Intervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a criação participada de um espaço educativo no exterior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6186 |
Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio teve em consideração dois objetivos, nomeadamente uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Educação Pré-Escolar e uma investigação sobre a importância da criação participada de espaços educativos, no exterior, para as crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar. A análise e reflexão crítica das práticas foi concebida a partir da experiência e dos materiais utilizados durante as intervenções, bem como de autores conceituados e respetiva legislação em vigor. Na Educação Pré-Escolar, empreendemos uma investigação, através da criação participada de um espaço educativo no exterior, com a participação das crianças. Foi uma investigação de caráter qualitativo que se baseou na observação participante, nos registos do diário de bordo, em entrevistas, e na análise dos desenhos das crianças e das fotografias. Concluímos que a criação participada de um espaço no exterior contribuiu para a família estar mais próxima do ambiente educativo e para as crianças exporem as suas diferentes perspetivas e decisões e usufruírem da oportunidade de brincar no espaço exterior. |
id |
RCAP_776c568820f62573f97ea3e15276cd4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6186 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a criação participada de um espaço educativo no exteriorEducação Pré-Escolarambiente educativoespaços exterioresparticipação das criançasparticipação das famíliasPre-school Educationeducational environmentoutdoor spaces children´s participatO presente Relatório Final de Estágio teve em consideração dois objetivos, nomeadamente uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Educação Pré-Escolar e uma investigação sobre a importância da criação participada de espaços educativos, no exterior, para as crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar. A análise e reflexão crítica das práticas foi concebida a partir da experiência e dos materiais utilizados durante as intervenções, bem como de autores conceituados e respetiva legislação em vigor. Na Educação Pré-Escolar, empreendemos uma investigação, através da criação participada de um espaço educativo no exterior, com a participação das crianças. Foi uma investigação de caráter qualitativo que se baseou na observação participante, nos registos do diário de bordo, em entrevistas, e na análise dos desenhos das crianças e das fotografias. Concluímos que a criação participada de um espaço no exterior contribuiu para a família estar mais próxima do ambiente educativo e para as crianças exporem as suas diferentes perspetivas e decisões e usufruírem da oportunidade de brincar no espaço exterior.In this final internship report, there were two main purposes, namely a critical reflection on the practices developed in the context of pre-school and first cycle of basic education, and also a research on the importance of the collaborative creation of educational spaces, abroad, for the children who attend pre-school education. The analysis and critical reflection of the practices was designed based on the experience and materials used during these interventions, as well as renowned authors and the current legislation. In pre-school education, we undertake research through the participation of children in the creation of a participatory space for education abroad. It was a qualitative investigation which was based on participant observation, logbook records, interviews, and analysis of children’s drawings and photographs. We concluded that the participated creation of an outdoor space was a significant contribution for the families to become closer to the education environment and also for the children to expose their different perspectives and decisions, thus being able to enjoy the opportunity to play in the outdoor space.Figueiredo, Maria PachecoAbrantes, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCardoso, Diana Carolina Lopes2020-02-04T15:39:28Z2019-12-062019-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6186TID:202412679porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:27Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:09.416416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a criação participada de um espaço educativo no exterior |
title |
Intervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a criação participada de um espaço educativo no exterior |
spellingShingle |
Intervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a criação participada de um espaço educativo no exterior Cardoso, Diana Carolina Lopes Educação Pré-Escolar ambiente educativo espaços exteriores participação das crianças participação das famílias Pre-school Education educational environment outdoor spaces children´s participat |
title_short |
Intervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a criação participada de um espaço educativo no exterior |
title_full |
Intervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a criação participada de um espaço educativo no exterior |
title_fullStr |
Intervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a criação participada de um espaço educativo no exterior |
title_full_unstemmed |
Intervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a criação participada de um espaço educativo no exterior |
title_sort |
Intervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a criação participada de um espaço educativo no exterior |
author |
Cardoso, Diana Carolina Lopes |
author_facet |
Cardoso, Diana Carolina Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueiredo, Maria Pacheco Abrantes, Isabel Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Diana Carolina Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar ambiente educativo espaços exteriores participação das crianças participação das famílias Pre-school Education educational environment outdoor spaces children´s participat |
topic |
Educação Pré-Escolar ambiente educativo espaços exteriores participação das crianças participação das famílias Pre-school Education educational environment outdoor spaces children´s participat |
description |
O presente Relatório Final de Estágio teve em consideração dois objetivos, nomeadamente uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Educação Pré-Escolar e uma investigação sobre a importância da criação participada de espaços educativos, no exterior, para as crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar. A análise e reflexão crítica das práticas foi concebida a partir da experiência e dos materiais utilizados durante as intervenções, bem como de autores conceituados e respetiva legislação em vigor. Na Educação Pré-Escolar, empreendemos uma investigação, através da criação participada de um espaço educativo no exterior, com a participação das crianças. Foi uma investigação de caráter qualitativo que se baseou na observação participante, nos registos do diário de bordo, em entrevistas, e na análise dos desenhos das crianças e das fotografias. Concluímos que a criação participada de um espaço no exterior contribuiu para a família estar mais próxima do ambiente educativo e para as crianças exporem as suas diferentes perspetivas e decisões e usufruírem da oportunidade de brincar no espaço exterior. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-06 2019-12-06T00:00:00Z 2020-02-04T15:39:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/6186 TID:202412679 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/6186 |
identifier_str_mv |
TID:202412679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130911618367488 |