Dissertações de mestrados em Ensino de Ciências: disseminação de resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colim, Ana Sofia de Pinho
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1345
Resumo: A Investigação educacional e os professores de ciências têm como objectivo melhorar a Educação em Ciência, ainda que o respectivo diálogo não seja fácil. Em Portugal, uma boa parte da investigação nesta problemática vem ocorrendo no âmbito das dissertações dos cursos de pós-graduação, nomeadamente nos Mestrados em Ensino das Ciências. Porém, o conhecimento produzido nestas investigações acaba por não ter o impacte desejado devido à falta de disseminação. O presente trabalho visa estudar essa disseminação. Recorreu-se a uma metodologia do tipo qualitativo descritivo, realizando-se dez entrevistas semiestruturadas a professores mestres em Ensino de Física e Química e em Ensino de Geologia e Biologia, pela Universidade de Aveiro. Assim, obteve-se informação sobre a temática em causa, sem que tenha havido preocupações com a generalização. Os resultados, obtidos a partir das entrevistas administradas a professores mestres, indicam que, na perspectiva destes, a frequência dos cursos de mestrado teve impacte, principalmente, na melhoria das suas práticas lectivas. Contudo, estes professores sentem que seria necessária legislação que os apoiasse na frequência deste tipo de cursos. Constatou-se que, segundo estes professores, os resultados das suas dissertações de mestrado tiveram impacte ao nível micro, uma vez que esses são utilizados ao longo da sua actividade profissional. Quanto ao impacte no nível meso e macro, os professores mestres consideram que ocorreu devido a diferentes formas de disseminação desses resultados. Essa disseminação é realizada por meios formais, principalmente através da disponibilização da dissertação na biblioteca da escola e da participação em eventos científicos e de formação. Porém, frequentemente esta última forma de disseminação assume apenas um carácter esporádico. Formas de disseminação informal atingem só o nível meso, mas assumem uma maior frequência que as formas de disseminação formal. Segundo os professores entrevistados, existem diferentes aspectos que facilitam esta disseminação, nomeadamente: a proximidade do tema da dissertação com as práticas lectivas; a continuidade da relação com o orientador mesmo após a conclusão do mestrado; a receptividade dos seus pares em partilhar ideias. Nas perspectivas identificadas, os melhores meios de disseminar este tipo de resultados passam pela publicação de documentos com as principais conclusões a enviar às escolas, pela divulgação de informação na Internet, pela distribuição de revistas de educação portuguesas pelos Departamentos de Ciências das escolas e pelas livrarias. É também proposto que a formação contínua de professores deveria ser promovida pelas universidades, de modo a garantir a respectiva qualidade. Em síntese, as dissertações de mestrados em Ensino das Ciências constituem uma importante fonte de novo conhecimento, porém comummente verifica-se uma reduzida disseminação dos seus resultados, sendo um assunto problemático, requerendo mais trabalho e reflexão.
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Assim, obteve-se informação sobre a temática em causa, sem que tenha havido preocupações com a generalização. Os resultados, obtidos a partir das entrevistas administradas a professores mestres, indicam que, na perspectiva destes, a frequência dos cursos de mestrado teve impacte, principalmente, na melhoria das suas práticas lectivas. Contudo, estes professores sentem que seria necessária legislação que os apoiasse na frequência deste tipo de cursos. Constatou-se que, segundo estes professores, os resultados das suas dissertações de mestrado tiveram impacte ao nível micro, uma vez que esses são utilizados ao longo da sua actividade profissional. Quanto ao impacte no nível meso e macro, os professores mestres consideram que ocorreu devido a diferentes formas de disseminação desses resultados. Essa disseminação é realizada por meios formais, principalmente através da disponibilização da dissertação na biblioteca da escola e da participação em eventos científicos e de formação. Porém, frequentemente esta última forma de disseminação assume apenas um carácter esporádico. Formas de disseminação informal atingem só o nível meso, mas assumem uma maior frequência que as formas de disseminação formal. Segundo os professores entrevistados, existem diferentes aspectos que facilitam esta disseminação, nomeadamente: a proximidade do tema da dissertação com as práticas lectivas; a continuidade da relação com o orientador mesmo após a conclusão do mestrado; a receptividade dos seus pares em partilhar ideias. Nas perspectivas identificadas, os melhores meios de disseminar este tipo de resultados passam pela publicação de documentos com as principais conclusões a enviar às escolas, pela divulgação de informação na Internet, pela distribuição de revistas de educação portuguesas pelos Departamentos de Ciências das escolas e pelas livrarias. É também proposto que a formação contínua de professores deveria ser promovida pelas universidades, de modo a garantir a respectiva qualidade. Em síntese, as dissertações de mestrados em Ensino das Ciências constituem uma importante fonte de novo conhecimento, porém comummente verifica-se uma reduzida disseminação dos seus resultados, sendo um assunto problemático, requerendo mais trabalho e reflexão.Educational research and science teachers have as gold the improvement of Science Education, although the respective dialogue is not easy. In Portugal, most of the research concerning this problematic is being conducted in the scope of the dissertations of the post-graduation courses, namely in the masters of science teaching. However, the knowledge produced in these researches doesn’t have the desired impact due to lack of dissemination. The present work aims at studying that dissemination. A methodology of descriptive qualitative type was applied, being performed ten semistructuralized interviews to master teachers in Physics and Chemistry teaching and in Geology and Biology teaching, for the University of Aveiro. So, information on the thematic in cause was obtained, having no concerns about the generalization. The results, obtained through the interviews performed to master teachers, indicate that, in their perspective, the attendance of the master courses had impact, mostly, in the improvement of their school practices. Nevertheless, these teachers feel that it would be necessary legislation that supported then in the attendance of this type of courses. It was realized that, according to these teachers, the results of their master dissertations had impact at the micro level, once these are used along their professional activity. As to the impact at the meso and macro levels, master teachers consider that it occurred due to different forms of dissemination of those results. That dissemination is performed by formal means, mainly through the availability of the dissertation in the school library and of the participation in scientific events and of training. However, often that last form of dissemination assumes a merely sporadic character. Forms of informal dissemination reach only the meso level, but assume a higher frequency than the forms of formal dissemination. According to the interviewed teachers, there are different aspects that ease this dissemination, namely: the proximity of the dissertation subject with the school practices; the continuity of the relation with the advisor even after the finish of the master; the receptivity of the colleagues in shearing ideas. In the identified perspectives, the best means of dissemination of this type of results pass by the publication of documents with the main conclusions to send to schools, by the spreading of information in the internet, by the distribution of portuguese education magazines in the science departments of schools and in libraries. It is also proposed that the continuous training of the teachers should be promoted by the universities, in order to guarantee the respective quality. In short, the dissertations of the masters in science teaching constitute an important source of new knowledge, however commonly a reduced dissemination of their results is observed, being a problematic subject, requiring more work and reflection.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:38:44Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1345porColim, Ana Sofia de Pinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:06Zoai:ria.ua.pt:10773/1345Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:02.608207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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