Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/27109 https://doi.org/10.37084 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo divulgar as pesquisas (dissertações e teses) desenvolvidas com o tema “comunicação matemática”, produzidas em programas de pós-graduação no Brasil e revelar os principais contributos para o estudo do tema. As contribuições estão apresentadas em tópicos: áreas de conhecimento, foco de investigação e categorias/temas. Para selecionar tais pesquisas realizaram-se buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a intenção de mapear os trabalhos que tratavam da comunicação matemática numa perspectiva de interação social. Apresentam-se, em linhas gerais, os pressupostos para a comunicação matemática na educação básica no âmbito nacional e internacional. Os resultados do mapeamento mostram um aumento no número de pesquisas realizadas com este tema. A maioria das pesquisas se desenvolveu na grande área de conhecimento multidisciplinar, na área de conhecimento da educação e na área de concentração em educação nas ciências. Uma maior quantidade de trabalhos abordou i) ambientes virtuais de aprendizagem e fóruns de discussão e ii) narrativas orais, escritas e linguagem como foco de investigação. E, quanto a categorias e temas, a maioria dos estudos analisados desenvolveu a temática da comunicação e da aprendizagem de alunos |
id |
RCAP_76aced40c4a1c571ce3ac770dbe517eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/27109 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação MatemáticaComunicação MatemáticaEducação MatemáticaPesquisas em Comunicação MatemáticaMapeamento pesquisasEste artigo tem por objetivo divulgar as pesquisas (dissertações e teses) desenvolvidas com o tema “comunicação matemática”, produzidas em programas de pós-graduação no Brasil e revelar os principais contributos para o estudo do tema. As contribuições estão apresentadas em tópicos: áreas de conhecimento, foco de investigação e categorias/temas. Para selecionar tais pesquisas realizaram-se buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a intenção de mapear os trabalhos que tratavam da comunicação matemática numa perspectiva de interação social. Apresentam-se, em linhas gerais, os pressupostos para a comunicação matemática na educação básica no âmbito nacional e internacional. Os resultados do mapeamento mostram um aumento no número de pesquisas realizadas com este tema. A maioria das pesquisas se desenvolveu na grande área de conhecimento multidisciplinar, na área de conhecimento da educação e na área de concentração em educação nas ciências. Uma maior quantidade de trabalhos abordou i) ambientes virtuais de aprendizagem e fóruns de discussão e ii) narrativas orais, escritas e linguagem como foco de investigação. E, quanto a categorias e temas, a maioria dos estudos analisados desenvolveu a temática da comunicação e da aprendizagem de alunosGrupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM)-Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (Instituto de Educação Matemática e Científica-Universidade Federal do Pará (UFPA))2020-02-20T09:39:08Z2020-02-202019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/27109http://hdl.handle.net/10174/27109https://doi.org/10.37084porAraújo, A. & Borralho, A. (2019). Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (REMATEC), 14(32), 97-117. Retirado de http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/20697-1171980-31412675-1909http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/20614Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC32DPEangelica.araujo@ufopa.edu.bramab@uevora.pt229Araujo, AngelicaBorralho, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:22:23Zoai:dspace.uevora.pt:10174/27109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:15.327115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática |
title |
Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática |
spellingShingle |
Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática Araujo, Angelica Comunicação Matemática Educação Matemática Pesquisas em Comunicação Matemática Mapeamento pesquisas |
title_short |
Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática |
title_full |
Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática |
title_fullStr |
Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática |
title_full_unstemmed |
Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática |
title_sort |
Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática |
author |
Araujo, Angelica |
author_facet |
Araujo, Angelica Borralho, António |
author_role |
author |
author2 |
Borralho, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Angelica Borralho, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Matemática Educação Matemática Pesquisas em Comunicação Matemática Mapeamento pesquisas |
topic |
Comunicação Matemática Educação Matemática Pesquisas em Comunicação Matemática Mapeamento pesquisas |
description |
Este artigo tem por objetivo divulgar as pesquisas (dissertações e teses) desenvolvidas com o tema “comunicação matemática”, produzidas em programas de pós-graduação no Brasil e revelar os principais contributos para o estudo do tema. As contribuições estão apresentadas em tópicos: áreas de conhecimento, foco de investigação e categorias/temas. Para selecionar tais pesquisas realizaram-se buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a intenção de mapear os trabalhos que tratavam da comunicação matemática numa perspectiva de interação social. Apresentam-se, em linhas gerais, os pressupostos para a comunicação matemática na educação básica no âmbito nacional e internacional. Os resultados do mapeamento mostram um aumento no número de pesquisas realizadas com este tema. A maioria das pesquisas se desenvolveu na grande área de conhecimento multidisciplinar, na área de conhecimento da educação e na área de concentração em educação nas ciências. Uma maior quantidade de trabalhos abordou i) ambientes virtuais de aprendizagem e fóruns de discussão e ii) narrativas orais, escritas e linguagem como foco de investigação. E, quanto a categorias e temas, a maioria dos estudos analisados desenvolveu a temática da comunicação e da aprendizagem de alunos |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2020-02-20T09:39:08Z 2020-02-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/27109 http://hdl.handle.net/10174/27109 https://doi.org/10.37084 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/27109 https://doi.org/10.37084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Araújo, A. & Borralho, A. (2019). Mapeamento e Reflexões sobre Pesquisas Brasileiras com o Tema Comunicação Matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (REMATEC), 14(32), 97-117. Retirado de http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/206 97-117 1980-3141 2675-1909 http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/206 14 Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC 32 DPE angelica.araujo@ufopa.edu.br amab@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM)-Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (Instituto de Educação Matemática e Científica-Universidade Federal do Pará (UFPA)) |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM)-Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (Instituto de Educação Matemática e Científica-Universidade Federal do Pará (UFPA)) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136654611447808 |