O In?cio de uma Nova Era? An?lise explorat?ria a plataformas digitais de verifica??o de fake news

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, F?bio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fonseca, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/Ribeiro, F., & Fonseca, D. (2020). O In?cio de uma Nova Era? An?lise Explorat?ria a Plataformas Digitais de Verifica??o de Fake News. Intera??es: Sociedade E As Novas Modernidades, (39), 91-110. https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a4
https://doi.org/10.31211/interacoes.n39.2020.a4
Resumo: A pol?tica tornou-se num dos principais instigadores do fen?meno medi?tico amplamente designado por ?not?cias falsas?, especialmente desde a elei??o de Donald Trump em 2016 (Figueira & Oliveira, 2017; Albright, 2017). A populariza??o deste termo no espa?o p?blico tamb?m foi acompanhada pelo crescente interesse dos acad?micos. Por exemplo, hoje discute-se at? que ponto a emerg?ncia de conte?dos falsos ou manipulados pelos m?dia determina o distanciamento dos cidad?os dos meios de comunica??o tradicionais (Tandoc, Zheng & Ling, 2017; C?dima, 2018). Este artigo procura estudar o terreno tecnol?gico da desinforma??o, atrav?s de uma amostra n?o-probabil?stica definida por conveni?ncia (Quivy & Campenhoudt, 1992) e de an?lise manifesta e latente de factos sociais e medi?ticos (Bengtsson, 2016), focadas em diversas plataformas digitais desenhadas para combater as not?cias falsas, como Checazap, F?tima, NewsGuard, Pol?grafo e Snopes. Os resultados sugerem que a maioria dessas plataformas ainda enfrenta um problema de visibilidade p?blica, apesar das diferentes possibilidades de relat?rios e confiabilidade. / Politics have been the fundamental trigger for the recent dissemination of the expression ?fake news?, especially since Donald Trump was elected, in 2016 (Figueira & Oliveira, 2017; Albright, 2017). Following the popularization of this concept, academics seem to be keen in the analysis of such phenomenon. In this sense, scholars have been studied if biased or false content promoted by journalists often lead to some citizens? disbelief towards the mainstream media (Tandoc, Zheng & Ling, 2017; C?dima, 2018). This article seeks to address the technological terrain of misinformation, using a non-probabilistic sample defined by convenience (Quivy & Campenhoudt, 1992) and a manifest and latent analysis of social and media facts (Bengtsson, 2016), focused on various digital platforms designed to combat false news, such as Checazap, F?tima, NewsGuard, Pol?grafo and Snopes. The results provided by this critical assessment suggest that most of these platforms are still lacking of a wider public attention, notwithstanding potentialities and innovative perspectives to learn from troubling websites.
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