A Importância da Educação Visual e da Educação Tecnologógica para o desenvolvimento psicocognitivo e Expressão Criativa dos Jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalo, Inês Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8032
Resumo: O presente relatório final de estágio é composto por duas partes, uma referente à prática de ensino supervisionada e outra relativa ao trabalho de investigação. Este último, focalizou-se na importância da Educação Visual e da Educação Tecnológica para o desenvolvimento psicocognitivo e expressão criativa dos jovens. Com este estudo pretendeu-se averiguar a perceção de professores, de Educação Visual e Educação Tecnológica, face à problemática em apreço: “A Importância da Educação Visual e da Educação Tecnológica para o desenvolvimento psicocognitivo e Expressão Criativa dos Jovens”. Neste sentido os docentes foram os participantes para a realização do estudo. No que se refere ao enquadramento teórico, procurou-se examinar as questões nucleares interligadas com a temática do estudo, o quadro de ação de um professor de Educação Visual e Educação Tecnológica, a educação pela arte e a expressão criativa. Este quadro teórico serviu de base e sustento para a concretização prática do estudo. Relativamente à componente empírica, a investigação de natureza mista (quantitativa e qualitativa), ou seja, foi utilizada uma metodologia qualitativa não experimental e descritiva, com uma recolha de dados decorrente da aplicação de um questionário. Os resultados obtidos demonstram a opinião de professores face à importância da Educação Visual e da Educação Tecnológica. Daí resultou o reconhecimento de diversas competências, ferramentas e aptidões que estas disciplinas permitem desenvolver com os jovens aos níveis psicológico, cognitivo e expressivo. Salienta-se, ainda, que estas competências são adquiridas/desenvolvidas simultaneamente com as dinâmicas associadas às aprendizagens e conteúdos programáticos que constam dos documentos orientadores das disciplinas.
id RCAP_366edfb697f5eebf37fd202e15cd81cf
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8032
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Importância da Educação Visual e da Educação Tecnologógica para o desenvolvimento psicocognitivo e Expressão Criativa dos JovensEducação Visual e Educação TecnológicaExpressão CriativaDesenvolvimento IntegralEducação pela ArtVisual Education and Technological EducationCreative ExpressionIntegral DevelopmentO presente relatório final de estágio é composto por duas partes, uma referente à prática de ensino supervisionada e outra relativa ao trabalho de investigação. Este último, focalizou-se na importância da Educação Visual e da Educação Tecnológica para o desenvolvimento psicocognitivo e expressão criativa dos jovens. Com este estudo pretendeu-se averiguar a perceção de professores, de Educação Visual e Educação Tecnológica, face à problemática em apreço: “A Importância da Educação Visual e da Educação Tecnológica para o desenvolvimento psicocognitivo e Expressão Criativa dos Jovens”. Neste sentido os docentes foram os participantes para a realização do estudo. No que se refere ao enquadramento teórico, procurou-se examinar as questões nucleares interligadas com a temática do estudo, o quadro de ação de um professor de Educação Visual e Educação Tecnológica, a educação pela arte e a expressão criativa. Este quadro teórico serviu de base e sustento para a concretização prática do estudo. Relativamente à componente empírica, a investigação de natureza mista (quantitativa e qualitativa), ou seja, foi utilizada uma metodologia qualitativa não experimental e descritiva, com uma recolha de dados decorrente da aplicação de um questionário. Os resultados obtidos demonstram a opinião de professores face à importância da Educação Visual e da Educação Tecnológica. Daí resultou o reconhecimento de diversas competências, ferramentas e aptidões que estas disciplinas permitem desenvolver com os jovens aos níveis psicológico, cognitivo e expressivo. Salienta-se, ainda, que estas competências são adquiridas/desenvolvidas simultaneamente com as dinâmicas associadas às aprendizagens e conteúdos programáticos que constam dos documentos orientadores das disciplinas.This final internship report consists of two parts, one referring to the supervised teaching practice and the other to the research work. The latter focused on the importance of Visual Education and Technological Education for the psychocognitive development and creative expression of young people. This study aimed to investigate the perceptions of Visual Education and Technological Education teachers regarding the issue at hand: "The Importance of Visual Education and Technological Education for the psychocognitive development and Creative Expression of Young People". In this sense, the teachers were the participants in the study. As far as the theoretical framework is concerned, an attempt was made to examine the core issues interconnected with the study theme, the action framework of a Visual Education and Technological Education teacher, education through art and creative expression. This theoretical framework served as a basis and support for the practical implementation of the study. Regarding the empirical component, the research was of mixed nature (quantitative and qualitative), that is, a non-experimental and descriptive qualitative methodology was used, with data collection arising from the application of a questionnaire. The results obtained demonstrate the opinion of teachers regarding the importance of Visual Education and Technological Education. This resulted in the recognition of various competences, tools and skills that these subjects allow young people to develop at the psychological, cognitive and expressive levels. It should also be noted that these skills are acquired/developed simultaneously with the dynamics associated with the learning and syllabus contents included in the guiding documents of the subjects.Pereira, JoséRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuGonçalo, Inês Silva2023-11-14T14:32:09Z2023-03-012023-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8032TID:203386825porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-18T02:30:37Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:00.986987Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Importância da Educação Visual e da Educação Tecnologógica para o desenvolvimento psicocognitivo e Expressão Criativa dos Jovens
title A Importância da Educação Visual e da Educação Tecnologógica para o desenvolvimento psicocognitivo e Expressão Criativa dos Jovens
spellingShingle A Importância da Educação Visual e da Educação Tecnologógica para o desenvolvimento psicocognitivo e Expressão Criativa dos Jovens
Gonçalo, Inês Silva
Educação Visual e Educação Tecnológica
Expressão Criativa
Desenvolvimento Integral
Educação pela Art
Visual Education and Technological Education
Creative Expression
Integral Development
title_short A Importância da Educação Visual e da Educação Tecnologógica para o desenvolvimento psicocognitivo e Expressão Criativa dos Jovens
title_full A Importância da Educação Visual e da Educação Tecnologógica para o desenvolvimento psicocognitivo e Expressão Criativa dos Jovens
title_fullStr A Importância da Educação Visual e da Educação Tecnologógica para o desenvolvimento psicocognitivo e Expressão Criativa dos Jovens
title_full_unstemmed A Importância da Educação Visual e da Educação Tecnologógica para o desenvolvimento psicocognitivo e Expressão Criativa dos Jovens
title_sort A Importância da Educação Visual e da Educação Tecnologógica para o desenvolvimento psicocognitivo e Expressão Criativa dos Jovens
author Gonçalo, Inês Silva
author_facet Gonçalo, Inês Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, José
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalo, Inês Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Visual e Educação Tecnológica
Expressão Criativa
Desenvolvimento Integral
Educação pela Art
Visual Education and Technological Education
Creative Expression
Integral Development
topic Educação Visual e Educação Tecnológica
Expressão Criativa
Desenvolvimento Integral
Educação pela Art
Visual Education and Technological Education
Creative Expression
Integral Development
description O presente relatório final de estágio é composto por duas partes, uma referente à prática de ensino supervisionada e outra relativa ao trabalho de investigação. Este último, focalizou-se na importância da Educação Visual e da Educação Tecnológica para o desenvolvimento psicocognitivo e expressão criativa dos jovens. Com este estudo pretendeu-se averiguar a perceção de professores, de Educação Visual e Educação Tecnológica, face à problemática em apreço: “A Importância da Educação Visual e da Educação Tecnológica para o desenvolvimento psicocognitivo e Expressão Criativa dos Jovens”. Neste sentido os docentes foram os participantes para a realização do estudo. No que se refere ao enquadramento teórico, procurou-se examinar as questões nucleares interligadas com a temática do estudo, o quadro de ação de um professor de Educação Visual e Educação Tecnológica, a educação pela arte e a expressão criativa. Este quadro teórico serviu de base e sustento para a concretização prática do estudo. Relativamente à componente empírica, a investigação de natureza mista (quantitativa e qualitativa), ou seja, foi utilizada uma metodologia qualitativa não experimental e descritiva, com uma recolha de dados decorrente da aplicação de um questionário. Os resultados obtidos demonstram a opinião de professores face à importância da Educação Visual e da Educação Tecnológica. Daí resultou o reconhecimento de diversas competências, ferramentas e aptidões que estas disciplinas permitem desenvolver com os jovens aos níveis psicológico, cognitivo e expressivo. Salienta-se, ainda, que estas competências são adquiridas/desenvolvidas simultaneamente com as dinâmicas associadas às aprendizagens e conteúdos programáticos que constam dos documentos orientadores das disciplinas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-14T14:32:09Z
2023-03-01
2023-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/8032
TID:203386825
url http://hdl.handle.net/10400.19/8032
identifier_str_mv TID:203386825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135138193342464