Uma “mirada” sobre a relevância de estratégias de aprendizagem afetivas no Ensino de Espanhol Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Mónica Alexandra Simões
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10935
Resumo: O processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira pode sempre representar uma mais-valia quando verdadeiramente valorizado, de diferentes formas, pelos seus intervenientes, sempre com a intenção de o agilizar. Parte dele fazem muitas vezes as estratégias de aprendizagem afetivas, que merecem uma “mirada” atenta e de especial consideração. As estratégias de aprendizagem sempre que utilizadas com o intuito de combater dificuldades e encorajar neste processo, que traça um caminho complexo, podem revelar-se realmente úteis, transformando-o em saber, sabedoria e conhecimento das capacidades do próprio aprendente. Com o passar do tempo, as estratégias de aprendizagem afetivas foram ganhando cada vez mais relevância por se reconhecer que a sua aplicação contribui, em muito, para o desenvolvimento da competência existencial dos aprendentes, concorrendo para uma aprendizagem igualmente motivadora e positiva. Com o intuito de aferir melhor o impacto que estas poderão causar, no presente trabalho são definidos alguns conceitos de destaque, é abordada a sua evolução e complexidade, qual é o papel de alguns intervenientes e o uso e desenvolvimento das estratégias de aprendizagem afetivas. A fim de verificar se estas últimas marcam verdadeiramente a diferença e se constituem um contributo para um processo de ensino/aprendizagem enriquecedor e muito positivo, foi realizado um trabalho de pesquisa em consonância com a prática pedagógica.
id RCAP_76ed6498a05f82df29e9bb8ae587455f
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10935
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma “mirada” sobre a relevância de estratégias de aprendizagem afetivas no Ensino de Espanhol Língua EstrangeiraAprendenteAprendizagemAquisiçãoCompetênciasEleEnsinoEstratégias de Aprendizagem AfetivasMotivaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira pode sempre representar uma mais-valia quando verdadeiramente valorizado, de diferentes formas, pelos seus intervenientes, sempre com a intenção de o agilizar. Parte dele fazem muitas vezes as estratégias de aprendizagem afetivas, que merecem uma “mirada” atenta e de especial consideração. As estratégias de aprendizagem sempre que utilizadas com o intuito de combater dificuldades e encorajar neste processo, que traça um caminho complexo, podem revelar-se realmente úteis, transformando-o em saber, sabedoria e conhecimento das capacidades do próprio aprendente. Com o passar do tempo, as estratégias de aprendizagem afetivas foram ganhando cada vez mais relevância por se reconhecer que a sua aplicação contribui, em muito, para o desenvolvimento da competência existencial dos aprendentes, concorrendo para uma aprendizagem igualmente motivadora e positiva. Com o intuito de aferir melhor o impacto que estas poderão causar, no presente trabalho são definidos alguns conceitos de destaque, é abordada a sua evolução e complexidade, qual é o papel de alguns intervenientes e o uso e desenvolvimento das estratégias de aprendizagem afetivas. A fim de verificar se estas últimas marcam verdadeiramente a diferença e se constituem um contributo para um processo de ensino/aprendizagem enriquecedor e muito positivo, foi realizado um trabalho de pesquisa em consonância com a prática pedagógica.El proceso de enseñanza/aprendizaje de una lengua extranjera puede representar algo muy positivo cuando es realmente valorado, de diferentes maneras, por sus intervinientes con la intención de simplificarlo. A menudo, forman parte de él muchas veces las estrategias de aprendizaje afectivas, merecedoras de una mirada atenta y de una consideración muy especial. Las estrategias de aprendizaje siempre que sean utilizadas con la finalidad de combatir dificultades y de incentivar en este proceso, que muchas veces puede ser complejo, pueden convertirse en saber, la sabiduría y el conocimiento de las capacidades personales. Con el paso del tiempo, las estrategias de aprendizaje afectivas han logrado cada vez más relevancia al reconocer que su aplicación contribuye mucho al desarrollo de la competencia existencial de los aprendientes, coadyuvando así a un aprendizaje igualmente motivador y positivo. Con el objetivo de evaluar mejor el impacto que pueden causar, en el presente trabajo son definidos algunos conceptos sobresalientes, se aborda su evolución y complejidad, cuál es el papel de algunos intervinientes y el uso y desarrollo de las estrategias de aprendizaje afectivas. Con el fin de comprobar si tienen un impacto efectivo y si contribuyen a un proceso de enseñanza/aprendizaje enriquecedor y positivo, se realizó un trabajo de investigación en conciliación con la práctica pedagógica.Carrilho, Ana Rita de Sousa AguiaruBibliorumGaspar, Mónica Alexandra Simões2020-12-28T16:26:34Z2020-07-202020-06-292020-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10935TID:202567630porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:53:00Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:49.024012Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma “mirada” sobre a relevância de estratégias de aprendizagem afetivas no Ensino de Espanhol Língua Estrangeira
title Uma “mirada” sobre a relevância de estratégias de aprendizagem afetivas no Ensino de Espanhol Língua Estrangeira
spellingShingle Uma “mirada” sobre a relevância de estratégias de aprendizagem afetivas no Ensino de Espanhol Língua Estrangeira
Gaspar, Mónica Alexandra Simões
Aprendente
Aprendizagem
Aquisição
Competências
Ele
Ensino
Estratégias de Aprendizagem Afetivas
Motivação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Uma “mirada” sobre a relevância de estratégias de aprendizagem afetivas no Ensino de Espanhol Língua Estrangeira
title_full Uma “mirada” sobre a relevância de estratégias de aprendizagem afetivas no Ensino de Espanhol Língua Estrangeira
title_fullStr Uma “mirada” sobre a relevância de estratégias de aprendizagem afetivas no Ensino de Espanhol Língua Estrangeira
title_full_unstemmed Uma “mirada” sobre a relevância de estratégias de aprendizagem afetivas no Ensino de Espanhol Língua Estrangeira
title_sort Uma “mirada” sobre a relevância de estratégias de aprendizagem afetivas no Ensino de Espanhol Língua Estrangeira
author Gaspar, Mónica Alexandra Simões
author_facet Gaspar, Mónica Alexandra Simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carrilho, Ana Rita de Sousa Aguiar
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspar, Mónica Alexandra Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendente
Aprendizagem
Aquisição
Competências
Ele
Ensino
Estratégias de Aprendizagem Afetivas
Motivação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Aprendente
Aprendizagem
Aquisição
Competências
Ele
Ensino
Estratégias de Aprendizagem Afetivas
Motivação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira pode sempre representar uma mais-valia quando verdadeiramente valorizado, de diferentes formas, pelos seus intervenientes, sempre com a intenção de o agilizar. Parte dele fazem muitas vezes as estratégias de aprendizagem afetivas, que merecem uma “mirada” atenta e de especial consideração. As estratégias de aprendizagem sempre que utilizadas com o intuito de combater dificuldades e encorajar neste processo, que traça um caminho complexo, podem revelar-se realmente úteis, transformando-o em saber, sabedoria e conhecimento das capacidades do próprio aprendente. Com o passar do tempo, as estratégias de aprendizagem afetivas foram ganhando cada vez mais relevância por se reconhecer que a sua aplicação contribui, em muito, para o desenvolvimento da competência existencial dos aprendentes, concorrendo para uma aprendizagem igualmente motivadora e positiva. Com o intuito de aferir melhor o impacto que estas poderão causar, no presente trabalho são definidos alguns conceitos de destaque, é abordada a sua evolução e complexidade, qual é o papel de alguns intervenientes e o uso e desenvolvimento das estratégias de aprendizagem afetivas. A fim de verificar se estas últimas marcam verdadeiramente a diferença e se constituem um contributo para um processo de ensino/aprendizagem enriquecedor e muito positivo, foi realizado um trabalho de pesquisa em consonância com a prática pedagógica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28T16:26:34Z
2020-07-20
2020-06-29
2020-07-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/10935
TID:202567630
url http://hdl.handle.net/10400.6/10935
identifier_str_mv TID:202567630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136398110883840