Perceção da criança na entrada para o 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Ângela S V
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3994
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), surgindo no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD) e realizada no Jardim de Infância de Lameirinhas e na Escola Básica do Bonfim, respetivamente. Ambos os estabelecimentos referidos pertencem ao Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque. Este documento tem como objetivo a descrição institucional que acolheu a PES e a consequente reflexão crítica e fundamentada de toda a experiência profissional ao longo da mesma. No âmbito destes dois contextos é também apresentado, um pequeno estudo empírico que pretende aferir as perceções da criança do pré-escolar na entrada para o 1º CEB. O método utilizado foi o inquérito por entrevista, realizado em três momentos diferentes (maio, outubro e dezembro) e aplicado a 11 crianças, na transição entre o pré-escolar e o 1º CEB, com idades entre os 5 e os 7 anos, tendo sido realizado em dois estabelecimentos de ensino da cidade da Guarda. Os resultados obtidos mostraram as expetativas, medos e crenças da criança neste período de transição permitindo que o educador/professor tenha uma perspetiva mais alargada das necessidades das crianças nesta fase tão importante da sua vida.
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