Estudo da relação entre desempenho escolar e prática desportiva, em alunos do 3º ciclo do Ensino Básico da cidade de Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bárrios, Sérgio Miguel Flores
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6263
Resumo: Tendo por paradigma de base a dicotomia de que por um lado a prática desportiva desempenha um papel crucial na saúde, formação e educação das crianças e jovens, e que por outro, poderá de alguma forma condicionar o desempenho escolar dos seus praticantes, adotamos como objetivo principal para esta investigação o estudo da relação entre a prática desportiva, realizada fora do contexto escolar e o desempenho escolar dos alunos do 3º ciclo do ensino básico da cidade de Bragança. Participaram no presente estudo 407 alunos do terceiro ciclo do ensino básico (3CEB), sendo 208 raparigas e 199 rapazes. Com base na utilização de um questionário recolheram-se informações dos alunos acerca das características da prática desportiva, o nível de desempenho escolar e as características socioeconómicas do agregado familiar. Com base no estudo inferencial e associativo foi possível concluir relativamente aos alunos do 3CEB de Bragança que: i) os alunos (rapazes e raparigas) praticantes de desporto federado têm melhores desempenhos escolares (CIF = 4.25), estatisticamente significativos (t = 3.028; p <0.003) comparativamente a alunos não praticantes de desporto federado (CIF = 3.99) no contexto global das disciplinas curriculares; ii) os desempenhos escolares entre federados e praticantes não federados não diferem estatisticamente ao nível das áreas fundamentais da Matemática e Português; iii) os alunos federados são estatisticamente melhores alunos que os que não praticam qualquer tipo de desporto quer a Português (t = -2,748; p <0.033) quer a Matemática (t = -3.720; p = 0.000); iv) o número de horas de treino não parece estar associado ao melhor ou pior desempenho escolar, tanto nos rapazes como nas raparigas federadas; v) os alunos oriundos de classes socioeconómicas mais favorecidas obtêm melhores desempenhos escolares que os oriundos de classes menos favorecidas; vi) os alunos federados (quer raparigas, quer rapazes) de classes socioeconómicas mais favorecidas são os que obtêm melhores desempenhos escolares, quer no conjunto das disciplinas quer nas áreas fundamentais de Português e Matemática. Com base nas conclusões apuradas parece ter ficado evidente que a suposta dicotomia entre prática desportiva e desempenhos escolares não passa de um mito infundado para a realidade dos estudantes do 3CEB da cidade de Bragança.
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Com base na utilização de um questionário recolheram-se informações dos alunos acerca das características da prática desportiva, o nível de desempenho escolar e as características socioeconómicas do agregado familiar. Com base no estudo inferencial e associativo foi possível concluir relativamente aos alunos do 3CEB de Bragança que: i) os alunos (rapazes e raparigas) praticantes de desporto federado têm melhores desempenhos escolares (CIF = 4.25), estatisticamente significativos (t = 3.028; p <0.003) comparativamente a alunos não praticantes de desporto federado (CIF = 3.99) no contexto global das disciplinas curriculares; ii) os desempenhos escolares entre federados e praticantes não federados não diferem estatisticamente ao nível das áreas fundamentais da Matemática e Português; iii) os alunos federados são estatisticamente melhores alunos que os que não praticam qualquer tipo de desporto quer a Português (t = -2,748; p <0.033) quer a Matemática (t = -3.720; p = 0.000); iv) o número de horas de treino não parece estar associado ao melhor ou pior desempenho escolar, tanto nos rapazes como nas raparigas federadas; v) os alunos oriundos de classes socioeconómicas mais favorecidas obtêm melhores desempenhos escolares que os oriundos de classes menos favorecidas; vi) os alunos federados (quer raparigas, quer rapazes) de classes socioeconómicas mais favorecidas são os que obtêm melhores desempenhos escolares, quer no conjunto das disciplinas quer nas áreas fundamentais de Português e Matemática. Com base nas conclusões apuradas parece ter ficado evidente que a suposta dicotomia entre prática desportiva e desempenhos escolares não passa de um mito infundado para a realidade dos estudantes do 3CEB da cidade de Bragança.Having the basic paradigm for the dichotomy of that on the one hand sport plays a crucial role in health, training and education of children and young people, and on the other, could somehow affect the academic performance of its practitioners, we have adopted the main objective for this research the study of the relationship between sport, held outside the school context and school performance of the students in the third cycle of basic education in the city of Bragança. Participated in this study 407 students of the third cycle of basic education (3CEB), with 208 girls and 199 boys. Based on the use of a questionnaire information was gathered from the students about the characteristics of sport, the level of school performance and socioeconomic characteristics of the household. Based on the inferential and associative study was concluded in respect of students of Bragança 3CEB that: i) students (boys and girls) federated sports practitioners have better school performance (CIF = 4.25), a statistically significant (t = 3.028; p <0.003) compared to students not federated sport practitioners (CIF = 3.99) in the overall context of curriculum subjects; ii) school performances between federated and non-federated practitioners are not statistically different at the level of the fundamental areas of Mathematics and Portuguese; iii) federated students are statistically better students than those who do not practice any sport wants to Portuguese (t = -2.748; p <0.033) or Mathematics (t = -3720; p = 0.000); iv) the number of training hours does not seem to be associated with better or worse school performance, both boys and girls in the federated; v) students from more advantaged socio-economic classes get better school performance than those from lower classes; vi) federated students (both girls, both boys) more favored socioeconomic classes are the ones that get better school performance, whether in all the disciplines and in the basic areas of Portuguese and Mathematics. Based on the conclusions reached it seems to be evident that the supposed dichotomy between sports and school performance is merely an unfounded myth to the reality of students 3CEB the city of Bragança.2016-07-22T10:35:40Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6263porBárrios, Sérgio Miguel Floresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:35:54Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:17.332333Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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