A utilização das novas tecnologias em sala de aula e a sua relação com a motivação dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mosa, Maria Caetano
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30575
Resumo: Este relatório é sobre a utilização de novas tecnologias em sala de aula e a sua relação com a motivação dos alunos, utilizando a aprendizagem ativa. A metodologia foi aplicada na escola Jobra, durante o estágio curricular, na lecionação das aulas de História da Cultura e das Artes à turma do décimo primeiro ano da Curso de Instrumentista de Cordas e de Teclas. O objetivo do estudo desenvolvido foi o de propor uma metodologia de ensino que tornasse a disciplina de História da Cultura e das Artes mais interessante para os alunos e que estes se sentissem mais motivados para a aprendizagem desta área curricular. Tendo em conta a análise dos relatórios de aulas, os alunos empenharam-se e participaram ativamente nas tarefas propostas. No entanto, este estudo realizou-se durante a pandemia provocada pela doença de COVID-19, que obrigou ao confinamento e, este fator, por vezes, desmotivou os alunos, o que obrigou a uma revisão da metodologia.
id RCAP_770996aa126295a7ec6fbc3120c9dcdc
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/30575
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização das novas tecnologias em sala de aula e a sua relação com a motivação dos alunosHistória da cultura e da artesMotivaçãoNovas tecnologiasEnsinoAprendizagem ativaEste relatório é sobre a utilização de novas tecnologias em sala de aula e a sua relação com a motivação dos alunos, utilizando a aprendizagem ativa. A metodologia foi aplicada na escola Jobra, durante o estágio curricular, na lecionação das aulas de História da Cultura e das Artes à turma do décimo primeiro ano da Curso de Instrumentista de Cordas e de Teclas. O objetivo do estudo desenvolvido foi o de propor uma metodologia de ensino que tornasse a disciplina de História da Cultura e das Artes mais interessante para os alunos e que estes se sentissem mais motivados para a aprendizagem desta área curricular. Tendo em conta a análise dos relatórios de aulas, os alunos empenharam-se e participaram ativamente nas tarefas propostas. No entanto, este estudo realizou-se durante a pandemia provocada pela doença de COVID-19, que obrigou ao confinamento e, este fator, por vezes, desmotivou os alunos, o que obrigou a uma revisão da metodologia.This report is about the use of new technologies in the classroom and its relationship to student motivation, using active learning. The methodology was applied at the Jobra school, during the curricular internship, in the teaching of History of Culture and Arts classes to class of the eleventh year of the String and Keyboard Player Course. The aim of developed study was to propose a teaching methodology that would make the discipline of History of Culture and Arts more interesting for students and that they would feel more motivated to learn this curricular area. Taking in account the analysis of the class reports, the students committed themselves and actively participated in the proposed tasks. However, this study was carried out during the pandemic caused by the disease of COVID-19, which forced the confinement and, this factor, sometimes discouraged the students, which forced a review of the methodology.2021-02-12T10:21:21Z2020-07-23T00:00:00Z2020-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30575porMosa, Maria Caetanoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:03Zoai:ria.ua.pt:10773/30575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:37.565628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização das novas tecnologias em sala de aula e a sua relação com a motivação dos alunos
title A utilização das novas tecnologias em sala de aula e a sua relação com a motivação dos alunos
spellingShingle A utilização das novas tecnologias em sala de aula e a sua relação com a motivação dos alunos
Mosa, Maria Caetano
História da cultura e da artes
Motivação
Novas tecnologias
Ensino
Aprendizagem ativa
title_short A utilização das novas tecnologias em sala de aula e a sua relação com a motivação dos alunos
title_full A utilização das novas tecnologias em sala de aula e a sua relação com a motivação dos alunos
title_fullStr A utilização das novas tecnologias em sala de aula e a sua relação com a motivação dos alunos
title_full_unstemmed A utilização das novas tecnologias em sala de aula e a sua relação com a motivação dos alunos
title_sort A utilização das novas tecnologias em sala de aula e a sua relação com a motivação dos alunos
author Mosa, Maria Caetano
author_facet Mosa, Maria Caetano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mosa, Maria Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv História da cultura e da artes
Motivação
Novas tecnologias
Ensino
Aprendizagem ativa
topic História da cultura e da artes
Motivação
Novas tecnologias
Ensino
Aprendizagem ativa
description Este relatório é sobre a utilização de novas tecnologias em sala de aula e a sua relação com a motivação dos alunos, utilizando a aprendizagem ativa. A metodologia foi aplicada na escola Jobra, durante o estágio curricular, na lecionação das aulas de História da Cultura e das Artes à turma do décimo primeiro ano da Curso de Instrumentista de Cordas e de Teclas. O objetivo do estudo desenvolvido foi o de propor uma metodologia de ensino que tornasse a disciplina de História da Cultura e das Artes mais interessante para os alunos e que estes se sentissem mais motivados para a aprendizagem desta área curricular. Tendo em conta a análise dos relatórios de aulas, os alunos empenharam-se e participaram ativamente nas tarefas propostas. No entanto, este estudo realizou-se durante a pandemia provocada pela doença de COVID-19, que obrigou ao confinamento e, este fator, por vezes, desmotivou os alunos, o que obrigou a uma revisão da metodologia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-23T00:00:00Z
2020-07-23
2021-02-12T10:21:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/30575
url http://hdl.handle.net/10773/30575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137681707368448