Intervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a criação participada de um espaço educativo no exterior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Diana Carolina Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6186
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio teve em consideração dois objetivos, nomeadamente uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Educação Pré-Escolar e uma investigação sobre a importância da criação participada de espaços educativos, no exterior, para as crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar. A análise e reflexão crítica das práticas foi concebida a partir da experiência e dos materiais utilizados durante as intervenções, bem como de autores conceituados e respetiva legislação em vigor. Na Educação Pré-Escolar, empreendemos uma investigação, através da criação participada de um espaço educativo no exterior, com a participação das crianças. Foi uma investigação de caráter qualitativo que se baseou na observação participante, nos registos do diário de bordo, em entrevistas, e na análise dos desenhos das crianças e das fotografias. Concluímos que a criação participada de um espaço no exterior contribuiu para a família estar mais próxima do ambiente educativo e para as crianças exporem as suas diferentes perspetivas e decisões e usufruírem da oportunidade de brincar no espaço exterior.
id RCAP_776c568820f62573f97ea3e15276cd4f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6186
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a criação participada de um espaço educativo no exteriorEducação Pré-Escolarambiente educativoespaços exterioresparticipação das criançasparticipação das famíliasPre-school Educationeducational environmentoutdoor spaces children´s participatO presente Relatório Final de Estágio teve em consideração dois objetivos, nomeadamente uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Educação Pré-Escolar e uma investigação sobre a importância da criação participada de espaços educativos, no exterior, para as crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar. A análise e reflexão crítica das práticas foi concebida a partir da experiência e dos materiais utilizados durante as intervenções, bem como de autores conceituados e respetiva legislação em vigor. Na Educação Pré-Escolar, empreendemos uma investigação, através da criação participada de um espaço educativo no exterior, com a participação das crianças. Foi uma investigação de caráter qualitativo que se baseou na observação participante, nos registos do diário de bordo, em entrevistas, e na análise dos desenhos das crianças e das fotografias. Concluímos que a criação participada de um espaço no exterior contribuiu para a família estar mais próxima do ambiente educativo e para as crianças exporem as suas diferentes perspetivas e decisões e usufruírem da oportunidade de brincar no espaço exterior.In this final internship report, there were two main purposes, namely a critical reflection on the practices developed in the context of pre-school and first cycle of basic education, and also a research on the importance of the collaborative creation of educational spaces, abroad, for the children who attend pre-school education. The analysis and critical reflection of the practices was designed based on the experience and materials used during these interventions, as well as renowned authors and the current legislation. In pre-school education, we undertake research through the participation of children in the creation of a participatory space for education abroad. It was a qualitative investigation which was based on participant observation, logbook records, interviews, and analysis of children’s drawings and photographs. We concluded that the participated creation of an outdoor space was a significant contribution for the families to become closer to the education environment and also for the children to expose their different perspectives and decisions, thus being able to enjoy the opportunity to play in the outdoor space.Figueiredo, Maria PachecoAbrantes, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCardoso, Diana Carolina Lopes2020-02-04T15:39:28Z2019-12-062019-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6186TID:202412679porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:27Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:09.416416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a criação participada de um espaço educativo no exterior
title Intervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a criação participada de um espaço educativo no exterior
spellingShingle Intervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a criação participada de um espaço educativo no exterior
Cardoso, Diana Carolina Lopes
Educação Pré-Escolar
ambiente educativo
espaços exteriores
participação das crianças
participação das famílias
Pre-school Education
educational environment
outdoor spaces children´s participat
title_short Intervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a criação participada de um espaço educativo no exterior
title_full Intervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a criação participada de um espaço educativo no exterior
title_fullStr Intervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a criação participada de um espaço educativo no exterior
title_full_unstemmed Intervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a criação participada de um espaço educativo no exterior
title_sort Intervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a criação participada de um espaço educativo no exterior
author Cardoso, Diana Carolina Lopes
author_facet Cardoso, Diana Carolina Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Maria Pacheco
Abrantes, Isabel
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Diana Carolina Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
ambiente educativo
espaços exteriores
participação das crianças
participação das famílias
Pre-school Education
educational environment
outdoor spaces children´s participat
topic Educação Pré-Escolar
ambiente educativo
espaços exteriores
participação das crianças
participação das famílias
Pre-school Education
educational environment
outdoor spaces children´s participat
description O presente Relatório Final de Estágio teve em consideração dois objetivos, nomeadamente uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Educação Pré-Escolar e uma investigação sobre a importância da criação participada de espaços educativos, no exterior, para as crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar. A análise e reflexão crítica das práticas foi concebida a partir da experiência e dos materiais utilizados durante as intervenções, bem como de autores conceituados e respetiva legislação em vigor. Na Educação Pré-Escolar, empreendemos uma investigação, através da criação participada de um espaço educativo no exterior, com a participação das crianças. Foi uma investigação de caráter qualitativo que se baseou na observação participante, nos registos do diário de bordo, em entrevistas, e na análise dos desenhos das crianças e das fotografias. Concluímos que a criação participada de um espaço no exterior contribuiu para a família estar mais próxima do ambiente educativo e para as crianças exporem as suas diferentes perspetivas e decisões e usufruírem da oportunidade de brincar no espaço exterior.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06
2019-12-06T00:00:00Z
2020-02-04T15:39:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6186
TID:202412679
url http://hdl.handle.net/10400.19/6186
identifier_str_mv TID:202412679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130911618367488