O BRAND LOVE COMO ALAVANCA DO TURISMO DESPORTIVO UM ESTUDO NO FUTEBOL PORTUGUÊS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2123 |
Resumo: | O principal objetivo do presente estudo é compreender de que forma as emoções e o brand love afetam a tomada de decisão do consumidor em contextos específicos de turismo (i.e., turismo desportivo), mais concretamente o caso do futebol profissional em Portugal. Foi adotada uma metodologia qualitativa recolhendo dados junto de especialistas do fenómeno a ser estudado (i.e., entrevistas semiestruturadas a profissionais e dirigentes ligados ao turismo desportivo em Portugal) e consumidores (i.e. adepto-turista), através de um focus group. Conclui-se que os sentimentos de afetividade e amor às marcas em contextos desportivos (i.e., futebol) influenciam significativamente a decisão de compra por parte dos consumidores-adeptos no contexto português, nomeadamente no que diz respeito às deslocações para assistir às competições (nacionais ou internacionais), visitas em contextos de férias, recomendação a terceiros e revisita dos locais anteriormente visitados. Deste modo o presente estudo constitui um instrumento de auxílio da estratégia e do marketing e turismo desportivo, uma estratégia de marketing e turismo desportivo será, portanto, fulcral para o sucesso das marcas do futebol no contexto português. Isto reforça o papel da intervenção do desporto como tentativa de sensibilizar mais os indivíduos a conciliarem a prática do turismo e a procura pelo lazer com a sua paixão e fidelização pelo clube de futebol (i.e., brand love) e sentimentos de afetividade relativamente às marcas |
id |
RCAP_7767e6c910f575801ee0d87452a53c03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2123 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O BRAND LOVE COMO ALAVANCA DO TURISMO DESPORTIVO UM ESTUDO NO FUTEBOL PORTUGUÊSTurismoDesportivoadepto-turistamarcasfutebolbrand loveO principal objetivo do presente estudo é compreender de que forma as emoções e o brand love afetam a tomada de decisão do consumidor em contextos específicos de turismo (i.e., turismo desportivo), mais concretamente o caso do futebol profissional em Portugal. Foi adotada uma metodologia qualitativa recolhendo dados junto de especialistas do fenómeno a ser estudado (i.e., entrevistas semiestruturadas a profissionais e dirigentes ligados ao turismo desportivo em Portugal) e consumidores (i.e. adepto-turista), através de um focus group. Conclui-se que os sentimentos de afetividade e amor às marcas em contextos desportivos (i.e., futebol) influenciam significativamente a decisão de compra por parte dos consumidores-adeptos no contexto português, nomeadamente no que diz respeito às deslocações para assistir às competições (nacionais ou internacionais), visitas em contextos de férias, recomendação a terceiros e revisita dos locais anteriormente visitados. Deste modo o presente estudo constitui um instrumento de auxílio da estratégia e do marketing e turismo desportivo, uma estratégia de marketing e turismo desportivo será, portanto, fulcral para o sucesso das marcas do futebol no contexto português. Isto reforça o papel da intervenção do desporto como tentativa de sensibilizar mais os indivíduos a conciliarem a prática do turismo e a procura pelo lazer com a sua paixão e fidelização pelo clube de futebol (i.e., brand love) e sentimentos de afetividade relativamente às marcas2021-03-31T13:52:32Z2021-03-31T13:52:32Z2021-03-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2123oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2123porhttp://hdl.handle.net/11110/2123202678946Peixoto, Ana João Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:25Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:23.121617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O BRAND LOVE COMO ALAVANCA DO TURISMO DESPORTIVO UM ESTUDO NO FUTEBOL PORTUGUÊS |
title |
O BRAND LOVE COMO ALAVANCA DO TURISMO DESPORTIVO UM ESTUDO NO FUTEBOL PORTUGUÊS |
spellingShingle |
O BRAND LOVE COMO ALAVANCA DO TURISMO DESPORTIVO UM ESTUDO NO FUTEBOL PORTUGUÊS Peixoto, Ana João Faria Turismo Desportivo adepto-turista marcas futebol brand love |
title_short |
O BRAND LOVE COMO ALAVANCA DO TURISMO DESPORTIVO UM ESTUDO NO FUTEBOL PORTUGUÊS |
title_full |
O BRAND LOVE COMO ALAVANCA DO TURISMO DESPORTIVO UM ESTUDO NO FUTEBOL PORTUGUÊS |
title_fullStr |
O BRAND LOVE COMO ALAVANCA DO TURISMO DESPORTIVO UM ESTUDO NO FUTEBOL PORTUGUÊS |
title_full_unstemmed |
O BRAND LOVE COMO ALAVANCA DO TURISMO DESPORTIVO UM ESTUDO NO FUTEBOL PORTUGUÊS |
title_sort |
O BRAND LOVE COMO ALAVANCA DO TURISMO DESPORTIVO UM ESTUDO NO FUTEBOL PORTUGUÊS |
author |
Peixoto, Ana João Faria |
author_facet |
Peixoto, Ana João Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Ana João Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Desportivo adepto-turista marcas futebol brand love |
topic |
Turismo Desportivo adepto-turista marcas futebol brand love |
description |
O principal objetivo do presente estudo é compreender de que forma as emoções e o brand love afetam a tomada de decisão do consumidor em contextos específicos de turismo (i.e., turismo desportivo), mais concretamente o caso do futebol profissional em Portugal. Foi adotada uma metodologia qualitativa recolhendo dados junto de especialistas do fenómeno a ser estudado (i.e., entrevistas semiestruturadas a profissionais e dirigentes ligados ao turismo desportivo em Portugal) e consumidores (i.e. adepto-turista), através de um focus group. Conclui-se que os sentimentos de afetividade e amor às marcas em contextos desportivos (i.e., futebol) influenciam significativamente a decisão de compra por parte dos consumidores-adeptos no contexto português, nomeadamente no que diz respeito às deslocações para assistir às competições (nacionais ou internacionais), visitas em contextos de férias, recomendação a terceiros e revisita dos locais anteriormente visitados. Deste modo o presente estudo constitui um instrumento de auxílio da estratégia e do marketing e turismo desportivo, uma estratégia de marketing e turismo desportivo será, portanto, fulcral para o sucesso das marcas do futebol no contexto português. Isto reforça o papel da intervenção do desporto como tentativa de sensibilizar mais os indivíduos a conciliarem a prática do turismo e a procura pelo lazer com a sua paixão e fidelização pelo clube de futebol (i.e., brand love) e sentimentos de afetividade relativamente às marcas |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-31T13:52:32Z 2021-03-31T13:52:32Z 2021-03-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2123 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2123 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/2123 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2123 202678946 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129894160957440 |