Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8050 |
Resumo: | Neste artigo se descrevem resultados parciais de uma pesquisa vinculada a um projeto de pesquisa mais amplo aprovado e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sob a coordenação do Prof. Dr. Iran Abreu Mendes e intitulado História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira (1990 – 2017). Neste desdobramento, temos o propósito de constatar a distribuição da produção científica em formato de artigo que trata da História da Matemática. A abordagem metodológica nesta pesquisa é do tipo bibliográfica. Dos 3.251 artigos mapeados foram filtrados apenas 475 que tiveram algum tema vinculado às modalidades de pesquisa em história da matemática de maneira direta ou indireta. No mapeamento se evidenciou que a maioria das produções analisadas constituem parte de estudos e pesquisa na História da Educação Matemática, seguida de trabalhos que focam a História e Epistemologia da Matemática, e um pequeno percentual de artigos que tratam de assuntos próprios da História para o Ensino da Matemática. |
id |
UECE-4_0477b3207207af823a8502c092e86fc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/8050 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018MapeamentoArtigosHistória da MatemáticaPesquisa em História da MatemáticaNeste artigo se descrevem resultados parciais de uma pesquisa vinculada a um projeto de pesquisa mais amplo aprovado e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sob a coordenação do Prof. Dr. Iran Abreu Mendes e intitulado História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira (1990 – 2017). Neste desdobramento, temos o propósito de constatar a distribuição da produção científica em formato de artigo que trata da História da Matemática. A abordagem metodológica nesta pesquisa é do tipo bibliográfica. Dos 3.251 artigos mapeados foram filtrados apenas 475 que tiveram algum tema vinculado às modalidades de pesquisa em história da matemática de maneira direta ou indireta. No mapeamento se evidenciou que a maioria das produções analisadas constituem parte de estudos e pesquisa na História da Educação Matemática, seguida de trabalhos que focam a História e Epistemologia da Matemática, e um pequeno percentual de artigos que tratam de assuntos próprios da História para o Ensino da Matemática.EdUECE2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/805010.30938/bocehm.v9i26.8050Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 198-2132447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8050/6852Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCastillo, Luis AndrésMendes, Iran AbreuSánchez, Ivonne C.2022-04-29T20:09:10Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8050Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:53.653360Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018 |
title |
Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018 |
spellingShingle |
Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018 Castillo, Luis Andrés Mapeamento Artigos História da Matemática Pesquisa em História da Matemática |
title_short |
Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018 |
title_full |
Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018 |
title_fullStr |
Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018 |
title_full_unstemmed |
Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018 |
title_sort |
Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018 |
author |
Castillo, Luis Andrés |
author_facet |
Castillo, Luis Andrés Mendes, Iran Abreu Sánchez, Ivonne C. |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Iran Abreu Sánchez, Ivonne C. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castillo, Luis Andrés Mendes, Iran Abreu Sánchez, Ivonne C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mapeamento Artigos História da Matemática Pesquisa em História da Matemática |
topic |
Mapeamento Artigos História da Matemática Pesquisa em História da Matemática |
description |
Neste artigo se descrevem resultados parciais de uma pesquisa vinculada a um projeto de pesquisa mais amplo aprovado e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sob a coordenação do Prof. Dr. Iran Abreu Mendes e intitulado História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira (1990 – 2017). Neste desdobramento, temos o propósito de constatar a distribuição da produção científica em formato de artigo que trata da História da Matemática. A abordagem metodológica nesta pesquisa é do tipo bibliográfica. Dos 3.251 artigos mapeados foram filtrados apenas 475 que tiveram algum tema vinculado às modalidades de pesquisa em história da matemática de maneira direta ou indireta. No mapeamento se evidenciou que a maioria das produções analisadas constituem parte de estudos e pesquisa na História da Educação Matemática, seguida de trabalhos que focam a História e Epistemologia da Matemática, e um pequeno percentual de artigos que tratam de assuntos próprios da História para o Ensino da Matemática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8050 10.30938/bocehm.v9i26.8050 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8050 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v9i26.8050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8050/6852 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 198-213 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053998503559168 |