Patrocínios desportivos e capital da marca patrocinadora : estudo exploratório na perspetiva do adepto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sílvia Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11055
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling Patrocínios desportivos e capital da marca patrocinadora : estudo exploratório na perspetiva do adeptopatrocíniospatrocínios desportivoscapital da marcamarca patrocinadorasponsorshipsports sponsorshipbrand equitysponsoring brandMestrado em MarketingOs patrocínios desportivos têm vindo a assumir grande importância no panorama mundial, quer para clubes ou eventos desportivos patrocinados, quer para as marcas patrocinadoras: permitem que a marca comunique com os seus clientes de forma mais indireta e subtil e, quando associados a situações de forte envolvimento emocional como o desporto, podem ter efeitos positivos no capital da marca patrocinadora. A literatura existente revela que a forte ligação dos adeptos ao seu clube tende a transferir-se para a marca que o patrocina, permitindo às marcas patrocinadoras aproximar-se de uma audiência ampla e envolvida. O impacto dos patrocínios desportivos no capital da marca patrocinadora não é um fenómeno linear. O envolvimento dos adeptos com o clube, a perceção de congruência entre patrocinador e patrocinado ou a existência de um portfolio de patrocínios são fatores a considerar. Estes influenciam a resposta ao patrocínio, quer ao nível da notoriedade da marca patrocinadora e sua imagem de marca, quer ao nível da influência no comportamento de compra. O propósito deste estudo foi o de investigar os fatores que potenciam a perceção de patrocínios desportivos e o seu impacto no capital da marca patrocinadora. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, onde se analisou em profundidade os tópicos em estudo. A investigação providencia uma análise aprofundada de como os adeptos percecionam os patrocínios desportivos e como isso impacta no capital da marca patrocinadora. Os resultados obtidos sugerem que os patrocínios desportivos impactam na notoriedade e imagem da marca patrocinadora, pela criação de associações à marca.Sports sponsorship has become an activity of growing importance in the business world, to either sponsored clubs/events or sponsoring brands. A sponsorship strategy allows the brand to communicate with its customers in an indirect and subtle manner. This strategy, when combined with strong involvement and emotional moments such as sports events, may have a positive impact on sponsor's brand equity. The existing literature states that sports fans' strong association with their club transfers to the club's sponsoring brand, which allows the sponsors to reach out to a wider and involved audience. However, the impact of sports sponsorship on the sponsoring brand equity is not a linear phenomenon. It is influenced by several factors such as fan involvement with their club, the perception of fit between sponsor and sponsee or even the existence of a sponsorship portfolio. These factors influence the sponsorship response, regarding sponsor's brand awareness and brand image and they may also influence consumer behaviour. The current study aims to investigate the factors that potentially influence the perception of a sports sponsorship and its impact on the sponsors' brand equity. The methodology used a qualitative approach, through the realization of a focus-group, where the study topics were deeply analysed and discussed. This investigation provides an in-depth analysis of how sports fans perceive the sports sponsorships and how their sponsorship perception impacts on sponsor's brand equity. The results suggest that a sponsorship strategies impact on sponsor's brand awareness and brand image, and also contribute to the creation of brand associations.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaSantos, Sílvia Ferreira2016-02-24T14:22:27Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11055porSantos, Sílvia Ferreira (2015). "Patrocínios desportivos e capital da marca patrocinadora : estudo exploratório na perspetiva do adepto". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:19Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11055Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:24.609824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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