Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Angelica
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Borralho, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/27109
https://doi.org/10.37084
Resumo: Este artigo tem por objetivo divulgar as pesquisas (dissertações e teses) desenvolvidas com o tema “comunicação matemática”, produzidas em programas de pós-graduação no Brasil e revelar os principais contributos para o estudo do tema. As contribuições estão apresentadas em tópicos: áreas de conhecimento, foco de investigação e categorias/temas. Para selecionar tais pesquisas realizaram-se buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a intenção de mapear os trabalhos que tratavam da comunicação matemática numa perspectiva de interação social. Apresentam-se, em linhas gerais, os pressupostos para a comunicação matemática na educação básica no âmbito nacional e internacional. Os resultados do mapeamento mostram um aumento no número de pesquisas realizadas com este tema. A maioria das pesquisas se desenvolveu na grande área de conhecimento multidisciplinar, na área de conhecimento da educação e na área de concentração em educação nas ciências. Uma maior quantidade de trabalhos abordou i) ambientes virtuais de aprendizagem e fóruns de discussão e ii) narrativas orais, escritas e linguagem como foco de investigação. E, quanto a categorias e temas, a maioria dos estudos analisados desenvolveu a temática da comunicação e da aprendizagem de alunos
id RCAP_76aced40c4a1c571ce3ac770dbe517eb
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/27109
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação MatemáticaComunicação MatemáticaEducação MatemáticaPesquisas em Comunicação MatemáticaMapeamento pesquisasEste artigo tem por objetivo divulgar as pesquisas (dissertações e teses) desenvolvidas com o tema “comunicação matemática”, produzidas em programas de pós-graduação no Brasil e revelar os principais contributos para o estudo do tema. As contribuições estão apresentadas em tópicos: áreas de conhecimento, foco de investigação e categorias/temas. Para selecionar tais pesquisas realizaram-se buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a intenção de mapear os trabalhos que tratavam da comunicação matemática numa perspectiva de interação social. Apresentam-se, em linhas gerais, os pressupostos para a comunicação matemática na educação básica no âmbito nacional e internacional. Os resultados do mapeamento mostram um aumento no número de pesquisas realizadas com este tema. A maioria das pesquisas se desenvolveu na grande área de conhecimento multidisciplinar, na área de conhecimento da educação e na área de concentração em educação nas ciências. Uma maior quantidade de trabalhos abordou i) ambientes virtuais de aprendizagem e fóruns de discussão e ii) narrativas orais, escritas e linguagem como foco de investigação. E, quanto a categorias e temas, a maioria dos estudos analisados desenvolveu a temática da comunicação e da aprendizagem de alunosGrupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM)-Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (Instituto de Educação Matemática e Científica-Universidade Federal do Pará (UFPA))2020-02-20T09:39:08Z2020-02-202019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/27109http://hdl.handle.net/10174/27109https://doi.org/10.37084porAraújo, A. & Borralho, A. (2019). Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (REMATEC), 14(32), 97-117. Retirado de http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/20697-1171980-31412675-1909http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/20614Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC32DPEangelica.araujo@ufopa.edu.bramab@uevora.pt229Araujo, AngelicaBorralho, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:22:23Zoai:dspace.uevora.pt:10174/27109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:15.327115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática
title Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática
spellingShingle Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática
Araujo, Angelica
Comunicação Matemática
Educação Matemática
Pesquisas em Comunicação Matemática
Mapeamento pesquisas
title_short Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática
title_full Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática
title_fullStr Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática
title_full_unstemmed Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática
title_sort Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática
author Araujo, Angelica
author_facet Araujo, Angelica
Borralho, António
author_role author
author2 Borralho, António
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Angelica
Borralho, António
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Matemática
Educação Matemática
Pesquisas em Comunicação Matemática
Mapeamento pesquisas
topic Comunicação Matemática
Educação Matemática
Pesquisas em Comunicação Matemática
Mapeamento pesquisas
description Este artigo tem por objetivo divulgar as pesquisas (dissertações e teses) desenvolvidas com o tema “comunicação matemática”, produzidas em programas de pós-graduação no Brasil e revelar os principais contributos para o estudo do tema. As contribuições estão apresentadas em tópicos: áreas de conhecimento, foco de investigação e categorias/temas. Para selecionar tais pesquisas realizaram-se buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a intenção de mapear os trabalhos que tratavam da comunicação matemática numa perspectiva de interação social. Apresentam-se, em linhas gerais, os pressupostos para a comunicação matemática na educação básica no âmbito nacional e internacional. Os resultados do mapeamento mostram um aumento no número de pesquisas realizadas com este tema. A maioria das pesquisas se desenvolveu na grande área de conhecimento multidisciplinar, na área de conhecimento da educação e na área de concentração em educação nas ciências. Uma maior quantidade de trabalhos abordou i) ambientes virtuais de aprendizagem e fóruns de discussão e ii) narrativas orais, escritas e linguagem como foco de investigação. E, quanto a categorias e temas, a maioria dos estudos analisados desenvolveu a temática da comunicação e da aprendizagem de alunos
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-20T09:39:08Z
2020-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/27109
http://hdl.handle.net/10174/27109
https://doi.org/10.37084
url http://hdl.handle.net/10174/27109
https://doi.org/10.37084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Araújo, A. & Borralho, A. (2019). Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (REMATEC), 14(32), 97-117. Retirado de http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/206
97-117
1980-3141
2675-1909
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/206
14
Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC
32
DPE
angelica.araujo@ufopa.edu.br
amab@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM)-Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (Instituto de Educação Matemática e Científica-Universidade Federal do Pará (UFPA))
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM)-Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (Instituto de Educação Matemática e Científica-Universidade Federal do Pará (UFPA))
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136654611447808