O envelhecimento e as tecnologias de informação e comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Traquino, Rita Isabel Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/14836
Resumo: Na sociedade contemporânea, a intensa revolução tecnológica associada ao crescimento da população idosa tem resultado numa inclusão social e digital para aqueles que conseguem acompanhar e dominar o contexto tecnológico. Contudo, a existência de grupos infoexcluídos torna necessárias mais abordagens de incentivo e inovação para que os idosos possam estar incluídos social e digitalmente de modo a se adaptarem às mudanças ocorridas ao longo da vida. A presente investigação é centrada no processo ensino-aprendizagem das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelos mais velhos tendo como objetivos gerais delineados: I) compreender o processo de aprendizagem relacionado com as TIC; II) Perceber de que forma é que o uso das TIC contribuem para a qualidade de vida dos idosos; III) Estabelecer a relação entre a aprendizagem ao longo da vida e as TIC na terceira idade. A metodologia por base deste projeto assenta sobre o estudo de caso, tendo como amostra 97 pessoas com idades compreendidas entre os 54 e os 80 anos que frequentam Academias Séniores no Algarve (Faro, Olhão, Loulé e São Brás de Alportel) e que têm como disciplina a Informática. As técnicas de recolha de dados incide na análise documental, inquéritos por questionário, entrevistas semi-diretivas, observação não-participante e no diário de campo. Os resultados desta investigação revelam que, o trabalho realizado nas Universidades/Academias Seniores do concelho de Faro é o reflexo de práticas inquestionáveis quanto ao bem-estar, à participação social e melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos. É relevante inventariar novos incentivos de aplicação/utilização das TIC junto da população idosa, no sentido de reforçar estratégias para uma aprendizagem ao longo da vida.
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