A política de cooperação portuguesa com os PALOP: contributos do Ensino Superior Politécnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourato, Isabel Cristina dos Santos Duarte da Conceição
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1340
Resumo: É longínqua e indiscutível a ligação que se estabelece entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. No entanto, a manutenção dos laços de entreajuda e cooperação, embora desejada e expressamente manifestada por ambas as partes, nem sempre se consubstancia em acções concretas. É neste contexto que se insere o presente trabalho, tendo como objectivo investigar de que modo se materializa a Política de Cooperação entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, ao nível do Ensino Superior. Avaliamos concretamente a actuação das Instituições de Ensino Superior Politécnico, junto dos alunos oriundos daqueles países, no domínio da Acção Social e de que modo pode existir uma acção diferenciadora entre Instituições, capaz de captar alunos e de os acolher em melhores condições. Perante as carências e fragilidades encontradas naquela população, concluímos que existe um vasto campo de actuação onde as Instituições de Ensino Superior podem realizar os propósitos enunciados nos Acordos de Cooperação, estabelecidos com aqueles Países. Actuando em prol destes alunos efectivam assim as resoluções enunciadas para a Política de Cooperação Portuguesa em matéria de educação e divulgação da língua e cultura portuguesas, contribuindo ainda, para o desenvolvimento daqueles países.
id RCAP_76843b9eeb68418728d3db7c380e0de6
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1340
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A política de cooperação portuguesa com os PALOP: contributos do Ensino Superior PolitécnicoCIÊNCIA POLÍTICAPOLÍTICA DE COOPERAÇÃOENSINO SUPERIORENSINO POLITÉCNICOPORTUGALPALOPMESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA - CIDADANIA E GOVERNAÇÃOPOLITICAL SCIENCECOOPERATION POLICYHIGHER EDUCATIONPORTUGUESE SPEAKING COUNTRIESÉ longínqua e indiscutível a ligação que se estabelece entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. No entanto, a manutenção dos laços de entreajuda e cooperação, embora desejada e expressamente manifestada por ambas as partes, nem sempre se consubstancia em acções concretas. É neste contexto que se insere o presente trabalho, tendo como objectivo investigar de que modo se materializa a Política de Cooperação entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, ao nível do Ensino Superior. Avaliamos concretamente a actuação das Instituições de Ensino Superior Politécnico, junto dos alunos oriundos daqueles países, no domínio da Acção Social e de que modo pode existir uma acção diferenciadora entre Instituições, capaz de captar alunos e de os acolher em melhores condições. Perante as carências e fragilidades encontradas naquela população, concluímos que existe um vasto campo de actuação onde as Instituições de Ensino Superior podem realizar os propósitos enunciados nos Acordos de Cooperação, estabelecidos com aqueles Países. Actuando em prol destes alunos efectivam assim as resoluções enunciadas para a Política de Cooperação Portuguesa em matéria de educação e divulgação da língua e cultura portuguesas, contribuindo ainda, para o desenvolvimento daqueles países.It is far and indisputable the link established between Portugal and the African Countries of Portuguese Official Language (PALOP). However, the maintenance of ties of mutual aid and cooperation, though desired and explicitly expressed by both sides, has not always been embodied in concrete actions. It is this context that frames the present work, aiming to investigate how the policy of cooperation between Portugal and the African Countries of Portuguese Official Language is materialized at the Higher Education level. We specifically evaluate the performance of Polytechnic Higher Education Institutions with the students from those countries in the field of social aid and how a differentiator action between institutions can be in place, capable of capturing students and welcoming them in a better way. In face of the needs and weaknesses found in that population, we conclude that there is a vast field of activity where HEI can realize the goals set out in the Cooperation Agreements established with those countries. Acting on behalf of these students they put to practice the resolutions set out for the Portuguese Cooperation Policy in education and dissemination of the Portuguese language and culture, thus contributing to the development of those countries.2011-07-29T10:03:43Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1340porMourato, Isabel Cristina dos Santos Duarte da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:11:16Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:51.757308Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A política de cooperação portuguesa com os PALOP: contributos do Ensino Superior Politécnico
title A política de cooperação portuguesa com os PALOP: contributos do Ensino Superior Politécnico
spellingShingle A política de cooperação portuguesa com os PALOP: contributos do Ensino Superior Politécnico
Mourato, Isabel Cristina dos Santos Duarte da Conceição
CIÊNCIA POLÍTICA
POLÍTICA DE COOPERAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
ENSINO POLITÉCNICO
PORTUGAL
PALOP
MESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA - CIDADANIA E GOVERNAÇÃO
POLITICAL SCIENCE
COOPERATION POLICY
HIGHER EDUCATION
PORTUGUESE SPEAKING COUNTRIES
title_short A política de cooperação portuguesa com os PALOP: contributos do Ensino Superior Politécnico
title_full A política de cooperação portuguesa com os PALOP: contributos do Ensino Superior Politécnico
title_fullStr A política de cooperação portuguesa com os PALOP: contributos do Ensino Superior Politécnico
title_full_unstemmed A política de cooperação portuguesa com os PALOP: contributos do Ensino Superior Politécnico
title_sort A política de cooperação portuguesa com os PALOP: contributos do Ensino Superior Politécnico
author Mourato, Isabel Cristina dos Santos Duarte da Conceição
author_facet Mourato, Isabel Cristina dos Santos Duarte da Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourato, Isabel Cristina dos Santos Duarte da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv CIÊNCIA POLÍTICA
POLÍTICA DE COOPERAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
ENSINO POLITÉCNICO
PORTUGAL
PALOP
MESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA - CIDADANIA E GOVERNAÇÃO
POLITICAL SCIENCE
COOPERATION POLICY
HIGHER EDUCATION
PORTUGUESE SPEAKING COUNTRIES
topic CIÊNCIA POLÍTICA
POLÍTICA DE COOPERAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
ENSINO POLITÉCNICO
PORTUGAL
PALOP
MESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA - CIDADANIA E GOVERNAÇÃO
POLITICAL SCIENCE
COOPERATION POLICY
HIGHER EDUCATION
PORTUGUESE SPEAKING COUNTRIES
description É longínqua e indiscutível a ligação que se estabelece entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. No entanto, a manutenção dos laços de entreajuda e cooperação, embora desejada e expressamente manifestada por ambas as partes, nem sempre se consubstancia em acções concretas. É neste contexto que se insere o presente trabalho, tendo como objectivo investigar de que modo se materializa a Política de Cooperação entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, ao nível do Ensino Superior. Avaliamos concretamente a actuação das Instituições de Ensino Superior Politécnico, junto dos alunos oriundos daqueles países, no domínio da Acção Social e de que modo pode existir uma acção diferenciadora entre Instituições, capaz de captar alunos e de os acolher em melhores condições. Perante as carências e fragilidades encontradas naquela população, concluímos que existe um vasto campo de actuação onde as Instituições de Ensino Superior podem realizar os propósitos enunciados nos Acordos de Cooperação, estabelecidos com aqueles Países. Actuando em prol destes alunos efectivam assim as resoluções enunciadas para a Política de Cooperação Portuguesa em matéria de educação e divulgação da língua e cultura portuguesas, contribuindo ainda, para o desenvolvimento daqueles países.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-29T10:03:43Z
2011-01-01T00:00:00Z
2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1340
url http://hdl.handle.net/10437/1340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131275648303104