Contributos do 1º ciclo do ensino básico para a promoção da saúde oral : análise de manuais escolares (1990-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Maria José
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19539
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Promoção da Saúde e do Meio Ambiente)
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spelling Contributos do 1º ciclo do ensino básico para a promoção da saúde oral : análise de manuais escolares (1990-2010)37.031:614614:37.031Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Promoção da Saúde e do Meio Ambiente)Hoje em dia, quase ninguém questiona a importância dos manuais escolares como elementos fundamentais no processo de ensino e de aprendizagem. Logo, o manual escolar vai-se tornando, lenta e progressivamente, num elemento imprescindível ao ato de instrução, impondo-se mesmo no senso comum como símbolo da própria escola. Este deverá, então, apresentar-se com uma organização coerente e funcional, estruturada na perspetiva do aluno, adequada aos objetivos do programa curricular, fornecendo uma informação rigorosa e cientificamente correta ajustada ao nível e grau de ensino a que se destina. A presente investigação assume como objetivo principal analisar qual a importância que tem sido concedida, em Portugal, à área da Saúde Oral nos manuais escolares de Estudo do Meio do 1.º Ciclo do Ensino Básico para o 1.º, 2.º e 3.º anos de escolaridade entre 1990-2010. Na tentativa de perceber de que forma ocorreu ou não uma evolução na abordagem de conteúdos da Saúde Oral, apreciamos sessenta e três manuais didáticos baseados em quatro princípios de apreciação: Informação, Erupção Dentária, Higiene Oral e Alimentação. Esta apreciação, apoiada numa abordagem metodológica assente na análise de conteúdo, pelo estabelecimento de categorias à posterior, e na análise de clusters, pela elaboração de dendogramas, contribui para confrontar as fontes primárias – manuais escolares – quanto aos conteúdos que incluem, as orientações curriculares, pedagógicas e didáticas que traduzem, as recomendações curriculares, pedagógicas e didáticas, assim como os valores educativos e científicos que sugerem. Os resultados mostram, através dos manuais analisados, que não foi atribuída uma importância muito maior à Saúde Oral a partir de 2004, momento em que foi promovido o Programa Nacional da Promoção da Saúde Oral. Somente se verifica que, através das matrizes, no 1.º e 2.º anos de escolaridade, a nível do princípio de apreciação Alimentação, uma atenção significativa. Por outro lado, observamos também que, não se verifica, à medida que os anos de escolaridade avançam, um crescer de informação, mas sim o contrário.Nowadays, almost no one questions the importance of textbooks as key elements in the teaching and learning process. Thus, the textbook is becoming, slowly and steadily, essential to the Education, imposing itself as the symbol of school. The textbook should be presented with a coherent and functional organization, structured in the student’s perspective, appropriate to the objectives of the curriculum, providing accurate information adjusted to the level and degree of education to which it is designed. This research takes as its main objective to analyze what importance has been granted in Portugal to the oral health in Environment Study school textbooks for the first cycle of Basic Education between 1990-2010. In an attempt to understand in which way an evolution occurred, or not, in the content approach in Oral Health, we studied sixty-three textbooks based on four principles of assessment: Information, Tooth Eruption, Oral Hygiene and Food. This assessment, based on a methodological approach based on content analysis, the establishment of the subsequent categories and cluster analysis and in the elaboration of dendrograms, contributes to confront the primary sources, textbooks, about the content, pedagogical and didactic curriculum guidelines that reflect the pedagogical and didactic recommendations, as well as educational and scientific values. The results show that Oral Health was not given a greater importance from 2004 when the National Oral Health Promotion was promoted. We only verify that through the matrices in year 1 and 2 in the part related to Food. On the other hand we also observed that the amount of information does not increase as the school years, but rather the opposite.Guimarães, FernandoUniversidade do MinhoCunha, Maria José20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19539porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:09.538429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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