A importância do espaço exterior para as brincadeiras e aprendizagens das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Susana de Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5240
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_9b57e63897cc9bd4b28bb2b112ef1eb0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5240
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do espaço exterior para as brincadeiras e aprendizagens das criançasCriançaEspaço exteriorBrincadeiraAprendizagemChildrenOutdoor spacesPlayLearningRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório tem como objetivo apresentar, de forma reflexiva e fundamentada, o trabalho realizado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada nos contextos de Creche e de Jardim de Infância. A prática em Creche teve uma duração de um mês e meio com um grupo de dezoito crianças, e a prática em Jardim de Infância uma duração de três meses com um grupo de vinte e quatro crianças. Durante a Prática Profissional Supervisionada, surgiu a problemática mais significativa que dá nome a este relatório: “A importância do espaço exterior para as brincadeiras e aprendizagens das crianças”. Para abordar o tema em questão, foi realizada uma investigação sobre a prática, através de uma abordagem mista. Esta investigação contemplou, para além da revisão de literatura sobre a referida problemática, a aplicação de inquéritos por questionário às famílias das crianças, e a realização de inquéritos por entrevista às educadoras cooperantes dos dois contextos. A presente investigação seguiu um roteiro ético e deontológico, de forma a realizar a prática com o máximo rigor e responsabilidade. No que diz respeito aos resultados obtidos, foi possível verificar, através dos inquéritos por questionário aplicados às famílias, que estas se encontram sensibilizadas para a importância do espaço exterior e para as aprendizagens que daí podem advir. Com este trabalho foi ainda possível verificar que o espaço exterior é propício à ocorrência de brincadeiras e aprendizagens devendo, por isso, ser dotado dos recursos físicos e materiais adequados para promover experiências significativas. Os adultos têm também um papel determinante, na medida em que depende deles a quantidade e qualidade de experiências que as crianças têm nos espaços exteriores da instituição e fora desta.Abstract This report aims to present, in a reflective and reasoned way, the developed work at Supervised Professional Practice in contexts of Nursery and Kindergarten. The practice in Nursery lasted six weeks with a group of eighteen children, and the practice in kindergarten last for three months with a group of twenty-four children. During Supervised Professional Practice, came the most significant issue that gives name to this report: "The importance of outdoor spaces in children´s play and learning" To approach this issue, an investigation into the practice was carried out using a variety of methods. This research included, in addition to literature review about the issue referred, a questionnaire to all children´s families, and interviews with the two cooperating teachers of both contexts. This investigation followed an ethical and deontological script in order to perform the practical with utmost rigor and responsibility. The obtained results through the questionnaire applied to children´s families, showed these are aware of the importance of play and learn outdoors. With this work, also became clear that outdoor playground should be supplied with physical resources and materials to promote meaningful experiences. Adults have also a key role, because the quantity and quality of experiences that children have in outdoor spaces, inside and outside the institution, depends on them.Lino, DalilaSimões, AnaRCIPLDuarte, Susana de Almeida2015-10-05T13:14:06Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5240TID:201349124porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:32.562141Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do espaço exterior para as brincadeiras e aprendizagens das crianças
title A importância do espaço exterior para as brincadeiras e aprendizagens das crianças
spellingShingle A importância do espaço exterior para as brincadeiras e aprendizagens das crianças
Duarte, Susana de Almeida
Criança
Espaço exterior
Brincadeira
Aprendizagem
Children
Outdoor spaces
Play
Learning
title_short A importância do espaço exterior para as brincadeiras e aprendizagens das crianças
title_full A importância do espaço exterior para as brincadeiras e aprendizagens das crianças
title_fullStr A importância do espaço exterior para as brincadeiras e aprendizagens das crianças
title_full_unstemmed A importância do espaço exterior para as brincadeiras e aprendizagens das crianças
title_sort A importância do espaço exterior para as brincadeiras e aprendizagens das crianças
author Duarte, Susana de Almeida
author_facet Duarte, Susana de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
Simões, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Susana de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Espaço exterior
Brincadeira
Aprendizagem
Children
Outdoor spaces
Play
Learning
topic Criança
Espaço exterior
Brincadeira
Aprendizagem
Children
Outdoor spaces
Play
Learning
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-05T13:14:06Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5240
TID:201349124
url http://hdl.handle.net/10400.21/5240
identifier_str_mv TID:201349124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133403310718976