O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE JOGOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Viviane Cristina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gamez, Luciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31122
Resumo: This paper discusses how to introduce Computational Thinking in early childhood education through games. For the use of such games, it is essential to think about the relationship between games and education and, above all, the association between games and games for this age group. We start from the need for a reflective early childhood education with possibilities for building knowledge, which allows children to have meaningful experiences with playful activities aimed at the development of Computational Thinking.
id RCAP_76ff5045e63a8d564bfe8c1be10aced6
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/31122
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE JOGOSThis paper discusses how to introduce Computational Thinking in early childhood education through games. For the use of such games, it is essential to think about the relationship between games and education and, above all, the association between games and games for this age group. We start from the need for a reflective early childhood education with possibilities for building knowledge, which allows children to have meaningful experiences with playful activities aimed at the development of Computational Thinking.Neste artigo aborda-se como introduzir o Pensamento Computacional na educação infantil por meio de jogos. Para a utilização de tais jogos, torna-se fundamental pensar a relação entre jogos e educação e, sobretudo, a associação entre jogos e brincadeiras para esta faixa etária. Partimos da necessidade de uma educação infantil reflexiva e com possibilidades de construção de conhecimentos, a qual permita às crianças terem experiências significativas com atividades lúdicas voltadas ao desenvolvimento do Pensamento Computacional.Universidade de Aveiro2023-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31122https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31122Internet Latent Corpus Journal; Vol 13 No 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 21-31Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 Núm. 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 21-31Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 No 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 21-31Internet Latent Corpus Journal; vol. 13 n.º 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 21-311647-7308reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31122https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31122/21384Direitos de Autor (c) 2023 Viviane Cristina Marqueshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Viviane CristinaGamez, Luciano2023-03-24T17:30:12Zoai:proa.ua.pt:article/31122Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:08.696300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE JOGOS
title O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE JOGOS
spellingShingle O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE JOGOS
Marques, Viviane Cristina
title_short O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE JOGOS
title_full O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE JOGOS
title_fullStr O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE JOGOS
title_full_unstemmed O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE JOGOS
title_sort O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE JOGOS
author Marques, Viviane Cristina
author_facet Marques, Viviane Cristina
Gamez, Luciano
author_role author
author2 Gamez, Luciano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Viviane Cristina
Gamez, Luciano
description This paper discusses how to introduce Computational Thinking in early childhood education through games. For the use of such games, it is essential to think about the relationship between games and education and, above all, the association between games and games for this age group. We start from the need for a reflective early childhood education with possibilities for building knowledge, which allows children to have meaningful experiences with playful activities aimed at the development of Computational Thinking.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31122
https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31122
url https://doi.org/10.34624/ilcj.v13i3.31122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31122
https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31122/21384
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Viviane Cristina Marques
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Viviane Cristina Marques
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Internet Latent Corpus Journal; Vol 13 No 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 21-31
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 Núm. 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 21-31
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 No 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 21-31
Internet Latent Corpus Journal; vol. 13 n.º 1 (2023): REPENSANDO A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO; 21-31
1647-7308
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130943341985792