AS FAKE NEWS NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA (EPT): UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O CONTRA A DESINFORMA??O AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA J?NIOR, JOSEELDO PEREIRA DA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2543
Resumo: Este artigo objetiva apontar uma proposta de interven??o para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica enquanto inst?ncia para o enfrentamento das fake news ambientais. Nosso empenho se sustenta no pressuposto de que somente pela e na educa??o ser? poss?vel construir senso-cr?tico coletivo em rela??o ?s desinforma??es produzidas pelas fake news, de modo que a sociedade possa saber lidar criticamente com os efeitos nocivos que a ?mentira organizada? fabrica nas esferas pol?ticas e sociais. Para tanto, optamos pela constru??o de um jogo como elemento que, como parte da Educa??o Profissional e Tecnol?gica, poder? contribuir para a avalia??o das fake news no ?mbito ambiental e, consequentemente, mostrar em outros campos de saber a rela??o entre a verdade e as fake news. Como metodologia para atingir o objetivo, adotamos os Jogos de Aprendizagem como instrumento de pesquisa, na medida que este m?todo possibilita a cria??o de jogos e, igualmente, o estreitamento da rela??o aluno-conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que, como apontado nos resultados, o jogo ?Salve o Planeta das Fake News?, produzido para este estudo, serve como importante ferramenta de tomada de consci?nncia contra as desinforma??es ambientais. No mais, em rela??o ao aporte te?rico, por se tratar de um trabalho interdisciplinar, nos subdiamos, entre outros autores, nas contribui??es de Boller e Kapp (2018), Paulo Freire (1979; 1967) e Foucault (2014; 2017; 1999).
id IFPB_b5c9a8cb9c8c3c6c1a7202780a6b82d3
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2543
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SILVA J?NIOR, JOSEELDO PEREIRA DA2022-10-26T22:03:25Z2022-10-26T22:03:25Z2022-06-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2543Este artigo objetiva apontar uma proposta de interven??o para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica enquanto inst?ncia para o enfrentamento das fake news ambientais. Nosso empenho se sustenta no pressuposto de que somente pela e na educa??o ser? poss?vel construir senso-cr?tico coletivo em rela??o ?s desinforma??es produzidas pelas fake news, de modo que a sociedade possa saber lidar criticamente com os efeitos nocivos que a ?mentira organizada? fabrica nas esferas pol?ticas e sociais. Para tanto, optamos pela constru??o de um jogo como elemento que, como parte da Educa??o Profissional e Tecnol?gica, poder? contribuir para a avalia??o das fake news no ?mbito ambiental e, consequentemente, mostrar em outros campos de saber a rela??o entre a verdade e as fake news. Como metodologia para atingir o objetivo, adotamos os Jogos de Aprendizagem como instrumento de pesquisa, na medida que este m?todo possibilita a cria??o de jogos e, igualmente, o estreitamento da rela??o aluno-conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que, como apontado nos resultados, o jogo ?Salve o Planeta das Fake News?, produzido para este estudo, serve como importante ferramenta de tomada de consci?nncia contra as desinforma??es ambientais. No mais, em rela??o ao aporte te?rico, por se tratar de um trabalho interdisciplinar, nos subdiamos, entre outros autores, nas contribui??es de Boller e Kapp (2018), Paulo Freire (1979; 1967) e Foucault (2014; 2017; 1999).Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-10-07T13:18:30Z No. of bitstreams: 2 JOSEELDO PEREIRA DA SILVA J?NIOR.pdf: 839146 bytes, checksum: 7f2c5cf8fc5b6c92c0e7adb63501ef2d (MD5) JOSEELDO PEREIRA DA SILVA J?NIOR.pdf: 168084 bytes, checksum: 7f978c9caccaf36fcb08b9793ccc1513 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-10-26T22:03:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 JOSEELDO PEREIRA DA SILVA J?NIOR.pdf: 839146 bytes, checksum: 7f2c5cf8fc5b6c92c0e7adb63501ef2d (MD5) JOSEELDO PEREIRA DA SILVA J?NIOR.pdf: 168084 bytes, checksum: 7f978c9caccaf36fcb08b9793ccc1513 (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-26T22:03:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 JOSEELDO PEREIRA DA SILVA J?NIOR.pdf: 839146 bytes, checksum: 7f2c5cf8fc5b6c92c0e7adb63501ef2d (MD5) JOSEELDO PEREIRA DA SILVA J?NIOR.pdf: 168084 bytes, checksum: 7f978c9caccaf36fcb08b9793ccc1513 (MD5) Previous issue date: 2022-06-01n?o h?educa??o profissional e tecnol?gicadesinforma??o ambientalfake newsAS FAKE NEWS NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA (EPT): UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O CONTRA A DESINFORMA??O AMBIENTALinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALJOSEELDO PEREIRA DA SILVA J?NIOR.pdfJOSEELDO PEREIRA DA SILVA J?NIOR.pdfapplication/pdf839146http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2543/1/JOSEELDO+PEREIRA+DA+SILVA+J%C3%9ANIOR.pdf7f2c5cf8fc5b6c92c0e7adb63501ef2dMD51JOSEELDO PEREIRA DA SILVA J?NIOR.pdfJOSEELDO PEREIRA DA SILVA J?NIOR.pdfapplication/pdf168084http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2543/2/JOSEELDO+PEREIRA+DA+SILVA+J%C3%9ANIOR.pdf7f978c9caccaf36fcb08b9793ccc1513MD52177683/25432022-10-26 19:03:25.161oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2543Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-10-26T22:03:25Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv AS FAKE NEWS NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA (EPT): UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O CONTRA A DESINFORMA??O AMBIENTAL
title AS FAKE NEWS NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA (EPT): UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O CONTRA A DESINFORMA??O AMBIENTAL
spellingShingle AS FAKE NEWS NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA (EPT): UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O CONTRA A DESINFORMA??O AMBIENTAL
SILVA J?NIOR, JOSEELDO PEREIRA DA
educa??o profissional e tecnol?gica
desinforma??o ambiental
fake news
title_short AS FAKE NEWS NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA (EPT): UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O CONTRA A DESINFORMA??O AMBIENTAL
title_full AS FAKE NEWS NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA (EPT): UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O CONTRA A DESINFORMA??O AMBIENTAL
title_fullStr AS FAKE NEWS NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA (EPT): UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O CONTRA A DESINFORMA??O AMBIENTAL
title_full_unstemmed AS FAKE NEWS NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA (EPT): UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O CONTRA A DESINFORMA??O AMBIENTAL
title_sort AS FAKE NEWS NA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA (EPT): UMA PROPOSTA DE INTERVEN??O CONTRA A DESINFORMA??O AMBIENTAL
author SILVA J?NIOR, JOSEELDO PEREIRA DA
author_facet SILVA J?NIOR, JOSEELDO PEREIRA DA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA J?NIOR, JOSEELDO PEREIRA DA
dc.subject.por.fl_str_mv educa??o profissional e tecnol?gica
desinforma??o ambiental
fake news
topic educa??o profissional e tecnol?gica
desinforma??o ambiental
fake news
description Este artigo objetiva apontar uma proposta de interven??o para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica enquanto inst?ncia para o enfrentamento das fake news ambientais. Nosso empenho se sustenta no pressuposto de que somente pela e na educa??o ser? poss?vel construir senso-cr?tico coletivo em rela??o ?s desinforma??es produzidas pelas fake news, de modo que a sociedade possa saber lidar criticamente com os efeitos nocivos que a ?mentira organizada? fabrica nas esferas pol?ticas e sociais. Para tanto, optamos pela constru??o de um jogo como elemento que, como parte da Educa??o Profissional e Tecnol?gica, poder? contribuir para a avalia??o das fake news no ?mbito ambiental e, consequentemente, mostrar em outros campos de saber a rela??o entre a verdade e as fake news. Como metodologia para atingir o objetivo, adotamos os Jogos de Aprendizagem como instrumento de pesquisa, na medida que este m?todo possibilita a cria??o de jogos e, igualmente, o estreitamento da rela??o aluno-conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que, como apontado nos resultados, o jogo ?Salve o Planeta das Fake News?, produzido para este estudo, serve como importante ferramenta de tomada de consci?nncia contra as desinforma??es ambientais. No mais, em rela??o ao aporte te?rico, por se tratar de um trabalho interdisciplinar, nos subdiamos, entre outros autores, nas contribui??es de Boller e Kapp (2018), Paulo Freire (1979; 1967) e Foucault (2014; 2017; 1999).
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-26T22:03:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-26T22:03:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2543
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2543/1/JOSEELDO+PEREIRA+DA+SILVA+J%C3%9ANIOR.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2543/2/JOSEELDO+PEREIRA+DA+SILVA+J%C3%9ANIOR.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f2c5cf8fc5b6c92c0e7adb63501ef2d
7f978c9caccaf36fcb08b9793ccc1513
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660445703012352