A influência da tecnologia no desenvolvimento da criança pré-escolar e escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thaís Aluane Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rezende, Kátia Terezinha Alves, Santos, Ione Ferreira, Tonhom, Silvia Franco da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.592-608
Resumo: O objetivo geral dessa investigação é o de analisar o uso das tecnologias e seu impacto no desenvolvimento da criança e os específicos, identificar quais são os meios utilizados pelas crianças; identificar a intensidade do uso das tecnologias mais comuns; analisar como os responsáveis acompanham o uso; identificar os benefícios e os malefícios que as tecnologias trazem para a vida das crianças. O estudo foi realizado nas Unidades Básicas de Saúde de um município do interior paulista, onde entrevista-se o responsável que acompanhava a criança. Opta-se pela análise de conteúdo, modalidade temática. O estudo explicitou que a televisão e o celular são as tecnologias mais acessadas. A análise dos dados nos permitiu identificar quatro temas: A) O conteúdo assistido no acesso a tecnologia; B) O uso da tecnologia altera comportamento; C) O monitoramento no uso das tecnologias e D) O desenvolvimento da criança e o uso da tecnologia.
id RCAP_771722f039fe95fab4f6a935c92c2f27
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/188
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da tecnologia no desenvolvimento da criança pré-escolar e escolarThe influence of technology on preschool and school child developmentChild; Technology; Television; Cell Phone; Child Development.Crianças; Tecnologias; Telefone Celular; Televisão; Desenvolvimento Infantil.O objetivo geral dessa investigação é o de analisar o uso das tecnologias e seu impacto no desenvolvimento da criança e os específicos, identificar quais são os meios utilizados pelas crianças; identificar a intensidade do uso das tecnologias mais comuns; analisar como os responsáveis acompanham o uso; identificar os benefícios e os malefícios que as tecnologias trazem para a vida das crianças. O estudo foi realizado nas Unidades Básicas de Saúde de um município do interior paulista, onde entrevista-se o responsável que acompanhava a criança. Opta-se pela análise de conteúdo, modalidade temática. O estudo explicitou que a televisão e o celular são as tecnologias mais acessadas. A análise dos dados nos permitiu identificar quatro temas: A) O conteúdo assistido no acesso a tecnologia; B) O uso da tecnologia altera comportamento; C) O monitoramento no uso das tecnologias e D) O desenvolvimento da criança e o uso da tecnologia.The general objective of this investigation is to analyze the use of technologies and their impact on the child's development and the specific ones, to identify which are the means used by children; identify the intensity of use of the most common technologies; analyze how those responsible person are monitoring the use; identify the benefits and harms that technologies bring to children's lives. The study was carried out in the Basic Health Units of a city in the interior of the state of São Paulo, where the responsible person for accompanying the child is interviewed. We opted for content analysis, thematic modality. The study made explicit that television and cell phones are the most accessed technologies. Data analysis allowed us to identify four themes: A) The watched content in accessing technology; B) The use of technology changes behavior; C) Monitoring the use of technologies and D) Child development and use of technology.Ludomedia2020-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.592-608https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.592-608New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 592-608New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 592-608New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 592-6082184-777010.36367/ntqr.3.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/188https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/188/188Santos, Thaís Aluane SilvaRezende, Kátia Terezinha AlvesSantos, Ione FerreiraTonhom, Silvia Franco da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:33Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:01.795353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da tecnologia no desenvolvimento da criança pré-escolar e escolar
The influence of technology on preschool and school child development
title A influência da tecnologia no desenvolvimento da criança pré-escolar e escolar
spellingShingle A influência da tecnologia no desenvolvimento da criança pré-escolar e escolar
Santos, Thaís Aluane Silva
Child; Technology; Television; Cell Phone; Child Development.
Crianças; Tecnologias; Telefone Celular; Televisão; Desenvolvimento Infantil.
title_short A influência da tecnologia no desenvolvimento da criança pré-escolar e escolar
title_full A influência da tecnologia no desenvolvimento da criança pré-escolar e escolar
title_fullStr A influência da tecnologia no desenvolvimento da criança pré-escolar e escolar
title_full_unstemmed A influência da tecnologia no desenvolvimento da criança pré-escolar e escolar
title_sort A influência da tecnologia no desenvolvimento da criança pré-escolar e escolar
author Santos, Thaís Aluane Silva
author_facet Santos, Thaís Aluane Silva
Rezende, Kátia Terezinha Alves
Santos, Ione Ferreira
Tonhom, Silvia Franco da Rocha
author_role author
author2 Rezende, Kátia Terezinha Alves
Santos, Ione Ferreira
Tonhom, Silvia Franco da Rocha
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Thaís Aluane Silva
Rezende, Kátia Terezinha Alves
Santos, Ione Ferreira
Tonhom, Silvia Franco da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Child; Technology; Television; Cell Phone; Child Development.
Crianças; Tecnologias; Telefone Celular; Televisão; Desenvolvimento Infantil.
topic Child; Technology; Television; Cell Phone; Child Development.
Crianças; Tecnologias; Telefone Celular; Televisão; Desenvolvimento Infantil.
description O objetivo geral dessa investigação é o de analisar o uso das tecnologias e seu impacto no desenvolvimento da criança e os específicos, identificar quais são os meios utilizados pelas crianças; identificar a intensidade do uso das tecnologias mais comuns; analisar como os responsáveis acompanham o uso; identificar os benefícios e os malefícios que as tecnologias trazem para a vida das crianças. O estudo foi realizado nas Unidades Básicas de Saúde de um município do interior paulista, onde entrevista-se o responsável que acompanhava a criança. Opta-se pela análise de conteúdo, modalidade temática. O estudo explicitou que a televisão e o celular são as tecnologias mais acessadas. A análise dos dados nos permitiu identificar quatro temas: A) O conteúdo assistido no acesso a tecnologia; B) O uso da tecnologia altera comportamento; C) O monitoramento no uso das tecnologias e D) O desenvolvimento da criança e o uso da tecnologia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.592-608
https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.592-608
url https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.592-608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/188
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/188/188
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 592-608
New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 592-608
New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 592-608
2184-7770
10.36367/ntqr.3.2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130347157323776