Planeamento e projeto de um percurso ciclável em ambiente urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Cláudia Abreu
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/49844
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil (área de especialização em Perfil de Planeamento e Infraestruturas de Transporte)
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Assim, o objetivo deste trabalho de mestrado consiste em analisar as disposições construtivas relacionadas com o projeto de vias cicláveis, em especial nos cruzamentos e intersecções, pela importância destes locais na rede ciclável em meio urbano. Além disso, também se pretende aplicar esses conhecimentos num caso de estudo, que neste trabalho consistiu na elaboração de um projeto de um percurso ciclável para a cidade de Guimarães. Durante a realização desta dissertação, numa primeira fase foi realizado um enquadramento geral das medidas de promoção da bicicleta, analisando também as características dos ciclistas e a sinistralidade nas vias cicláveis. Também foi possível conhecer e analisar os princípios técnicos para o projeto de vias cicláveis, em secção corrente e nas intersecções, bem como os critérios para sua implementação. Em seguida, utilizando as orientações sobre as disposições de projeto recolhidas, foi elaborada uma metodologia para realização de um projeto de um percurso ciclável. Finalmente, essa metodologia foi aplicada a um caso de estudo, para a cidade de Guimarães, no qual foram estudadas e implementadas as melhores soluções para um percurso ciclável, com especial atenção aos cruzamentos e intersecções. Espera-se com este trabalho demonstrar a importância das vias cicláveis em meio urbano e promover o ciclismo em todas as suas vertentes, especialmente como meio de transporte, com benefícios para o meio ambiente e para a sociedade em geral. O estudo das melhores práticas para o projeto das vias cicláveis, em especial em cruzamentos e intersecções, concretizado através de um caso de estudo, demonstrou que é possível implementar uma rede urbana de vias cicláveis segura e eficiente, que pode exponenciar a utilização da bicicleta em meio urbano.There is a growing concern with the management of a high volume of motorized traffic in urban areas and with the corresponding reduction of the quality of the environment due to the pollution caused by this type of transport. In that sense, one of the ways of encouraging sustainable development in cities has been through the promotion of the use of more sustainable means of transport, such as cycling. This requires planned urban growth with infrastructures for cyclists. The objective of this master's degree project is to analyze the constructive dispositions related to the design of cycle paths, especially in intersections and crossroads, due to the importance of these places in the urban cycling network. In addition, it is also intended to apply this knowledge in a case study, which in this work consisted in the elaboration of a project of a cycling route for the city of Guimarães. In this dissertation, in the first stage, a general background of bicycle promotion measures was carried out, analyzing also the characteristics of cyclists and accidents in the cycle paths. It was also possible to know and analyze the technical principles for the design of cycle paths, in normal sections and intersections, as well as the criteria for their implementation. Then, using the guidelines that were collected on the project’s arrangement, a methodology was developed to produce a project for a cycle path. Finally, this methodology was applied to a case study for the city of Guimarães, in which the best solutions for a cycling route were studied and implemented, with special attention to crossroads and intersections. Hopefully this project will demonstrate the importance of cycle paths in urban areas and promote cycling in all its aspects, especially as a means of transport, with benefits for the environment and society in general. The study of the best options for cycle paths, especially in crossroads and intersections, has shown that it is possible to implement a safe and efficient urban cycling network, which can encourage cycling in urban areas.Silva, Hugo M. R. D.Ribeiro, PauloUniversidade do MinhoDias, Cláudia Abreu2017-01-042017-01-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/49844por201812703info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:25:36.540402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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