A Expressão e educação físico-motora no 1º CEB : Das Perceções à realidade prática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1926 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). Neste documento é apresentado o enquadramento da PES II, a reflexão sobre as práticas desenvolvidas no Pré-Escolar e 1ºCEB e, também, um estudo que visou conhecer e identificar as perceções dos professores titulares de turma (PTT), alunos e encarregados de educação (EE) relativamente à Expressão e Educação Físico Motora (EEFM) no 1º CEB, bem como conhecer a forma como esta disciplina é operacionalizada no contexto escolar. Este estudo qualitativo/interpretativo de natureza exploratória/descritiva envolveu 14 professores titulares, 279 encarregados de educação e 346 alunos dos 3º e 4º anos do 1º CEB, pertencentes a 4 agrupamentos de escola do distrito de Viana do Castelo. Para o efeito, utilizou-se o método survey recorrendo-se à aplicação de 3 inquéritos por questionário e à análise documental (plano curricular de turma e os horários escolares). Sumariamente, e tendo em conta as perceções dos PTT, dos alunos, e dos EE, concluímos que a disciplina de EEFM não é lecionada de uma forma sistemática e com intencionalidade educativa, dado que na maioria das escolas, o programa de EEFM não é cumprido na íntegra. Para além disso, não é implementada no horário curricular, verificando-se em algumas escolas que esta disciplina é substituída pelas AEC-AFD. Esta realidade é muito preocupante, atendendo a que nem todas as crianças frequentam as AFD e não têm qualquer oportunidade de estimular e desenvolver a sua literacia motora, social, emocional, pondo em causa o seu desenvolvimento eclético. Urge, assim, a necessidade de repensar e transformar a visão e a operacionalização do significado e das práticas da cultura motora no contexto escolar, familiar e social. |
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