de ensino clínico desenvolve competências no estudante.Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de AzeméisRepositório ComumPereira, BárbaraFonseca, LígiaFerreira, SabrinaSá, SandraFerreira, António2016-06-07T13:27:56Z2015-03-01T00:00:00Z2015-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13932por2182-9284info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T12:22:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:56:01.654950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação por pares em contexto de ensino clínico em enfermagem
title Avaliação por pares em contexto de ensino clínico em enfermagem
spellingShingle Avaliação por pares em contexto de ensino clínico em enfermagem
Pereira, Bárbara
Avaliação por Pares
Perceção dos Estudantes
Grupo de Trabalho
title_short Avaliação por pares em contexto de ensino clínico em enfermagem
title_full Avaliação por pares em contexto de ensino clínico em enfermagem
title_fullStr Avaliação por pares em contexto de ensino clínico em enfermagem
title_full_unstemmed Avaliação por pares em contexto de ensino clínico em enfermagem
title_sort Avaliação por pares em contexto de ensino clínico em enfermagem
author Pereira, Bárbara
author_facet Pereira, Bárbara
Fonseca, Lígia
Ferreira, Sabrina
Sá, Sandra
Ferreira, António
author_role author
author2 Fonseca, Lígia
Ferreira, Sabrina
Sá, Sandra
Ferreira, António
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Bárbara
Fonseca, Lígia
Ferreira, Sabrina
Sá, Sandra
Ferreira, António
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação por Pares
Perceção dos Estudantes
Grupo de Trabalho
topic Avaliação por Pares
Perceção dos Estudantes
Grupo de Trabalho
description Introdução: A avaliação/feedback por pares em contexto de ensino clinico define-se como um processo benéfico no que concerne ao desenvolvimento de competências melhorando os resultados de aprendizagem dos estudantes. A implementação da mesma, centrada no estudante surge numa configuração inovadora no ensino, alterando o paradigma tradicional de avaliação transportando o estudante para o ativo no que diz respeito ao ensino-aprendizagem. Esta promove ao estudante autonomia; aumenta a sua auto confiança e auto estima; aumenta a sua capacidade crítica e melhora as suas competências para o futuro profissional. Não implementada devidamente pode gerar conflitos entre os estudantes. Objetivo: Identificar qual o contributo da avaliação por pares para o desenvolvimento de competências nos estudantes do 1º Ciclo de Estudos do Curso de Licenciatura em Enfermagem em Contexto de Ensino Clínico. Metodologia: Estudo qualitativo, tendo por base o focus group, a perceção da avaliação por pares de 11 estudantes do 3º ano do 1º Ciclo de Estudos do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEnfCVPOA e respetiva aquisição de competências pelos estudantes e aplicabilidade em contexto de ensino clínico. Resultados: Verificou-se que se adquire uma série de competências tais como autonomia e responsabilidade, com foco na auto-regulação através de pensamento crítico e reflexivo, de forma a promover a sua evolução enquanto estudante de enfermagem. Esta teria de ser bem implementada de modo a que o feedback fosse benéfico, para desenvolver as suas competências profissionais. Conclusão: O estudo sugere que a avaliação por pares em contexto de ensino clínico desenvolve competências no estudante.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01T00:00:00Z
2015-03-01T00:00:00Z
2016-06-07T13:27:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13932
url http://hdl.handle.net/10400.26/13932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9284
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130428481732608