O corpo e o ovo: o movimento criativo enquanto expressão da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Paula Rita da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9678
Resumo: Actualmente, o currículo escolar inclui na educação as artes criativas e expressivas, como veículos através dos quais a criança tem a possibilidade de expressar-se, de tirar dela o que tem de melhor, no que respeita às suas competências em vários níveis. Esta pesquisa aborda o Movimento Criativo como possibilidade para uma educação prática e integral, em contexto escolar, uma vez que se constitui como uma ferramenta que contribui para estimular a aprendizagem global da criança, aprimorar o comportamento, resgatar valores sociais e culturais, assim como motivar para o prazer lúdico em relação ao desenvolvimento físico, emocional e intelectual. A presente dissertação teve como objectivo averiguar o lugar, a realidade desta actividade artística numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e analisar as formas de movimento e o seu significado, acreditando que o movimento criativo pode ser encarado como um recurso psicopedagógico eficiente, para reduzir ou eliminar alguns obstáculos no processo educativo e no desenvolvimento pessoal das crianças. Este estudo fundamentou-se em autores como Rudolf Von Laban, Célestin Freinet, entre outros. A abordagem metodológica é qualitativa e assente num estudo de caso que utiliza o movimento criativo, aplicado a um grupo de dezoito alunos do 1º e 2º anos de escolaridade (sete raparigas e onze rapazes), com idades compreendidas entre seis e oito anos, da Escola Básica do 1º Ciclo de Fajozes – Macieira da Maia. Para a realização desta pesquisa, propus-me a criar e a desenvolver um plano de trabalho em que contemplasse a área do movimento criativo e as outras áreas curriculares. As actividades foram desenvolvidas nessa escola. A recolha de dados esteve assente na observação participante, assim como no trabalho com documentos de registo audiovisual e na criação de um diário de bordo adequado à proposta. Todos os dados deste processo de investigação-acção foram analisados qualitativamente, com vista a averiguar o que evoluiu ou não. O estudo permitiu concluir que o movimento criativo contribuiu para que as crianças, de um modo geral, obtivessem um relevante e significativo empenho no que confere aos objectivos propostos. A pesquisa demonstrou a necessidade de repensar sobre a pertinência e o reconhecimento destas práticas artísticas, no currículo das escolas do 1º CEB, com vista à educação integral e ao sucesso educativo das crianças.
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A presente dissertação teve como objectivo averiguar o lugar, a realidade desta actividade artística numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e analisar as formas de movimento e o seu significado, acreditando que o movimento criativo pode ser encarado como um recurso psicopedagógico eficiente, para reduzir ou eliminar alguns obstáculos no processo educativo e no desenvolvimento pessoal das crianças. Este estudo fundamentou-se em autores como Rudolf Von Laban, Célestin Freinet, entre outros. A abordagem metodológica é qualitativa e assente num estudo de caso que utiliza o movimento criativo, aplicado a um grupo de dezoito alunos do 1º e 2º anos de escolaridade (sete raparigas e onze rapazes), com idades compreendidas entre seis e oito anos, da Escola Básica do 1º Ciclo de Fajozes – Macieira da Maia. Para a realização desta pesquisa, propus-me a criar e a desenvolver um plano de trabalho em que contemplasse a área do movimento criativo e as outras áreas curriculares. As actividades foram desenvolvidas nessa escola. A recolha de dados esteve assente na observação participante, assim como no trabalho com documentos de registo audiovisual e na criação de um diário de bordo adequado à proposta. Todos os dados deste processo de investigação-acção foram analisados qualitativamente, com vista a averiguar o que evoluiu ou não. O estudo permitiu concluir que o movimento criativo contribuiu para que as crianças, de um modo geral, obtivessem um relevante e significativo empenho no que confere aos objectivos propostos. A pesquisa demonstrou a necessidade de repensar sobre a pertinência e o reconhecimento destas práticas artísticas, no currículo das escolas do 1º CEB, com vista à educação integral e ao sucesso educativo das crianças.Currently, the school curriculum includes the education of the creative and expressive arts as vehicles through which the children have the opportunity to express themselves, taking their better characteristics with regard to their skills in various levels. This research addresses the creative movement as a possibility for a practical and comprehensive education in the school context, since it is a tool which helps to stimulate the child's overall learning, improves behavior and rescues social and cultural values, as well as motivates pleasure in the relation to physical, emotional and intellectual development. This dissertation intends to investigate the place and the reality of the artistic activity in a school of the first level of basic education and to examine the ways of movement and their meaning, believing that the creative movement can be seen as a resource psycopedagogically efficient, to reduce or delete some barriers in the education process and personal development of children. This study was based on authors such as Rudolf von Laban, Celestin Freinet, among others. The methodological approach is qualitative and based on a case study that uses creative movement, applied to a group of eighteen students from the first and second years of schooling (seven girls and eleven boys), aged between six and eight years, from the Escola Básica do Primeiro Ciclo de Fajozes - Macieira da Maia. For this research, I set myself to create and develop a work plan that encompassed the area of creative movement as well as other curriculum areas. The activities were developed at this school. Data collection was based on participant observation, as well as on a work with audiovisual registration documents and on the creation of a logbook suitable for the proposal. All data in this active procedure research were analyzed qualitatively in order to ascertain what has evolved or not. The study concluded that the creative movement contributed to the children to obtain a relevant and meaningful commitment regarding the proposed goals. The research demonstrated the need to rethink the relevance and recognition of these artistic practices, in the curriculum of primary schools, aiming both the comprehensive education and the educational success of children.Actuellement, l’éducation inclut dans son programme scolaire les arts créatifs et expressifs comme un outil à travers lequel l'enfant a la possibilité de s'exprimer, prenant ce qu'il y a de mieux, en ce qui concerne leurs compétences à différents niveaux. Dans un contexte scolaire, cette recherche orientée sur le mouvement créatif peut être une possibilité de formation pratique et complète car une fois constituée, elle représente un support qui permet de stimuler l'apprentissage global de l'enfant, améliorer le comportement et d’acquérir des valeurs sociales et culturelles ainsi que de motiver le plaisir ludique dans le développement physique, émotionnel et intellectuel. Cette thèse a pour but d’analyser et de démontrer que cette activité artistique est indispensable dans le 1ier cycle scolaire et permet aussi d’analyser les différentes formes de mouvement et de son significatif, estimant que le mouvement créatif peut être considérer comme une ressource psychopédagogique efficace afin de réduire ou supprimer certains obstacles au processus éducatif et au développement personnel des enfants. Cette étude a été réalisée d’après des auteurs tels que Rudolf Von Laban, Célestin Freinet, entre autres. L'approche méthodologique est fondée sur une étude de cas qui utilise le mouvement créatif, appliquée à un groupe de dix-huit élèves (sept filles et onze garçons), âgés entre six et huit ans de l'école primaire de Fajozes – Macieira da Maia. Pour la réalisation de cette recherche, j’ai crée et développé un plan de travail qui contient le mouvement créatif et autres matières. Des activités ont été développées dans cette école. La collecte des données est basée sur l'observation avec l’appui de documents d'enregistrement audiovisuel et la création d’un registre adapté à la proposition. Toutes les données de ce processus de rechercheaction ont été analysées afin de déterminer ce qui a évolué ou pas. L'étude a permis de conclure que le mouvement créatif est indispensable afin que les enfants obtiennent un engagement pertinent et significatif. Ayant pour objectif l’apprentissage et la réussite scolaire des enfants, la recherche a démontré la nécessité de repenser concernant la pertinence et la reconnaissance de ces pratiques artistiques dans le programme d’enseignement des écoles primaires.Oliveira, Cláudia Marisa Silva deBarroso, Maria PiaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLourenço, Paula Rita da Silva2017-03-22T14:54:15Z2011-02-082011-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9678porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:18Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:39.054959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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