Uma “mirada” sobre a relevância de estratégias de aprendizagem afetivas no Ensino de Espanhol Língua Estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10935 |
Resumo: | O processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira pode sempre representar uma mais-valia quando verdadeiramente valorizado, de diferentes formas, pelos seus intervenientes, sempre com a intenção de o agilizar. Parte dele fazem muitas vezes as estratégias de aprendizagem afetivas, que merecem uma “mirada” atenta e de especial consideração. As estratégias de aprendizagem sempre que utilizadas com o intuito de combater dificuldades e encorajar neste processo, que traça um caminho complexo, podem revelar-se realmente úteis, transformando-o em saber, sabedoria e conhecimento das capacidades do próprio aprendente. Com o passar do tempo, as estratégias de aprendizagem afetivas foram ganhando cada vez mais relevância por se reconhecer que a sua aplicação contribui, em muito, para o desenvolvimento da competência existencial dos aprendentes, concorrendo para uma aprendizagem igualmente motivadora e positiva. Com o intuito de aferir melhor o impacto que estas poderão causar, no presente trabalho são definidos alguns conceitos de destaque, é abordada a sua evolução e complexidade, qual é o papel de alguns intervenientes e o uso e desenvolvimento das estratégias de aprendizagem afetivas. A fim de verificar se estas últimas marcam verdadeiramente a diferença e se constituem um contributo para um processo de ensino/aprendizagem enriquecedor e muito positivo, foi realizado um trabalho de pesquisa em consonância com a prática pedagógica. |
id |
RCAP_76ed6498a05f82df29e9bb8ae587455f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10935 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma “mirada” sobre a relevância de estratégias de aprendizagem afetivas no Ensino de Espanhol Língua EstrangeiraAprendenteAprendizagemAquisiçãoCompetênciasEleEnsinoEstratégias de Aprendizagem AfetivasMotivaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira pode sempre representar uma mais-valia quando verdadeiramente valorizado, de diferentes formas, pelos seus intervenientes, sempre com a intenção de o agilizar. Parte dele fazem muitas vezes as estratégias de aprendizagem afetivas, que merecem uma “mirada” atenta e de especial consideração. As estratégias de aprendizagem sempre que utilizadas com o intuito de combater dificuldades e encorajar neste processo, que traça um caminho complexo, podem revelar-se realmente úteis, transformando-o em saber, sabedoria e conhecimento das capacidades do próprio aprendente. Com o passar do tempo, as estratégias de aprendizagem afetivas foram ganhando cada vez mais relevância por se reconhecer que a sua aplicação contribui, em muito, para o desenvolvimento da competência existencial dos aprendentes, concorrendo para uma aprendizagem igualmente motivadora e positiva. Com o intuito de aferir melhor o impacto que estas poderão causar, no presente trabalho são definidos alguns conceitos de destaque, é abordada a sua evolução e complexidade, qual é o papel de alguns intervenientes e o uso e desenvolvimento das estratégias de aprendizagem afetivas. A fim de verificar se estas últimas marcam verdadeiramente a diferença e se constituem um contributo para um processo de ensino/aprendizagem enriquecedor e muito positivo, foi realizado um trabalho de pesquisa em consonância com a prática pedagógica.El proceso de enseñanza/aprendizaje de una lengua extranjera puede representar algo muy positivo cuando es realmente valorado, de diferentes maneras, por sus intervinientes con la intención de simplificarlo. A menudo, forman parte de él muchas veces las estrategias de aprendizaje afectivas, merecedoras de una mirada atenta y de una consideración muy especial. Las estrategias de aprendizaje siempre que sean utilizadas con la finalidad de combatir dificultades y de incentivar en este proceso, que muchas veces puede ser complejo, pueden convertirse en saber, la sabiduría y el conocimiento de las capacidades personales. Con el paso del tiempo, las estrategias de aprendizaje afectivas han logrado cada vez más relevancia al reconocer que su aplicación contribuye mucho al desarrollo de la competencia existencial de los aprendientes, coadyuvando así a un aprendizaje igualmente motivador y positivo. Con el objetivo de evaluar mejor el impacto que pueden causar, en el presente trabajo son definidos algunos conceptos sobresalientes, se aborda su evolución y complejidad, cuál es el papel de algunos intervinientes y el uso y desarrollo de las estrategias de aprendizaje afectivas. Con el fin de comprobar si tienen un impacto efectivo y si contribuyen a un proceso de enseñanza/aprendizaje enriquecedor y positivo, se realizó un trabajo de investigación en conciliación con la práctica pedagógica.Carrilho, Ana Rita de Sousa AguiaruBibliorumGaspar, Mónica Alexandra Simões2020-12-28T16:26:34Z2020-07-202020-06-292020-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10935TID:202567630porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:53:00Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:49.024012Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma “mirada” sobre a relevância de estratégias de aprendizagem afetivas no Ensino de Espanhol Língua Estrangeira |
title |
Uma “mirada” sobre a relevância de estratégias de aprendizagem afetivas no Ensino de Espanhol Língua Estrangeira |
spellingShingle |
Uma “mirada” sobre a relevância de estratégias de aprendizagem afetivas no Ensino de Espanhol Língua Estrangeira Gaspar, Mónica Alexandra Simões Aprendente Aprendizagem Aquisição Competências Ele Ensino Estratégias de Aprendizagem Afetivas Motivação Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Uma “mirada” sobre a relevância de estratégias de aprendizagem afetivas no Ensino de Espanhol Língua Estrangeira |
title_full |
Uma “mirada” sobre a relevância de estratégias de aprendizagem afetivas no Ensino de Espanhol Língua Estrangeira |
title_fullStr |
Uma “mirada” sobre a relevância de estratégias de aprendizagem afetivas no Ensino de Espanhol Língua Estrangeira |
title_full_unstemmed |
Uma “mirada” sobre a relevância de estratégias de aprendizagem afetivas no Ensino de Espanhol Língua Estrangeira |
title_sort |
Uma “mirada” sobre a relevância de estratégias de aprendizagem afetivas no Ensino de Espanhol Língua Estrangeira |
author |
Gaspar, Mónica Alexandra Simões |
author_facet |
Gaspar, Mónica Alexandra Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carrilho, Ana Rita de Sousa Aguiar uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaspar, Mónica Alexandra Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendente Aprendizagem Aquisição Competências Ele Ensino Estratégias de Aprendizagem Afetivas Motivação Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Aprendente Aprendizagem Aquisição Competências Ele Ensino Estratégias de Aprendizagem Afetivas Motivação Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
O processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira pode sempre representar uma mais-valia quando verdadeiramente valorizado, de diferentes formas, pelos seus intervenientes, sempre com a intenção de o agilizar. Parte dele fazem muitas vezes as estratégias de aprendizagem afetivas, que merecem uma “mirada” atenta e de especial consideração. As estratégias de aprendizagem sempre que utilizadas com o intuito de combater dificuldades e encorajar neste processo, que traça um caminho complexo, podem revelar-se realmente úteis, transformando-o em saber, sabedoria e conhecimento das capacidades do próprio aprendente. Com o passar do tempo, as estratégias de aprendizagem afetivas foram ganhando cada vez mais relevância por se reconhecer que a sua aplicação contribui, em muito, para o desenvolvimento da competência existencial dos aprendentes, concorrendo para uma aprendizagem igualmente motivadora e positiva. Com o intuito de aferir melhor o impacto que estas poderão causar, no presente trabalho são definidos alguns conceitos de destaque, é abordada a sua evolução e complexidade, qual é o papel de alguns intervenientes e o uso e desenvolvimento das estratégias de aprendizagem afetivas. A fim de verificar se estas últimas marcam verdadeiramente a diferença e se constituem um contributo para um processo de ensino/aprendizagem enriquecedor e muito positivo, foi realizado um trabalho de pesquisa em consonância com a prática pedagógica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28T16:26:34Z 2020-07-20 2020-06-29 2020-07-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/10935 TID:202567630 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/10935 |
identifier_str_mv |
TID:202567630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136398110883840 |