Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castillo, Luis Andrés
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mendes, Iran Abreu, Sánchez, Ivonne C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8050
Resumo: Neste artigo se descrevem resultados parciais de uma pesquisa vinculada a um projeto de pesquisa mais amplo aprovado e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sob a coordenação do Prof. Dr. Iran Abreu Mendes e intitulado História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira (1990 – 2017). Neste desdobramento, temos o propósito de constatar a distribuição da produção científica em formato de artigo que trata da História da Matemática.  A abordagem metodológica nesta pesquisa é do tipo bibliográfica. Dos 3.251 artigos mapeados foram filtrados apenas 475 que tiveram algum tema vinculado às modalidades de pesquisa em história da matemática de maneira direta ou indireta. No mapeamento se evidenciou que a maioria das produções analisadas constituem parte de estudos e pesquisa na História da Educação Matemática, seguida de trabalhos que focam a História e Epistemologia da Matemática, e um pequeno percentual de artigos que tratam de assuntos próprios da História para o Ensino da Matemática.
id UECE-4_0477b3207207af823a8502c092e86fc8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/8050
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018MapeamentoArtigosHistória da MatemáticaPesquisa em História da MatemáticaNeste artigo se descrevem resultados parciais de uma pesquisa vinculada a um projeto de pesquisa mais amplo aprovado e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sob a coordenação do Prof. Dr. Iran Abreu Mendes e intitulado História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira (1990 – 2017). Neste desdobramento, temos o propósito de constatar a distribuição da produção científica em formato de artigo que trata da História da Matemática.  A abordagem metodológica nesta pesquisa é do tipo bibliográfica. Dos 3.251 artigos mapeados foram filtrados apenas 475 que tiveram algum tema vinculado às modalidades de pesquisa em história da matemática de maneira direta ou indireta. No mapeamento se evidenciou que a maioria das produções analisadas constituem parte de estudos e pesquisa na História da Educação Matemática, seguida de trabalhos que focam a História e Epistemologia da Matemática, e um pequeno percentual de artigos que tratam de assuntos próprios da História para o Ensino da Matemática.EdUECE2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/805010.30938/bocehm.v9i26.8050Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 198-2132447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8050/6852Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCastillo, Luis AndrésMendes, Iran AbreuSánchez, Ivonne C.2022-04-29T20:09:10Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8050Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:53.653360Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018
title Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018
spellingShingle Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018
Castillo, Luis Andrés
Mapeamento
Artigos
História da Matemática
Pesquisa em História da Matemática
title_short Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018
title_full Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018
title_fullStr Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018
title_full_unstemmed Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018
title_sort Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018
author Castillo, Luis Andrés
author_facet Castillo, Luis Andrés
Mendes, Iran Abreu
Sánchez, Ivonne C.
author_role author
author2 Mendes, Iran Abreu
Sánchez, Ivonne C.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castillo, Luis Andrés
Mendes, Iran Abreu
Sánchez, Ivonne C.
dc.subject.por.fl_str_mv Mapeamento
Artigos
História da Matemática
Pesquisa em História da Matemática
topic Mapeamento
Artigos
História da Matemática
Pesquisa em História da Matemática
description Neste artigo se descrevem resultados parciais de uma pesquisa vinculada a um projeto de pesquisa mais amplo aprovado e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sob a coordenação do Prof. Dr. Iran Abreu Mendes e intitulado História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira (1990 – 2017). Neste desdobramento, temos o propósito de constatar a distribuição da produção científica em formato de artigo que trata da História da Matemática.  A abordagem metodológica nesta pesquisa é do tipo bibliográfica. Dos 3.251 artigos mapeados foram filtrados apenas 475 que tiveram algum tema vinculado às modalidades de pesquisa em história da matemática de maneira direta ou indireta. No mapeamento se evidenciou que a maioria das produções analisadas constituem parte de estudos e pesquisa na História da Educação Matemática, seguida de trabalhos que focam a História e Epistemologia da Matemática, e um pequeno percentual de artigos que tratam de assuntos próprios da História para o Ensino da Matemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8050
10.30938/bocehm.v9i26.8050
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8050
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v9i26.8050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8050/6852
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 198-213
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998503559168