O JORNALISMO REGIONAL E AS REDES SOCIAIS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/8297 |
Resumo: | O jornalismo regional é caracterizado pela proximidade que tem com o seu público e com a sua região, oferecendo informação a públicos mais reduzidos. Com o desenvolvimento dos meios digitais e consequentemente das redes sociais, o jornalismo sofreu diversos desafios que o reconfiguraram. As redes sociais permitem a criação de conteúdos e a interação dos mesmos, através de emojis, comentários e partilhas. Estas poderão ser uma ponte para o crescimento da imprensa regional, para uma maior fidelização de leitores e consequentemente uma maior proximidade com os mesmos. O principal objetivo desta investigação é a caracterização da produção de conteúdos jornalísticos no Jornal Cidade de Tomar, na rede social Facebook e do impacto que os mesmos suscitam na audiência. A metodologia utilizada assenta numa conjugação de métodos tradicionais com métodos aplicados às redes sociais. Optou-se por uma metodologia de carácter quantitativo, por meio de uma análise de conteúdo. Para a recolha de dados optou-se pelo método Web Archiving, com recurso à técnica do arquivo seletivo e do snapshot. Concluímos que, na dimensão da produção noticiosa, houve uma evolução na produção de conteúdos exclusivos ao Facebook. Na dimensão da interação, a audiência optou pelos conteúdos exclusivos e pelos géneros e formatos que se associam a estes. Ainda assim, a interação com os conteúdos noticiosos poderia revelar valores mais substantivos. |
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O JORNALISMO REGIONAL E AS REDES SOCIAISO CASO DO JORNAL CIDADE DE TOMARCiberjornalismo de proximidadeJornalismo regionalInteraçãoRedes sociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO jornalismo regional é caracterizado pela proximidade que tem com o seu público e com a sua região, oferecendo informação a públicos mais reduzidos. Com o desenvolvimento dos meios digitais e consequentemente das redes sociais, o jornalismo sofreu diversos desafios que o reconfiguraram. As redes sociais permitem a criação de conteúdos e a interação dos mesmos, através de emojis, comentários e partilhas. Estas poderão ser uma ponte para o crescimento da imprensa regional, para uma maior fidelização de leitores e consequentemente uma maior proximidade com os mesmos. O principal objetivo desta investigação é a caracterização da produção de conteúdos jornalísticos no Jornal Cidade de Tomar, na rede social Facebook e do impacto que os mesmos suscitam na audiência. A metodologia utilizada assenta numa conjugação de métodos tradicionais com métodos aplicados às redes sociais. Optou-se por uma metodologia de carácter quantitativo, por meio de uma análise de conteúdo. Para a recolha de dados optou-se pelo método Web Archiving, com recurso à técnica do arquivo seletivo e do snapshot. Concluímos que, na dimensão da produção noticiosa, houve uma evolução na produção de conteúdos exclusivos ao Facebook. Na dimensão da interação, a audiência optou pelos conteúdos exclusivos e pelos géneros e formatos que se associam a estes. Ainda assim, a interação com os conteúdos noticiosos poderia revelar valores mais substantivos.Gomes, Marco José Marques Gomes AlvesIC-OnlineGonçalves, Cláudia Sofia Simões2023-03-29T14:41:27Z2022-12-212022-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8297TID:203263111porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:57:03Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:03.692313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O jornalismo regional é caracterizado pela proximidade que tem com o seu público e com a sua região, oferecendo informação a públicos mais reduzidos. Com o desenvolvimento dos meios digitais e consequentemente das redes sociais, o jornalismo sofreu diversos desafios que o reconfiguraram. As redes sociais permitem a criação de conteúdos e a interação dos mesmos, através de emojis, comentários e partilhas. Estas poderão ser uma ponte para o crescimento da imprensa regional, para uma maior fidelização de leitores e consequentemente uma maior proximidade com os mesmos. O principal objetivo desta investigação é a caracterização da produção de conteúdos jornalísticos no Jornal Cidade de Tomar, na rede social Facebook e do impacto que os mesmos suscitam na audiência. A metodologia utilizada assenta numa conjugação de métodos tradicionais com métodos aplicados às redes sociais. Optou-se por uma metodologia de carácter quantitativo, por meio de uma análise de conteúdo. Para a recolha de dados optou-se pelo método Web Archiving, com recurso à técnica do arquivo seletivo e do snapshot. Concluímos que, na dimensão da produção noticiosa, houve uma evolução na produção de conteúdos exclusivos ao Facebook. Na dimensão da interação, a audiência optou pelos conteúdos exclusivos e pelos géneros e formatos que se associam a estes. Ainda assim, a interação com os conteúdos noticiosos poderia revelar valores mais substantivos. |
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