Projeto FREI(A) - Formação na Rota da Educação Integral do (A)dolescente : contributo para a avaliação de um projeto de educação para a saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Sandra Marisa Barbosa de Alpuim
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19018
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação para a Saúde)
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spelling Projeto FREI(A) - Formação na Rota da Educação Integral do (A)dolescente : contributo para a avaliação de um projeto de educação para a saúde37.031:614614:37.031Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação para a Saúde)A avaliação de projetos de promoção e EpS, desenvolvidos no âmbito da Rede Nacional de Escolas Promotoras de Saúde (RNEPS), é fulcral porquanto promove o aperfeiçoamento dos mesmos e aprendizagens resultantes de uma ação participativa e democrática de todos os atores envolvidos. Neste sentido, este estudo pretende ser um contributo à avaliação de um projeto de promoção e EpS – Projeto FREI(A) – desenvolvido pela parceria entre uma escola E.B. 2,3 e uma Escola Superior de Saúde da zona Norte do país, operacionalizado no triénio 2006-2009 com adolescentes do 3º ciclo. Trata-se de um estudo qualitativo, em que foram ouvidos todos os adolescentes participantes no projeto (n=82) em reunião plenária de avaliação, com recurso à técnica de observação e ouvidas as diretoras de turma (n=5) que durante mais tempo operacionalizaram o projeto, através da técnica de entrevista individual semiestruturada. Foram ainda analisados documentos constituintes do dossier do projeto, permitindo a triangulação da informação obtida. Os resultados revelam coerência no discurso dos participantes relativamente à Avaliação do Processo, Produto e Visões, concluindo-se que os adolescentes foram ouvidos e participaram na escolha e decisão dos assuntos num projeto flexível a preocupações emergentes, característico do Paradigma democrático de EpS. A relação empática estabelecida entre os atores, o grau de participação, o perfil do Educador para a Saúde (EdpS) e diretoras de turma (DT), assim como o envolvimento da escola são considerados fundamentais para o sucesso dos mesmos. Constatou-se ainda que a Área Curricular Não Disciplinar (ACND) de Formação Cívica não é o espaço ideal para a consecução de projetos deste âmbito. Foram identificados efeitos nos adolescentes e DT a nível cognitivo, mas também relacionais; destaca-se também a necessidade de documentação de todo o processo, de monitorização dos processos de avaliação e divulgação do projeto. Os resultados sugerem, entre outros, o necessário investimento na formação dos professores no âmbito da promoção e EpS, na continuidade destes projetos e a criação de um gabinete de apoio ao jovem.The evaluation of promoting projects and Health Education, developed under the National Network of Health Promoting Schools plays a crucial role, promoting their improvement and learning of a democratic and participative action of all players involved. Therefore, the aim of this study is to evaluate a promoting project and Health Education - Project FREI(A) - developed in partnership between the EB 2.3 school and a Health Superior School from the north region of the country, operating between 2006-2009 with 3rd cycle teenagers. This was a qualitative study, in which all students that participate in the project (n = 89), were carefully listened and observed in an evaluative plenary session, as well as the classroom teachers (n = 5) that operating the project for a longer time, in which students were heard, using the method of individual semi-structured interviews. Moreover, documents of the project were analyzed, by cross-linking all information. As far as the evaluation of the process is concerned, outcome and future outlook, results showed consistency in participant‟s speech, in which we can conclude that students were heard and interact well in the choice and decision of issues, from a project designed to be flexible to emerging concerns, characteristic of the democratic paradigm of the Health Education. The empathic relationship established between all players, the degree of participation, the profile of health educators (EdpS) and Class directors (DT), as well as the involvement of school is considered to be a key point on their own success. Furthermore, it was observed that the Curricular Area Not Disciplinary (ACND) of Civic Formation is not the ideal place for following projects in this area. Effects in students and Class Director at a cognitive level, and also on a relationship basis, there were also identified the need of organized documentation and disclosure of the entire process. Results suggest, among others, the require investment in a qualitative formation of professors, under the promotion and Health Education, moreover, the continuity of these projects is suggested and also the implementation of a young support office.Silva, Manuel António Ferreira daUniversidade do MinhoGonçalves, Sandra Marisa Barbosa de Alpuim20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/19018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19018Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:49.695165Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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