O BRAND LOVE COMO ALAVANCA DO TURISMO DESPORTIVO UM ESTUDO NO FUTEBOL PORTUGUÊS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Ana João Faria
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2123
Resumo: O principal objetivo do presente estudo é compreender de que forma as emoções e o brand love afetam a tomada de decisão do consumidor em contextos específicos de turismo (i.e., turismo desportivo), mais concretamente o caso do futebol profissional em Portugal. Foi adotada uma metodologia qualitativa recolhendo dados junto de especialistas do fenómeno a ser estudado (i.e., entrevistas semiestruturadas a profissionais e dirigentes ligados ao turismo desportivo em Portugal) e consumidores (i.e. adepto-turista), através de um focus group. Conclui-se que os sentimentos de afetividade e amor às marcas em contextos desportivos (i.e., futebol) influenciam significativamente a decisão de compra por parte dos consumidores-adeptos no contexto português, nomeadamente no que diz respeito às deslocações para assistir às competições (nacionais ou internacionais), visitas em contextos de férias, recomendação a terceiros e revisita dos locais anteriormente visitados. Deste modo o presente estudo constitui um instrumento de auxílio da estratégia e do marketing e turismo desportivo, uma estratégia de marketing e turismo desportivo será, portanto, fulcral para o sucesso das marcas do futebol no contexto português. Isto reforça o papel da intervenção do desporto como tentativa de sensibilizar mais os indivíduos a conciliarem a prática do turismo e a procura pelo lazer com a sua paixão e fidelização pelo clube de futebol (i.e., brand love) e sentimentos de afetividade relativamente às marcas
id RCAP_7767e6c910f575801ee0d87452a53c03
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2123
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O BRAND LOVE COMO ALAVANCA DO TURISMO DESPORTIVO UM ESTUDO NO FUTEBOL PORTUGUÊSTurismoDesportivoadepto-turistamarcasfutebolbrand loveO principal objetivo do presente estudo é compreender de que forma as emoções e o brand love afetam a tomada de decisão do consumidor em contextos específicos de turismo (i.e., turismo desportivo), mais concretamente o caso do futebol profissional em Portugal. Foi adotada uma metodologia qualitativa recolhendo dados junto de especialistas do fenómeno a ser estudado (i.e., entrevistas semiestruturadas a profissionais e dirigentes ligados ao turismo desportivo em Portugal) e consumidores (i.e. adepto-turista), através de um focus group. Conclui-se que os sentimentos de afetividade e amor às marcas em contextos desportivos (i.e., futebol) influenciam significativamente a decisão de compra por parte dos consumidores-adeptos no contexto português, nomeadamente no que diz respeito às deslocações para assistir às competições (nacionais ou internacionais), visitas em contextos de férias, recomendação a terceiros e revisita dos locais anteriormente visitados. Deste modo o presente estudo constitui um instrumento de auxílio da estratégia e do marketing e turismo desportivo, uma estratégia de marketing e turismo desportivo será, portanto, fulcral para o sucesso das marcas do futebol no contexto português. Isto reforça o papel da intervenção do desporto como tentativa de sensibilizar mais os indivíduos a conciliarem a prática do turismo e a procura pelo lazer com a sua paixão e fidelização pelo clube de futebol (i.e., brand love) e sentimentos de afetividade relativamente às marcas2021-03-31T13:52:32Z2021-03-31T13:52:32Z2021-03-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2123oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2123porhttp://hdl.handle.net/11110/2123202678946Peixoto, Ana João Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:25Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:23.121617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O BRAND LOVE COMO ALAVANCA DO TURISMO DESPORTIVO UM ESTUDO NO FUTEBOL PORTUGUÊS
title O BRAND LOVE COMO ALAVANCA DO TURISMO DESPORTIVO UM ESTUDO NO FUTEBOL PORTUGUÊS
spellingShingle O BRAND LOVE COMO ALAVANCA DO TURISMO DESPORTIVO UM ESTUDO NO FUTEBOL PORTUGUÊS
Peixoto, Ana João Faria
Turismo
Desportivo
adepto-turista
marcas
futebol
brand love
title_short O BRAND LOVE COMO ALAVANCA DO TURISMO DESPORTIVO UM ESTUDO NO FUTEBOL PORTUGUÊS
title_full O BRAND LOVE COMO ALAVANCA DO TURISMO DESPORTIVO UM ESTUDO NO FUTEBOL PORTUGUÊS
title_fullStr O BRAND LOVE COMO ALAVANCA DO TURISMO DESPORTIVO UM ESTUDO NO FUTEBOL PORTUGUÊS
title_full_unstemmed O BRAND LOVE COMO ALAVANCA DO TURISMO DESPORTIVO UM ESTUDO NO FUTEBOL PORTUGUÊS
title_sort O BRAND LOVE COMO ALAVANCA DO TURISMO DESPORTIVO UM ESTUDO NO FUTEBOL PORTUGUÊS
author Peixoto, Ana João Faria
author_facet Peixoto, Ana João Faria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Ana João Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Desportivo
adepto-turista
marcas
futebol
brand love
topic Turismo
Desportivo
adepto-turista
marcas
futebol
brand love
description O principal objetivo do presente estudo é compreender de que forma as emoções e o brand love afetam a tomada de decisão do consumidor em contextos específicos de turismo (i.e., turismo desportivo), mais concretamente o caso do futebol profissional em Portugal. Foi adotada uma metodologia qualitativa recolhendo dados junto de especialistas do fenómeno a ser estudado (i.e., entrevistas semiestruturadas a profissionais e dirigentes ligados ao turismo desportivo em Portugal) e consumidores (i.e. adepto-turista), através de um focus group. Conclui-se que os sentimentos de afetividade e amor às marcas em contextos desportivos (i.e., futebol) influenciam significativamente a decisão de compra por parte dos consumidores-adeptos no contexto português, nomeadamente no que diz respeito às deslocações para assistir às competições (nacionais ou internacionais), visitas em contextos de férias, recomendação a terceiros e revisita dos locais anteriormente visitados. Deste modo o presente estudo constitui um instrumento de auxílio da estratégia e do marketing e turismo desportivo, uma estratégia de marketing e turismo desportivo será, portanto, fulcral para o sucesso das marcas do futebol no contexto português. Isto reforça o papel da intervenção do desporto como tentativa de sensibilizar mais os indivíduos a conciliarem a prática do turismo e a procura pelo lazer com a sua paixão e fidelização pelo clube de futebol (i.e., brand love) e sentimentos de afetividade relativamente às marcas
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-31T13:52:32Z
2021-03-31T13:52:32Z
2021-03-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2123
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2123
url http://hdl.handle.net/11110/2123
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2123
202678946
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129894160957440